Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Chineses farão primeira caminhada no espaço

  1. #1
    GForum Vip
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Gforum...Sempre
    Posts
    13.091

    Padrão Chineses farão primeira caminhada no espaço

    A China lançou nesta quinta-feira, às 21h10, do horário local (11h10 de Brasília), a sua terceira missão tripulada ao espaço. A bordo, os astronautas Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng. Zhai deverá se tornar o primeiro astronauta chinês a fazer uma caminhada pelo espaço.
    O foguete Longa Marcha 2-F descolou da base de Jiuquan, província de Gansu, noroeste da China, carregando a nave Shenzhou VII para uma jornada que durará cerca de três dias e meio, ou 70 horas.

    Essa é a terceira missão espacial tripulada, mas a primeira a realizar uma caminhada pelo espaço.

    De acordo com os planos de viagem, o astronauta Zhigang sairá da nave e caminhará no espaço na tarde de sábado da China, 16h30 (06h30 de Brasília).

    Zhai deverá desempenhar Actividades Extra-Veiculares (AEV), no jargão técnico, para executar uma experiência científica e super-visionar o lançamento de um satélite.

    Durante o tempo que passar no espaço, a Shenzhou 7 vai orbitar a 343 quilômetros de distância da Terra numa trajectória quase circular, segundo o jornal estatal China Daily.

    A missão deverá ser concluída com a reentrada da cápsula espacial à atmosfera tendo a província da Mongólia Interior, no norte da China, como alvo.

    Cooperação

    A China é o terceiro país a enviar astronautas ao espaço, após os Estados Unidos e a Rússia, e é justamente graças à cooperação com os russos que Pequim obteve tecnologia espacial.

    A Rússia cedeu à China em 2004 13 trajes espaciais próprios para a caminhada espacial.

    A roupa especial pesa cerca de 120 quilos e serviu de modelo para que os chineses desenvolvessem seu próprio traje espacial.

    De acordo com a imprensa oficial, um dos astronautas vestirá o traje russo Orlan-M “Haiying”, enquanto outro utilizará o equipamento semelhante desenvolvido na China e apelidado de “Feitian”.

    Por envolver uma caminhada no espaço, a missão Shenzhou 7 enfrenta dificuldades técnicas nunca vistas antes e a ajuda russa foi crucial, afirmou o porta-voz da agência espacial chinesa, Wang Zhaoyao.

    Segundo Wang, com a ajuda russa os chineses conseguiram desenvolver o traje em apenas três anos e meio, quando levariam pelo menos oito anos se estivessem pesquisando sozinhos.

    “Especialistas russos providenciaram assistência técnica ao longo de toda a missão”, reconheceu Wang.

    Programa espacial

    Antes da missão actual, a China já enviou ao espaço astronautas em duas outras ocasiões.

    A primeira vez foi Yang Liwei, em 2003, e a segunda foi dois anos depois, quando Fei Junlong e Nie Haisheng completaram uma jornada de cinco dias a bordo da Shenzhou 6.

    A missão actual marca o encerramento da primeira fase do programa espacial da China, que tem três etapas.

    A primeira etapa é enviar astronautas ao espaço. A segunda é acoplar espaço naves para formar um laboratório e a terceira é construir uma estação espacial.

    A próximas missões, Shenzhou 8 e 9, deverão ajudar a montar um laboratório espacial em 2010.


    .
    Cumps
    Matapitosboss


    __________________________________________
    "Se eu podia viver sem o Gforum? Podia, mas não era a mesma coisa."



    [Desaparecidos]

    www.ruipedro.net (Menino de Lousada, raptado dia 4 de Março de 1998)
    www.findmadeleine.com (Menina desaparecida na praia da Luz, no Algarve)

  2. #2
    Moderadora Global Avatar de Satpa
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Portugal
    Idade
    49
    Posts
    9.396

    Arrow China coloca nave Shenzhou VII em órbita

    Primeira caminhada prevista para amanhã ou sábado

    China coloca nave Shenzhou VII em órbita e prepara o seu primeiro passeio no espaço


    Reuters

    Descolagem do foguetão Longa Marcha II-F

    A nave espacial Shenzhou VII foi hoje lançada com êxito, da base de Jinquan, no noroesta da China, prevendo-se para amanhã ou sábado a primeira “caminhada no espaço” de um taikonauta, ou seja, de um astronauta chinês.

    O foguetão Longa Marcha II-F descolou às 21h10 locais (14h10 em Lisboa) colocando a Shenzhou VII - em portugês, “nave divina” - em órbita, a 343 quilómetros da Terra. A missão inclui três astronautas e regressará à Terra no domingo.

    Depois da missão Shenzhou V ter dado à China em 2003 o acesso ao clube restrito de países que já enviaram missões tripuladas ao espaço (apenas a Rússia e os Estados Unidos já o fizeram) o país preparava-se ontem para alcançar um novo marco com o terceiro voo tripulado da sua curta história espacial

    O ponto alto desta viagem está previsto para hoje ou, mais provavelmente amanhã, quando Zhai Zhigang, um dos tripulantes da Shenzhou sair da nave e concretizar o primeiro passeio espacial de um chinês, com uma duração prevista de 30 minutos, 43 anos após o primeiro passeio espacial de sempre, do russo Alexey Leonov.

    A operação é arriscada, confirma Wang Zhaoyao, porta-voz da missão. “O procedimento (a caminhada no espaço) não pode ser integralmente simulado em terra”, e “alguns sistemas novos serão experimentados pela primeira vez durante o voo”, acrescentou Wang. Estão preparados 30 planos de emergência para fazer face a algum imprevisto.

    O lançamento da Shenzhou VII levou centenas de pessoas às imediações do centro espacial de Jinquan, na província rural de Gansu, e colou milhões aos ecrãs da televisão. O Presidente chinês, Hu Jintao, cumprimentou pessoalmente os três astronautas, que envergavam os primeiros fatos espaciais concebidos totalmente na China. “Trata-se de um importante passo em frente para a tecnologia espacial chinesa”, completou Hu.

    O programa espacial chinês é ambicioso: depois das primeiras missões tripuladas, a China prevê começar a instalar o primeiro módulo orbital em 2010, ao qual se seguirá um laboratório espacial permanente, ainda sem data marcada. O orçamento desta missão não é revelado, mas o custo de cada viagem tripulada é de 150 milhões de dólares (102 milhões de euros), segundo o Governo chinês.

    Com o seu primeiro voo espacial não tripulado em 1999, a China entrou tarde na corrida ao espaço, mas tal como o administrador da NASA, Michael Griffin, afirmou, poderá provavelmente colocar um homem na Lua, mesmo antes de os Estados Unidos lá voltarem.

    Depois da crise do leite contaminado, este voo poderá devolver um sentimento de orgulho aos chineses. Um estudo de dois oficiais do Exército de Libertação da China, citado pela agência Reuters, referia que uma missão deste tipo “pode unificar o sentimento geral e é uma ferramenta política importante para elevar a moral”.


    Netxplica

  3. #3
    GForum Vip
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Gforum...Sempre
    Posts
    13.091

    Padrão Astronauta faz primeira caminhada espacial chinesa

    Zhai Zhigang ficou cerca de 15 minutos fora da nave.
    Chineses acompanharam a caminhada ao vivo pela rede de TV estatal.

    O astronauta chinês Zhai Zhigang, de 41 anos e comandante-em-chefe da missão Shenzhou 7, saiu neste sábado (27) do módulo orbital e começou a flutuar no espaço a 343 km da Terra, o que transforma a China no terceiro país capaz de realizar "passeios espaciais", após Estados Unidos e Rússia.



    Zhai e outro dos 3 astronautas prepararam durante 15 horas o traje espacial "Feitian" ("Voador do Céu"), de tecnologia chinesa, com o qual o primeiro deles cruzou a porta do módulo e saiu pouco depois das 16h40 de Pequim (5h40 de Brasília).



    Zhai demorou 15 minutos para abrir a comporta para o exterior, uma operação que lhe custou bastante esforço físico, e finalmente saiu ao espaço, olhou a uma câmara colocada fora do módulo e cumprimentou os milhões de chineses que estavam assistindo ao acontecimento ao vivo através da televisão estatal chinesa "CFTV-4".



    "Saudações ao povo chinês e ao mundo. O Partido e o povo vão cumprir a tarefa com sucesso", disse Zhai, piloto das Forças Aéreas chinesas, que passou 10 anos se formando para este histórico momento.



    Posteriormente, a imagem do astronauta se perdeu e houve 1 minuto ou 2 de silêncio no centro de controle, o que criou certa tensão entre os espectadores.



    No entanto, finalmente a imagem retornou e Zhai reapareceu no espaço com uma bandeira nacional que tinha sido entregue a ele por Liu, que só saiu meio corpo ao exterior e usava um traje Orlan de tecnologia russa.



    O passeio espacial durou 15 minutos, nele Zhai extraiu um lubrificante sólido que tinha sido colocado fora da nave (para analisar depois os efeitos de sua exposição ao exterior) e foi seguido atentamente pelo presidente da China, Hu Jintao, do Centro de Controle Espacial de Pequim.


    .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 0,,15581633,00.jpg  
    Cumps
    Matapitosboss


    __________________________________________
    "Se eu podia viver sem o Gforum? Podia, mas não era a mesma coisa."



    [Desaparecidos]

    www.ruipedro.net (Menino de Lousada, raptado dia 4 de Março de 1998)
    www.findmadeleine.com (Menina desaparecida na praia da Luz, no Algarve)

  4. #4
    GForum Vip
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Gforum...Sempre
    Posts
    13.091

    Padrão Missão tripulada chinesa retorna à Terra com sucesso

    Nave aterrou no domingo (28) na região autónoma da Mongólia Interior.
    Astronautas terão que passar por período de isolamento.

    O módulo de volta da nave Shenzhou 7 aterrou, neste domingo (28), sem contratempos em uma pradaria da região autónoma chinesa da Mongólia Interior com seus três astronautas a bordo, completando assim com sucesso a terceira missão tripulada da China, segundo informou a televisão estatal chinesa "CFTV".



    A televisão nacional, que acompanhou a viagem dos astronautas Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng desde que descolaram para o espaço, transmitiu as imagens do módulo caindo em pára-quedas e pousando com relativa suavidade por volta das 17h38 hora local (6h38 no horário de Brasília).

    A aterragem, que segundo os responsáveis do programa espacial chinês tinha certo risco para os astronautas, foi observada com atenção pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.



    Wen e outras autoridades presentes aplaudiram quando o módulo tocou terra e quando, 10 minutos depois, as equipes de resgate abriram a comporta e mostraram um dos astronautas, Liu Boming.


    Ele e os outros dois astronautas terão que passar ainda um tempo no interior da nave até que se readaptem à gravidade.



    Se tudo caminhar como o previsto, amanhã eles viajarão para Pequim, onde esperam uma recepção de heróis nacionais.



    De qualquer forma, os três terão que passar um período de isolamento, que se calcula em pelo menos 15 dias.



    A missão, que foi atrasada um ano para coincidir com os Jogos Olímpicos de Pequim, foi a primeira à qual os chineses alcançaram com sucesso uma actividade extraveicular, manobra que até agora só tinha sido realizada por missões americanas e russas.



    As imagens do astronauta Zhai cumprimentando no sábado milhões de telespectadores chineses e ondeando uma bandeira chinesa no espaço entrarão para a história do país, que planeia mandar novas naves "Shenzhou" nos próximos anos.


    .


    Técnicos ajudam os três astronautas a deixarem o módulo espacial, neste domingo (28)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 0,,15586444,00.jpg  
    Cumps
    Matapitosboss


    __________________________________________
    "Se eu podia viver sem o Gforum? Podia, mas não era a mesma coisa."



    [Desaparecidos]

    www.ruipedro.net (Menino de Lousada, raptado dia 4 de Março de 1998)
    www.findmadeleine.com (Menina desaparecida na praia da Luz, no Algarve)

Tópicos Similares

  1. Caminhada
    Por TIN no fórum Casa do Poeta
    Respostas: 0
    Último Post: 12-04-2007, 13:33

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.