Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: As aves rapinas mais bonitas do Mundo!

  1. #1
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão As aves rapinas mais bonitas do Mundo!

    Para quem aprecia aves de rapinas aqui vai uma lista para vossa apreciação.

  2. #2
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Açores - Símbolo do Arquipélago dos Açores!

    O açor (Accipiter gentilis), do latim acceptore, significando que voa rapidamente, é uma ave de rapina da família Accipitridae, distribuída por todas as regiões temperadas do hemisfério norte. É a ave que aparece na bandeira dos Açores. O arquipélago dos Açores deve o seu nome ao açor, porque quando os descobridores do arquipélago lá chegaram pensaram ver açores. Mais tarde, concluiriam que as aves eram, afinal, milhafres.

    É uma ave de rapina diurna, parecida com o falcão, com um comprimento de aproximadamente 50 cm, cor preta e ventre branco com manchas pretas; asas e bico pretos, cauda cinzenta, manchada de branco e pernas amareladas. Era muito apreciado antigamente em falcoaria. A espécie americana, A. atricapillus, mede cerca de 60 cm de comprimento. Estas intrépidas aves, notáveis pelos seus habilidosos voos com que seguem todos os movimentos das suas presas, constituem, juntamente com o gavião, os mais implacáveis inimigos dos passarinhos.

    Última edição por mjtc; 23-07-2012 às 22:34.

  3. #3
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Qual a ave de rapina mais famosa do mundo?

    É a águia-careca. Símbolo dos E.U.A., assim como foi do Império Romano e de Napoleão Bonaparte. A Águia Careca é o símbolo dos Estados Unidos da América. Possui este nome devido à pelagem branca da cabeça e do rabo, não porque seja careca. Não existe em Portugal.

    Última edição por mjtc; 19-09-2014 às 05:53.

  4. #4
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Qual é a maior ave?

    É o condor com aproximadamente 3 metros de comprimento de uma ponta da asa à outra. O condor é o nome dado a duas espécies de aves, pertencentes a diferentes géneros, da família dos catartídeos, ordem falconiformes. Aves de porte avantajado, coloração preta com colar branco no pescoço, asas com manchas brancas, cabeça, nuca e pescoço nus. Os jovens são pardos. São também conhecidos pelo nome de abutres-do-novo-mundo. Conquanto sejam principalmente sacrófagos (alimentam-se de carne em putrefação, cadáveres), por pertencerem à família catartídeos não são directamente relacionados com os abutres-do-velho-mundo, da família acipitrídeos, a que pertencem os falcões, gaviões, águias e milhafres. Existem duas espécies: condor dos Andes e da Califórnia.


  5. #5
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Qual a ave de rapina mais forte e mais pesada?!

    É o gavião-real. Ele consegue caçar macacos, veados e cervos. Denominado como a ave de rapina mais forte do mundo, o Gavião Real é uma ave que tem a maior parte de sua espécie vivendo no Brasil, vive sozinha com excepto na época de acasalamento e tem a sua visão aproximadamente oito vezes mais forte à visão humana (característica comum entre a grande maioria das aves de rapinas), capacidade equivalente de um ser humano enxergar um homem a um quilômetro de distância, podendo distinguir a cor dos seus olhos.


  6. #6
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Qual é a mais rápida e mais veloz?!

    É o falcão-peregrino. Ele atinge cerca de 370 km/h em voo picado. Designação atribuída às aves de rapina pertencentes ao género Falco, família Falconidae, ordem Falconiformes. Os falcões são as mais pequenas aves de rapina (15-60 cm). Fazem o ninho em locais elevados e capturam as suas presas através de um voo picado. Entre os falcões encontram-se o falcão-peregrino e o peneireiro. O Falcão-Peregrino, F. peregrinus, que atinge cerca de 50 cm de comprimento, foi reintroduzido na América do Norte após ter estado praticamente extinto (devido a pesticidas, couteiros e coleccionadores de ovos). Quando se lança, em voo picado, sobre a sua presa, torna-se a ave mais rápido do planeta.

    Última edição por mjtc; 19-09-2014 às 05:53.

  7. #7
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Qual a ave de rapina que tem a melhor audição?!

    É a coruja, que possui uma audição extremamente sensível. O termo coruja é a designação comum às aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Tais aves possuem hábitos crepusculares e nocturnos e vôo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores), insectos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. Habitam em ninhos que ficam em cima de árvores. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. As corujas conseguem girar o pescoço 270 graus para ambos os lados a partir da posição central. A superstição popular diz que adivinham a morte com o seu piar e esvoaçar. Julgava-se também que essas aves gostam de azeite por visitarem as igrejas durante a noite, onde existiam lamparinas de azeite acesas. Na realidade elas procuravam os insectos atraídos pela luz das lamparinas. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores como o gavião. A coruja é considerada o símbolo da sabedoria. O símbolo da deusa grega do saber, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia para muitos filósofos. Por que a coruja é o símbolo da sabedoria? Ela possui olhos adaptados para enxergar no escuro e seu olhar, para os gregos, parecia simbolizar a racionalidade. Na mitologia grega, a coruja era a mascote da deusa Atena, geralmente relacionada à Lua. Ave noturna, ela possui os olhos adaptados para localizar suas presas sob a fraca luminosidade do luar, não suportando, por isso mesmo, a luz do Sol. Para os antigos gregos, esse olhar tornou as corujas símbolo do conhecimento racional, em oposição ao conhecimento intuitivo. O primeiro tipo de conhecimento vem da reflexão racional sobre os fatos, enquanto a intuição vem da percepção simples e imediata das coisas. Ora, como as corujas se orientam pela reflexão (da luz solar na Lua) e não pela percepção direta (da luz solar), os gregos as associaram ao conhecimento, fruto da reflexão e as sabedoria.


  8. #8
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Qual é a ave que voa mais alto?!

    É o abutre-de-rüppel, podendo atingir mais de 10km de altura. O grifo-de-rüppell, abutre-de-rüppell ou grifo-pedrês (Gyps rueppellii) é um grande abutre que se encontra em grande parte da África central, incluindo a Etiópia, o Sudão, a Tanzânia e Guiné. Visita ocasionalmente Portugal. O seu nome foi atribuído em honra do explorador e zoólogo alemão do século XIX Eduard Rüpell. Os adultos têm cerca de um metro de comprimento, uma envergadura de asas de cerca de 2,6 m, e pesam entre 7 e 9 kg. Os dois sexos são semelhantes: cabeça e pescoço quase nus, bico amarelado, olhos amarelo pálido, com um tufo de penas brancas em redor da base do pescoço, corpo preto ou castanho-cinza mosqueado. Normalmente silencioso, torna-se barulhento quando nos ninhos ou em redor de uma carcaça.


  9. #9
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.079

    Padrão Qual é a ave que tem a melhor visão?!

    É a águia-de-asa-redonda que consegue enxergar um camundongo a 5 km de distância. Uma das rapinas mais comuns em Portugal. Pode ser observada durante todo o ano, preferindo zonas arborizadas com clareiras, terrenos pantanosos e prados. Caça em campo aberto, utilizando a técnica da emboscada. Espera, pacientemente, em cima de um ramo de árvore que a sua presa apareça. Normalmente não formam bandos, mas podem ser observados vários indivíduos juntos aquando de migrações ou em habitats óptimos. Os seus ninhos podem atingir até um metro de diâmetro e são construídos com ramos e folhas, em árvores e grandes arbustos. A época de nidificação acontece entre Abril e Junho. A dieta baseia-se em pequenos mamíferos, principalmente roedores, mas abarca outros grupos como logomorfos, aves, répteis ou anfíbios, apresentando por vezes comportamento necrófago. As águias-d’asa-redonda são gregárias, formando pequenos grupos. Antes de acasalar o macho executa acrobacias e mergulhos espectaculares, onde entrega à fêmea, em pleno voo, materiais para a construção do ninho. Espécie de menor porte, comparativamente com a águia-de-Bonelli ou com a águia-cobreira, pode atingir os 50 cm de comprimento e os 100-125 cm de envergadura. Esta espécie é frequentemente observada no alto de postes ou de árvores que utiliza como postos de vigia. Na Tapada de Mafra, são vistas e ouvidas frequentemente, principalmente junto ao muro na zona Aguieira-Barroca. A águia-de-Bonelli não permite a sua nidificação no interior da Tapada, pelo que esta espécie apenas vem cá caçar. Habita a floresta e caça habitualmente em campo aberto, preferindo áreas arborizadas com clareiras e zonas pantanosas ou de charneca. A aguia-de-asa-redonda habita a maioria da Europa e parte da Ásia, sendo a mais comum das grandes rapaces nas sua área de distribuição. É uma ave residente exceptuando nas partes mais frias da sua área de distribuição, tal como na Escandinávia.


  10. #10
    Banido
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Posts
    5.090

    Padrão

    É de facto impressionante o poderio destas aves , tanto em capacidade de navegação ,como visão ,força de elevação ,em prededação pela sobrevivencia e por fim a boniteza ,uma personalidade incrivél .
    Felizmente já pude salvar duas ,que se eu não estivesse e visse onde caiu morreria de certeza.Espero não encontrar mais nenhuma daquelas com ferimentos de arma de caça ,infelizmente existe gente para tudo .
    São acções que me ficam in memorie
    Boa ,mais um belo tópico ,apesar de ser lagarto hehehe .Gosto muito de águias hehehe

Tópicos Similares

  1. Aves mais coloridas do Mundo!
    Por mjtc no fórum Aves
    Respostas: 20
    Último Post: 01-04-2011, 23:09
  2. Fotos das 50 mulheres mais bonitas do mundo
    Por maar3amt no fórum Outros
    Respostas: 5
    Último Post: 26-01-2011, 11:02
  3. Deixando suas plantas de interior mais bonitas
    Por helldanger1 no fórum Jardins & Plantas
    Respostas: 0
    Último Post: 10-01-2008, 22:58
  4. Extensões (ainda) mais bonitas
    Por ssyssy no fórum Curiosidades e Dicas
    Respostas: 0
    Último Post: 22-08-2007, 22:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.