Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: As baleias e os golfinhos dormem?

  1. #1
    Super-Moderadora Avatar de Luz Divina
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no meio do Universo
    Posts
    4.300

    Padrão As baleias e os golfinhos dormem?





    As baleias e os golfinhos dormem?



    Baleias e golfinhos são mamíferos; portanto, em vários aspectos, eles são como os humanos. Entre outras coisas, eles têm estrutura óssea similar à nossa, sangue quente, e dão à luz a "bebês". As maiores diferenças entre estes animais e os seres humanos estão relacionadas aos seus respectivos ambientes. Baleias e golfinhos têm um sistema respiratório diferente que permite que passem longos períodos de tempo (às vezes 30 minutos ou mais) debaixo d'água, sem inalar oxigênio.

    Em terra, os seres humanos e outros mamíferos respiram involuntariamente: Se não decidirmos respirar ou não, nosso corpo captará o ar automaticamente. Como vivem em um ambiente submarino, baleias e golfinhos precisam ser respiradores conscientes: Têm de decidir quando respirar. Conseqüentemente, para respirar precisam ser conscientes. O problema está aí, já que cérebros de mamíferos precisam entrar em um estado inconsciente de tempos em tempos para funcionar corretamente .


    Os golfinhos têm muito tempo para tirar uma soneca entre suas viagens à superfície do oceano, claro, mas não é uma opção viável. Quando se é um respirador consciente, é impossível ficar completamente inconsciente - e se você não acorda a tempo? A solução para baleias e golfinhos é deixar metade do cérebro dormir enquanto a outra permanece acordada. Assim, o animal nunca está completamente inconsciente, mas ainda assim tem o repouso necessário.


    Cientistas estudaram este fenômeno em golfinhos, usando a eletroencefalografia. Neste processo, eletrodos presos à cabeça medem os níveis de eletricidade no cérebro. Os eletroencefalogramas (EEGs) dos cérebros dos golfinhos mostram que no ciclo do sono, metade do cérebro do golfinho de fato "desliga" enquanto a outra metade ainda está ativa. Os pesquisadores observaram que os golfinhos ficam neste estado por aproximadamente oito horas por dia.


    Não sabemos como eles se sentem neste estado de repouso, mas podemos adivinhar. É provavelmente algo como o estado de semiconsciência que experimentamos quando começamos a dormir. Ficamos muito próximo da falta de consciência, mas ainda estamos cientes o bastante do que acontece à nossa volta para acordarmos por completo se precisarmos.


    E onde as baleias e os golfinhos dormem? Eles provavelmente poderiam dormir em qualquer lugar, mas faz mais sentido se eles dormirem próximos à superfície do oceano para que possam subir para respirar com mais facilidade. É comum ver os golfinhos nadando devagar na superfície, com muito pouco movimento. Aparentemente, estes golfinhos estão em repouso.




    HowStuffWorks
    Xi-coração

    Luz divina




    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  2. #2
    GForum Vip Avatar de mirror
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Idade
    54
    Posts
    23.563

    Padrão

    Fiquei a saber mais um pouco sobre estes maravilhosos animais.

    Excelente tópico Amiga, Parabéns.

    Abraço



  3. #3
    Banido
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Posts
    5.090

    Padrão E esta !hehe

    Excelente post Tina ,afinal dormem ,espectáculo metade de cada vez ,mas esta agora apareceu assim do nada ,achei que ficava porreiro aqui hehe

    Já agora deixo esta cena ,que é outra que muita gente deconhece ,eu desconhecia hehehe

    Qual é o bicho que mais faz cocô num dia?


    Ora um cálculo difícil e que não cheira nada bem... Mas o biólogo John Calambokidis, do instituto americano Cascadia Research - voltado para a proteção de mamíferos marinhos , estima que a baleia-azul, maior animal do planeta, evacue todos os dias mais de 1 tonelada de excrementos. Tal marca garantiria uma vitória tranqüila da espécie nesse ranking estranho. O excremento da baleia-azul (como não poderia deixar de ser ihihih) cheira muito mal e tem consistência líquida. Logo após ser expelido, fica boiar na água, mas, de seguida, afunda. Uma equipa de cientistas de vários países está a estudar os dejetos das baleias para identificar o que elas comem e, assim, poder auxiliar na preservação desse mamífero marinho. Saindo dos oceanos, a liderança nessa fétida lista fica como os elefantes. Segundo o biólogo americano Samuel Wasser, professor da Universidade de Washington, em Seattle (EUA), eles fazem em média 90 quilos de cocô por dia falando mais tuga ou hehe. Uma curiosidade sobre os excrementos dos elefantes: há alguns anos, eles têm sido usados por uma empresa do Sri Lanka, pequeno país do sul da Ásia, como matéria-prima para produzir papéis.

    Quem sabe se um dia nâo monto uma empresa de aproveitamento e transformaçâo da coisa hehe
    Tenho que andar é tipo este hehehe

    Última edição por Convidado; 22-01-2013 às 11:27.

Tópicos Similares

  1. As plantas também dormem
    Por helldanger1 no fórum Jardins & Plantas
    Respostas: 1
    Último Post: 05-09-2010, 20:40
  2. Quando os amantes dormem
    Por Casconha no fórum Casa do Poeta
    Respostas: 1
    Último Post: 06-05-2010, 12:27
  3. Respostas: 0
    Último Post: 06-01-2009, 10:35
  4. Respostas: 0
    Último Post: 24-07-2008, 14:41
  5. Por que os leopardos dormem em árvores?
    Por nita_vsc no fórum Curiosidades
    Respostas: 0
    Último Post: 18-04-2007, 16:24

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.