Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: ABC do Design

  1. #1
    TIN
    Visitante

    Padrão ABC do Design

    A cor pode ser um dos princípios mais importantes do design. Contudo, conceitos como espaço, linhas ou texturas nunca devem ser menosprezados.

    Nas diversas opções de estilos, desde o moderno ao clássico, passando pelo rústico ou pelo citadino, tenha em atenção os elementos que aqui destacamos.
    E vai gostar do resultado final!

    Espaço:

    As paredes delimitam o espaço de uma sala.

    A maneira como esse espaço é definido depende do modo como a cor, as linhas e as texturas são combinadas.

    Valorize sempre a entrada de luz.

    Linhas:

    As linhas de uma área definem o formato do espaço e direcção visual dominante criada pelos elementos decorativos.

    Padrões geométricos, móveis ou mesmo o formato das janelas podem alterar a percepção do tamanho de uma sala.

    Textura:

    Tinta de areia, veludo, tapeçarias, mármore ou vitral são apenas alguns exemplos dos muitos tipos de textura.
    Estes materiais têm diferentes efeitos visuais e tácteis, podendo inclusive tornar o espaço mais quente ou mais frio, mais pequeno ou maior.

    Padrões:

    Os padrões dão ritmo e vitalidade a um espaço, unificando cores e texturas.

    Os naturalistas, como motivos floridos, são realistas; os estilizados simplificam o design natural e captam a essência; os abstractos são interpretações artísticas ou geométricas dos padrões realistas.

    Tome nota:

    Para que uma sala pequena pareça maior, dê ênfase aos espaços abertos (janelas e porta) de modo a expandir os horizontes. Eventuais padrões das paredes e/ou sofás devem ter motivos de pequena escala.

    Use e abuse da luz e de cores frias.

    Para que uma sala grande pareça mais pequena, use cores contrastantes e diferencie texturas e padrões para sugerir áreas distintas. As cores devem ser escuras.

    O tamanho dos motivos, ao ser comparado com outros elementos, é denominado escala. Alguns padrões de escala pequena são tão reduzidos que visualmente são "lidos" como texturas.

    Para evitar que uma sala pareça pequena, escolha um padrão com um fundo aberto e arejado. Deste modo , a visão "trespassa" o padrão, aumentando o espaço.

    Uma sala bem proporcionada geralmente aguenta motivos de larga escala. Estes motivos têm um efeito desenhado, o que "aproxima" as paredes.

    Princípios de Design:

    Equilíbrio:

    Quando o existe um efeito visual de equilíbrio numa determinada sala, o design está bem proporcionado.

    Para chegar a este objectivo terá que pensar no peso visual dos vários elementos decorativos.

    O equilíbrio de uma sala pode ser simétrico ou assimétrico. Poucas sala são são totalmente simétricas, mais são compostas por inúmeros elementos simétricos, tais como a uma lareira centrada ou cadeiras paralelas.

    Ritmo:

    A repetição ordenada de elementos num esquema de design constitui o ritmo. Essa repetição proporciona um sentido de unidade e continuidade, à medida que o olhar de move de um lado para o outro.
    Da mesma maneira que os elementos repetidos devem ter conceitos em comum, tais como a cor, há que ter em conta a diversificação para um maior interesse visual.

    Ênfase:

    Na área do design, ênfase significa dar maior realce ou importância a um determinado elemento. Se uma obra de arte é o objecto em destaque numa determinada sala, os móveis devem ser mais discretos.
    Sem ênfase, a decoração torna-se monótona.

    Harmonia:


    Quando existe numa sala unidade e diversidade em simultâneo, pode dizer-se que a harmonia está presente. Uma combinação cuidada de cor, textura e padrões produz um todo unificado.

    Contudo, convém não exagerar para evitar monotomias.

    Há que apostar na diversidade em doses moderadas para sugerir vitalidade. Tal pode ser conseguido com subtileza, através de pequenas variações nas tonalidades, ou com energia, através de contrastes.
    Última edição por mjtc; 17-06-2013 às 20:00.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •