O que é um UPS -

Uma fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de Uninterruptible Power Supply) é um sistema de alimentação elétrica que, caso haja uma quebra de corrente, entra em ação alimentando os dispositivos a ele ligado. O seu uso é comum em computadores de mesa. Como exemplo, pode-se citar o No-Break.

Tipos de UPS ou tipos de fonte ininterrupta .

O termo inglês line refere-se ao uso da bateria. No no-break on-line a bateria está constantemente funcionando, isto é, a corrente que vem da tomada passa sempre pela bateria que alimenta os componentes. Isso significa que em nenhuma ocasião haverá uma desestabilidade do fornecimento, ao contrário do no-break off-line, no qual a bateria é acionada somente quando há um corte do fornecimento. Portanto, no intervalo em que o no-break off-line detecta essa corrente e aciona a bateria pode haver dano para o equipamento a ser alimentado.

Explicação mais simples

UPS Offline - Os UPS off-line são os mais baratos e apresentam um retardo em seu accionamento. A tensão eléctrica é transmitida directamente para as cargas, sem o condicionamento de energia. Quando ocorre a falta tensão eléctrica a chave de transferência é ligada e assim as baterias fornecem a energia através do inversor.

Quando a energia eléctrica falha, o UPS demora um tempo (tipicamente 16ms) para detectar que a falha e accionar a bateria. Embora esse retardo seja pequeno, pode afectar o funcionamento de equipamentos mais sensíveis.

Um tipo de UPS off-line muito comum é o line interactive ou LINE-IN ( Essa Phasak encaixa-se aqui , ou seja é uma off-line mais rápida nao deixa de ser off-line) . Esse tipo de no-break oferece um retardo menor (tipicamente de 6ms) e traz um estabilizador de tensão embutido.





UPS On-line

Possui forma de transmissão de energia eléctrica alternada que entra no inversor, que transforma em energia eléctrica continua para ser armazenada pela bateria e esta envia a sua carga para outro inversor que converte a energia eléctrica para alternada novamente e será esta que irá alimentar o equipamento. Assim, a bateria nunca ficará sem carga. Quando houver falta de energia, a energia elétrica irá direto da bateria para o computador automaticamente. Existem ainda dois tipos de no-breaks on-line: on-line em paralelo e on-line em série:

UPS OFFLINE



UPS ONLINE