Família: Anabantídeos
Nome comum:
Peixe-Paraíso
Nome científico:
Macropodus opercularis


Distribuição Geográfica: China, Formosa, Coreia e Vietname.
Comprimento em adulto:
Até 15 cm.
Tamanho do aquário:

Temperatura da água:
15 - 25º C
PH:
aguenta diversos valores
GH:
Características:
É um peixe com um temperamento um pouco agressivo, especialmente com outras espécies de peixes mais lentos. Apesar disso, são peixes ideais para aquários por serem bastante robustos, acostumando-se a variadas temperaturas e valores químicos, dispensando grandes cuidados a nível de manutenção e de oxigenação da água. O macho tem as barbatanas mais compridas e as cores mais vivas do que as fêmeas.
Alimentação:
Os adultos, como já foi referido, não são exigentes e alimentam-se de todo o tipo de alimentos para peixes tropicais, desde flocos a alimentos congelados ou liofilizados.
Reprodução:
A reprodução é fácil, os machos costumam perseguir constantemente as fêmeas por todo o aquário, que por este motivo, deve ter plantas densas para elas se esconderem das constantes investidas. Os alevinos não precisam de ser alimentados na primeira semana, pois os pais fornecem-lhe o alimento, após a primeira semana forneça-lhes, se possível, infusórios, e, ao atingirem um mês de idade, pode-lhes fornecer alimentos granulados para alevinos. O ideal é colocar dois casais no mesmo aquário, para que os machos não se tornem tão agressivos.