Rússia



A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial e ocupa o território de 17.075.400 km2 (cerca de 18 milhões de km2). Em comparação com o Brasil é cerca de duas vezes maior.

Localiza-se na Eurásia da Europa, (Norte da Ásia), o que está simbolizado pela águia de duas cabeças no seu brasão. Os vizinhos mais próximos são a Polónia, a China e o Japão.

Estrutura da Rússia

A Rússia compreende de 21 Repúblicas, consta de 6 Territórios, 49 Regiões Administrativas, 10 Distritos, 1 Região Autónoma Judia e 2 cidades de estatuto federal (Moscovo e São Petersburgo).

A Rússia é banhada pelas águas de doze mares. Na Rússia há cerca de 120 mil rios. A maioria fica congelada no inverno.

Na Rússia há 11 fusos horários. Isso dá alguma ideia sobre as dimensões do país.

O relevo é variado: dominam planícies e vales (3/4 do território). As planícies divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta.

Há quatro zonas climatéricas - árctica, subárctica, temperada e subtropical - que determinam o clima da Rússia. A Sibéria, no Norte, é o mais frio lugar habitado da Terra; nas regiões que ficam além do círculo polar, o solo está coberto de gelo a maior parte do ano. A noite lá é de 60 dias. No vale Omyakon as temperaturas descem até -65 graus negativos. Abaixo de -50 graus pára todo o trabalho fora da casa.




A cidade de Moscovo é a capital e a maior cidade da Rússia e tem uma população de quase dez milhões de pessoas, portanto, tem quase a mesma população que Portugal.


Praça Vermelha - Moscovo


São Petersburgo é a segunda maior cidade russa, era a capital da Rússia na época dos czares e foi palco da Revolução de 1917.



São Petersburgo


Riquezas naturais.


Matrioshka

Uma quarta parte das florestas mundiais encontra-se na Rússia e a indústria da madeira representa uma parte significativa na economia do país. Por exemplo, "Matrioshka" é a tradicional boneca russa e é um dos muitos produtos de madeira. São bonecas dentro de bonecas e o número delas pode chegar a vinte ou trinta.

Temos também o cultivo de cereais, legumes, frutas e o nosso "ouro branco" que é o algodão.

A Rússia tem quase todas as espécies de minerais, gás, petróleo, pedras preciosas. A Sibéria rivaliza com a África do Sul na produção de ouro e diamantes. A indústria de peles é importante também.



Acepipes tradicionais

O caviar preto russo é um dos alimentos mais caros do mundo. São ovas da fêmea do esturjão. A propósito, a pesca é o desporto mais popular da Rússia. Uma em cada 11 pessoas é pescador.

A culinária russa é muito rica e variada. Temos inúmeras saladas, entradas frias e quentes, sopas feitas de carne, peixe e legumes. Às vezes, os estrangeiros confundem as entradas com a refeição principal e comem tanto que não deixam lugar para a refeição que vem a seguir.

O prato mais típico russo é chamado "Pelmeni" e é uma espécie de ravioli (massa recheada com carne) e é servido com natas.



Samovar

Os Russos são grandes apreciadores de chá. O Samovar é o meio tradicionalmente mais usado de fazer chá (antigamente era aquecido com carvão de pedra, agora eles são eléctricos) e muitas vezes é usado como adorno da casa. O chá bebe-se normalmente com limão e açúcar, muitas vezes ao longo do dia.

Viajar pela Rússia tem sido sempre difícil. Algumas partes da Rússia não podem ser atingidas por estrada. E, como consequência disto, a Aeroflot, a companhia aérea russa, transporta mais passageiros por ano do que qualquer outra companhia do mundo.

O caminho de ferro Transiberiano é o mais longo do mundo; a viagem leva, ao todo, 8 dias.

A Troika (que vocês podem ver na imagem), uma carroça puxada por três cavalos, é um meio tradicional de viajar no Inverno. Hoje é mais usada como diversão. Nos parques citadinos, estas carroças são uma atracção turística.



Inverno Russo


Nos dias de hoje, o gelado é muito popular na Rússia. Em todas as cidades existem gelatarias com nomes como "Urso Polar" ou "Tempestade de Neve". Até mesmo durante os rigores do Inverno se pode ver pessoas nas ruas a comer gelados.

Cultura.
De entre os escritores russos, os mais famosos e conhecidos mundialmente são Leão Tolstoi ("Guerra e Paz"), Fyodor Dostoievski ("Crime e Castigo"), Anton Tchekhov ("Pomar de Cerejas").



Catedral Smolensky


São PetersburgoAlexandre Solzhenitsin é o mais famoso escritor russo da actualidade. Ele foi expulso da U.R.S.S. em 1974 por ter condenado a política do Governo. O seu livro "Um Dia na Vida de Ivan Denisovitch" descreve a vida numa prisão soviética. Apesar de ter sido galardoado com o prémio Nobel de literatura, em 1970, o seu livro nunca foi publicado na União Soviética.

Os compositores mais conhecidos russos são Peter Tchaikovsky (que escreveu música para ballet, "O Lago dos Cisnes" e "Quebra-Nozes") e Serguei Prokofiev.

A Rússia adoptou o Cristianismo no século X. Nos tempos dos czares a Igreja teve uma importância enorme no país. Só em Moscovo existiam 400 catedrais. Todas as cúpulas foram cobertas com autênticas folhas douradas. No Estado Soviético, que era oficialmente um estado ateu, a Igreja foi posta de parte. Neste momento, a Federação da Rússia não tem nenhuma religião oficial.




Valéria Cherstneva
prof2000