Cada sistema do computador é fornecido com uma interface gráfica do usuário (GUI), como o Gerenciador do IIS, para definir e gerenciar as configurações. Porém, quando os administradores gerenciam sistemas com freqüência ou acessam grandes volumes de dados em vários servidores, a utilização de cada GUI consome tempo. Pode ser mais rápido usar scripts de linha de comando que possam gerenciar um ou vários sistemas programaticamente.

O IIS oferece ferramentas poderosas de scripts e programação que você pode usar para acessar e definir configurações a partir de um script de linha de comando ou aplicativo compilado. Você pode usar essas ferramentas para criar, excluir, iniciar, interromper, colocar em pausa e listar vários sites e aplicativos, e copiar, importar e exportar configurações.

Os scripts de linha de comando podem ser usados nas situações a seguir:

Gerenciando sites usando scripts: Descreve como criar, excluir, iniciar, interromper, colocar em pausa e listar sites da Web em um computador local ou remoto.

Gerenciando sites FTP usando scripts: Descreve como criar, excluir, iniciar, interromper, colocar em pausa e listar sites FTP em um computador local ou remoto.

Gerenciando diretórios virtuais da Web usando scripts: Descreve como criar, excluir e listar diretórios virtuais da Web em um computador local ou remoto.

Gerenciando diretórios virtuais FTP usando scripts: Descreve como criar, excluir e listar diretórios virtuais da Web em um computador local ou remoto.

Gerenciando configurações do IIS usando scripts: Descreve como fazer o backup de configurações do IIS e como restaurar, excluir, listar, copiar, importar e exportar configurações do IIS.

Gerenciando aplicativos e Extensões de Serviços da Web usando scripts: Descreve como ativar e listar aplicativos; adicionar e remover dependências de aplicativos; ativar, desativar e listar extensões de serviços da Web; e adicionar, remover, ativar, desativar e listar arquivos individuais.