Factores de manutenção:

Alimentação
Os peixes são alimentados com comida industrializada, que pode ser comprada em qualquer boa loja de animais. Devemos apenas dar para cada espécie o seu tipo de comida. Nunca devemos esquecer que: "os peixes morrem pela boca", tem que ser alimentados apenas o necessário, nunca de mais nem de menos.
A Água
Pode ser a de torneira quando o encanamento for de PVC, ela deve descansar por 3 dias para evaporar o cloro, depois de colocada no aquário o oxigenador deve permanecer por 15 a 20 dias sem nenhum peixe. Durante este tempo mantenha o aquário sempre coberto. Existem à venda produtos Anti-cloro, com os quais a àgua fica logo pronta.
PH
As variações de pH podem prejudicar os peixes e as plantas, portanto deve ser medido com regularidade e deve ficar em torno de 6,0 e 7,6.
Plantas
A colocação de plantas é muito importante pois elas ajudam na oxigenação do aquário e na alimentação dos peixes. As plantas também são decorativas.
Atenção : Tem de se conhecer as espécies que povoam o aquário, alguns peixes comem as plantas todas. Existem à venda plantas arteficiais.
Iluminação:
A iluminação mais usada é a fluorescente, existindo lâmpadas especiais para aquários.
Pedras/areão
O Areão próprio para aquários existe à venda nas lojas de animais, de vários tamanhos e cores. Antes de colocar no aquário deve ser lavado abundantemente para retirar terra e areia. Para um aquário de 60cm podem ser precisos 10Kgs de areão, dependendo do tamanho da pedra.
Bomba de ar
Auxilia a oxigenação da água, já que só a presença de plantas não é suficiente, para isso use uma bomba de ar com pedra porosa (à venda em lojas) que vai auxiliar também na movimentação da água impedindo o acumulo de substâncias em determinados lugares. Sem oxigénio os peixes morrem.
Aquecedor ou Termóstato
Mantém a temperatura da água constante, pois variações bruscas na temperatura afectam directamente a saúde de peixes e plantas, para isso além do aquecedor (os melhores vem com termóstato) tenha sempre um termómetro fixo no aquário. A temperatura deve ser adequada às espécies que povoam o aquário.