Chegado a um determinado patamar do overclocking, o sistema vai deixar de ser estável e a partir daí vão ser obrigados a aumentar as voltagens do cpu e restantes componentes de forma a estabilizarem o sistema. Atenção... este é o método que mais faz aumentar as temperaturas. Salvo seja, o que estamos a fazer ao aumentar-mos as tensões dos diversos componentes é dar-mos mais energia a cada um deles de forma a poderem desenvolver mais. Mas como devem saber da física, essa troca de energia tem que ser devolvida de alguma forma, e neste caso o retorno é produzido pelo aumento de desempenho/estabilidade e sob calor. Um outro aspecto que não devemos esquecer é que consequentemente o consumo eléctrico, com a prática do overclocking, aumenta consideravelmente. Cada tipo de cpu (marca/modelo) gasta um tanto em Watts e com overclocking esse consumo pode aumentar para nada mais nada menos do dobro dependendo logicamente da proporcionalidade do overclocking em si.

A minha recomendação sobre a manipulação das tensões é que realizem variações mínimas de cada vez e sempre que estiverem a aumentar o vosso overclocking não façam mais de uma alteração de cada vez de modo a poderem detectar a causa de possíveis anomalias.

Custos Extras

Como não podia deixar de ser, a prática do overclocking requer custos extras. Nem sempre é assim, mas a partir do momento que queremos atingir grandes/médios objectivos, temos que nos equipar como tal. Isto significa que a pessoa que pretende comprar componentes para realizar um overclocking mais a sério, não vai comprar qualquer componente. A qualidade paga-se... Para alem disso existe a faceta do cooling que tão importante é no overclocking e que traz sempre despesas extras. Seja em air cooling, watercooling ou outro tipo de arrefecimento mais extremo. Procuramos sempre os melhores cooler's, melhores dissipadores, e por ai fora.

Agora vocês devem estar a pensar, mas será que compensa mesmo realizar Overclocking? Sinceramente e como opinião pessoal: Compensa! Aqui tem de existir um equilíbrio entre as despesas e os resultados, que cada um terá de ponderar, analisar, e decidir pessoalmente. Não se esqueçam também que algum desse material poderá voltar a ser usado numa futura máquina, por isso nem todo o investimento irá por agua abaixo, quando decidirem fazer uma actualização mais drástica.

cumpts
hell