Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Termómetro de máximas e mínimas

  1. #1
    Gforum Dedicado
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Posts
    294

    Padrão Termómetro de máximas e mínimas

    O termómetro de máxima é um termómetro que tem a particularidade de reter no tubo capilar, o mercúrio que por ele passa, devido a um estrangulamento. Quando a temperatura desce, uma vez atingido o valor máximo, o mercúrio não volta em sentido contrário, desde que o termómetro se encontre na horizontal. Para que o mercúrio regresse ao reservatório é necessário sacudi-lo energicamente, mas esta operação só é realizada depois de efectuada e leitura. Depois de preparado, o termómetro deve indicar o mesmo valor que termómetro seco e deve estar numa posição quase horizontal, ficando a parte que tem o depósito de mercúrio ligeiramente mais baixa.

    O termómetro de mínima é um termómetro de álcool com um pequeno indicador móvel, em forma de haltere, introduzido no meio do líquido, que devido força de tensão superficial, nunca atravessa o menisco e, portanto, acompanha o extremo da coluna quando a temperatura desce.

    Quando a temperatura sobe, o indicador fica retido, indicando o valor mínimo atingido. O valor da leitura é indicado pela extremidade mais afastada do depósito. O termómetro deve ser preparado depois da leitura e, para isso, inclina-se levemente o termómetro, com o depósito para cima para que o indicador deslize ao longo do tubo e entre em contacto com o menisco.

    Relativamente a estes dois termómetros é importante considerar dois aspectos fundamentais, para que as observações sejam rigorosas, por um lado, as leituras devem ser efectuadas sem deslocar os termómetros do seu lugar e feitas o mais rápido possível, a fim de evitar que a temperatura se altere com a aproximação do nosso corpo. Por outro lado, deve-se começar por fazer primeiro as leituras das décimas e só depois dos graus. Estes dois termómetros devem ser os primeiros a serem lidos.

    Cumprimentos
    Mango
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos instru2.jpg  

  2. #2
    Administrador Avatar de brunocardoso
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Porto
    Idade
    57
    Posts
    5.216

    Padrão EstaÇÃo SinÓtica





    ESTAÇÃO SINÓTICA


    A Univille opera desde agosto de 1995 uma estação meteorológica sinótica. Esta estação faz parte de uma parceria firmada com o Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina (CLIMERH), Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ) e Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ).

    A metodologia de operação e de instalação dos equipamentos segue as normas da Organização Mundial de Meteorologia (OMM).

    A estação possui equipamentos de leitura e equipamentos registradores listados abaixo:

    Leitura
    termômetro de mínima
    termômetro de máxima
    psicrômetro
    geotermômetros
    pluviômetro
    evaporímetro
    anemômetro
    Registradores

    termógrafo
    anemógrafo
    pluviógrafo
    heliógrafo
    A leitura dos dados é feita em três horários diferentes:

    9h
    15h
    21h
    Os dados gerados pela estação Univille contribuem para a previsão do tempo para o estado. Além disto, os dados tem sido muito úteis para a comunidade acadêmica e empresas da região que necessitem de levantamentos acerca do clima de Joinville.
    Um abraço

    Bruno Cardoso



Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •