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Tópico: Cantinho da Fórmula1:

  1. #3226
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    Padrão Robert Kubica: "Acho que vou regressar ao nível que estava antes do acidente"

    Robert Kubica está perfeitamente determinado em regressar à Formula 1 em 2012, depois de recuperar em pleno do grave acidente num rali em Itália, quando se despistou direito a um rail, que entrou pelo carro dentro e feriu com gravidade o piloto polaco.



    Atirado para a cama do hospital, chegou a estar em risco de vida, mas tudo correu pelo melhor, e neste momento as perspetivas são as melhores, se bem que há ainda um longo caminho pela frente, já que Kubica, muito para além de regressar à sua vida normal, ele quer mesmo é regressar à Fórmula 1, e aí, as exigências físicas são semelhantes à alta competição.

    Neste contexto, e apesar de ainda não haver uma data "marcada" para o seu regresso, o polaco mostra-se determinado em regressar o mais tardar no início de 2012. Entretanto, a Lotus Renault desafiou os leitores a colocarem questões a Robert Kubica, que recebeu vários milhares, tendo a equipa selecionado as melhores, para o piloto responder. Aqui ficam:

    Robert Kubica: "Em primeiro lugar quero dizer olá a todos! Estou feliz por ter a oportunidade de responder às vossas perguntas, que foram selecionadas tendo em vista os temas mais comuns."

    Leo: Como te sentes física e mentalmente?

    RK: Mentalmente, não há qualquer problema. Fisicamente, ainda estou um pouco fraco, mas a minha condição geral é muito boa tendo em conta o que aconteceu. O meu peso está a regressar ao normal e já sou capaz de andar sem ajuda há algumas semanas. Glovalmente, sinto-me muito bem.

    Marcin: Caro Robert, coloco-te a questão se achas que este acidente mudou alguma coisa na tua cabeça relativamente às corridas?

    RK: Não penso assim. De momento ainda não tenho qualquer memória do acidente, e só estou ciente das consequências que teve. Por isso, para mim, é como se nunca tivesse acontecido.

    Marcin: Achas que isso te vai ajudar a ser um piloto ainda melhor?

    RK: Vamos esperar que sim! Na realidade eu não vejo por que não. Acho que vou regressar ao nível que estava antes do acidente.

    Adi95lbnn: Em que equipa vais regressar no próximo ano?

    RK: Eu sou piloto da Lotus Renault GP. Sinto falta de guiar e sinto que o meu trabalho em Enstone ainda não está terminado.

    Jagodziewski36: Quando vais fazer uma entrevista na TV para todos te vermos?

    RK: Não sei ainda, talvez assim que eu tiver tempo para atividades de imprensa. Agora tenho de me concentrar na minha reabilitação e programas de treino.

    Sebo: Qual a tua opinião sobre as alterações relativamente aos motores V6 para 2014?

    RK: Serei capaz de responder a essa pergunta quando os testar mas penso que, sobretudo por serem turbo, acho que a dirigibilidade será diferente da atual.

    Cichy1986: Achas que DRS foi uma boa ideia?


    RK: Parece-me que sim pois há mais ação em pista e cria situações mais desafiadoras em pista.

    PITER12: Como é a sua reabilitação vai?


    RK: Como eu já disse antes, estou satisfeito com a forma como estão a evoluir as coisas pois está tudo dentro das expectativas e felizmente não têm havido complicações que podem afetar o tempo de recuperação. Ainda é muito cedo para ter uma visão clara sobre o momento do meu retorno mas o mais importante é o regresso não ser antecipado, e acontecer na altura certa.

    Adam T. Szczurowski: O que fazes para manter tua mente focada na competição? É possível usares o simulador? Que tipo de treino fazes atualmente? Qual é a tua maneira de preservar todos os instintos de um piloto de corridas, nesta fase de recuperação?

    RK: Ninguém esquece, é como andar de bicicleta. Não há nada que precise fazer relativamente aos sentidos, mas por exemplo gosto de jogar videogames, sempre fiz e é isso.

    Kajetanlewicki: Vais estar pronto para 'balançar a rede' no próximo ano e lutar pelo campeonato?

    RK: Sim à primeira questão. Para a sua segunda pergunta, teremos que esperar até o primeiro teste em 2012 e aí tirar as dúvidas.

    Mohamed Abdi: O que você acha do desempenho da sua equipa este ano?

    RK: Muito bom de início, embora a performance tenha vindo a cair nas últimas corridas, principalmente durante as qualificações. Eu sei que existem alguns bons upgrades a caminho que vão ajudar a impulsionar novamente a equipa. Em Silverstone fomos prejudicados com a mudança das regras, mas vamos recuperar na Alemanha.

    Kamil_42k: qual é a primeira coisa que vais fazer na primeira corrid,a quando regressares?

    RK: Vou relaxar um pouco com os engenheiros, na sala de briefing, e depois deitar mãos à obra...

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  2. #3227
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    Padrão Fernando Alonso: "Vamos tentar vencer o maior número corridas possível"

    Tendo vencido na Grã-Bretanha, Fernando Alonso quer registar mais vitórias nesta temporada, mesmo se os 92 pontos que o separam do líder Sebastian Vettel no campeonato de pilotos mantêm o título longe do seu pensamento.



    "Vamos enfrentar uma corrida de cada vez e tentar vencer o maior número corridas possível. Isso também vai envolver a tomada de mais riscos e talvez possa acontecer que paguemos um preço alto por isso, mas não há alternativa. Não queremos desistir, mas não podemos pensar no campeonato: como [Luca di] Montezemolo disse ontem em Maranello, mantemos os nossos pés no chão", escreveu Alonso no site oficial da Ferrari.

    Relembrando a corrida de Silverstone, na qual a Ferrari introduziu novas melhorias no 150º Italia num evento em que os gases de escape dominaram as atenções, Alonso enalteceu que "o carro está agora mais fácil de pilotar e agora consigo sentir o carro mais colado ao chão do que antes, em especial nas curvas rápidas. Isso significa que tem mais carga aerodinâmica, que era a área na qual estávamos mais atrás dos nossos rivais".

    "Não creio que as mudanças na cartografia do motor tenham sido um fator: éramos mais rápidos especificamente na parte da pista em que praticamente não tínhamos de travar, o que quer dizer que é mesmo o carro que está bem", adiantou.

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  3. #3228
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    Padrão FIA permite utilização dos gases de escape para fins aerodinâmicos no difusor

    A Federação Internacional do Automóvel (FIA) confirmou hoje a possibilidade de utilização dos gases de escape para fins aerodinâmicos no difusor para o que resta da temporada. A FIA havia determinado a proibição daquela solução do GP da Grã-Bretanha (disputado no passado fim de semana) em diante, após uma primeira corrida com regras mais restritas a esse nível em Valência, no GP da Europa, há algumas semanas atrás.

    O passado fim de semana trouxe consigo grande polémica relativamente a este tema, com a McLaren-Mercedes e a Red-Bull Renault a travarem-se se argumentos para poderem beneficiar de exceções a esse nível. A marca germânica chegou a poder beneficiar de cartografia específica na prova de Silverstone, enquanto a Renault, depois de inicialmente ter tido permissão para utilizar 50 por cento dos gases de escape em fase de travagem viu essa possibilidade ser-lhe revogada. A polémica instalou-se e a FIA deixou, desde logo, em aberto a possibilidade de regressar à fase regulamentar do GP da Europa, em Valência.

    "Ao examinarmos a cartografia dos motores de várias equipas [em Valência] tornou-se claro que soluções extremas estavam a ser utilizadas por breves períodos de tempo na qualificação e depois alteradas para durarem mais na corrida. O sentimento de que isso era contra o espírito dos regulamentos do parque fechado e, mais importante, o facto dos regulamentos simplesmente não permitirem mudanças aos carros em condições de parque fechado. Podem aceder às unidades eletrónicas do carro mas não podem ser efetuadas alterações na afinação do carro. Por isso, informámos as equipas a 14 de junho que iríamos tomar medidas em Valência. Isso foi feito e os monolugares competirem de acordo e com muito poucas dificuldades", enaltece a FIA no comunicado em formato de perguntas e respostas.


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  4. #3229
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    Padrão VÍDEO: O ensaio de Fernando Alonso com o Ferrari 375

    Antes da sua vitória no GP da Grã-Bretanha, Fernando Alonso pôde ensaiar o mítico monolugar que ofereceu à Ferrari o primeiro de muitos triunfos no Mundial de Fórmula 1, o 375 F1, tripulado em 1951 por José Froilan Gonzalez no GP da Grã-Bretanha. De forma curiosa, os comentadores da televisão espanhola comentavam ao ver as imagens do asturiano a pilotar o 375 como seria "bonito, depois de dar as voltas com este carro, conseguir a 215ª vitória da Ferrari".



    Depois de efetuar duas voltas, na última das quais já levando o 375 para ritmos bem elevados, Alonso teve ainda que fazer uma sessão de 'jogging', ao ter que correr atrás da carrinha que leva os pilotos na sua 'parade lap', q qual partiu sem ele...

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  5. #3230
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    Padrão Team Lotus com sistema KERS da Red Bull?

    O jornal finlandês Turon Sanomat adianta na sua edição online que a Team Lotus chegou a acordo com a Red Bull para utilizar o sistema de recuperação de energia cinética desta última em 2012.




    Tendo já garantido o motor Renault para esta temporada, a Team Lotus é uma das equipas que não utiliza o sistema KERS em 2011, pelo que a formação de Tony Fernandes visa obter um dispositivo eficiente e já com provas dadas. A escolha terá recaído no sistema KERS da Red Bull, desenvolvido numa parceria entre a Magneti Marelli, Red Bull e Renault.

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  6. #3231
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    Padrão Felipe Massa: "O nosso carro está bastante competitivo"

    Felipe Massa acredita que a Ferrari está no caminho certo para poder lutar pelos triunfos de forma constante, sustentando essa sua crença com as melhorias vistas no circuito de Silverstone, no qual o seu companheiro de equipa, Fernando Alonso, conseguiu a primeira vitória com a Ferrari em 2011.



    "Nas últimas corridas, o nosso ritmo tem sido em corrida tem sido melhor do que em qualificação, enquanto em Silverstone fomos rápidos em ambas as situações. Na qualificação, terminei em terceiro na Q1 com os pneus duros, e isso mostra que o carro está bastante competitivo tanto com os pneus macios como com os duros", referiu Massa numa conferência com os adeptos da equipa no site da Ferrari.

    No entanto, e apesar da grande distância pontual para o líder do Mundial, Sebastian Vettel, o piloto brasileiro é da opinião que nada está decidido e ainda é possível recuperar para dar luta: "a minha experiência em 2008 e a do Kimi [Raikkonen] em 2007 mostra que tudo pode acontecer. Mesmo que neste ano seja difícil, porque o Vettel teria de cometer muitos erros".

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  7. #3232
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    Padrão Nigel Mansell: "Vai ser muito complicado bater a Red Bull no campeonato"

    Segundo Nigel Mansell, antigo campeão de Fórmula 1 em 1992, a Red Bull não tem nada a recear com a recente aproximação da Ferrari.



    Apesar do triunfo de Alonso em Silverstone ser visto por muitos como um possível ponto de viragem no campeonato, a vantagem de Sebastian Vettel na tabela pontual leva Nigel Mansell, que na Grã-Bretanha foi o piloto convidado para o painel de comissários desportivos, a considerar que o alemão não tem de se preocupar.

    "O resultado foi ótimo para a Ferrari e bom para a Fórmula 1. A Red Bull esteve forte como sempre, terminando em segundo e terceiro, o que com a clara liderança do campeonato não é problema", é citado Mansell na revista alemã Speed Week, acrescentando que "vai ser muito, muito complicado bater a Red Bull".

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    Padrão Nick Heidfeld quer voltar a bater-se com equipas da frente

    Nick Heidfeld acredita que a Renault poderá recuperar a sua competitividade nas próximas provas, depositando grande esperança nas evoluções que a formação britânica irá apresentar em breve.



    A Renault foi uma das equipas que começou a temporada na mó de cima, mas nas últimas provas viu-se batida pela Mercedes e até pela Sauber, encontrando-se agora em vias de testar uma nova solução para os escapes, que até aqui era das mais radicais, com saídas na parte inicial dos flancos. A nova solução deverá contar com saídas mais convencionais junto ao difusor.

    "Sei que, como o James Allison [diretor técnico da Renault] confirmou, estão programados maiores desenvolvimentos do que os que tivemos nas últimas corridas. Tem existido um grande trabalho no túnel de vento, pelo que estou muito esperançado de que poderemos dar um passo significativo em frente", referiu Heidfeld.

    "Espero que o carro seja mais forte, para que possamos voltar a qualificarmo-nos no top 10, que é onde deveríamos estar, e depois ficarmos em posição melhor no campeonato de construtores. Temos de dar luta à Mercedes que nos ultrapassou mas sabemos que somos mais do que capazes de terminar em quarto esta temporada", acrescentou.

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  9. #3234
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    Padrão Niki Lauda: "Polémica com difusores foi a maior farsa de todas"

    Antigo piloto muito irritado com toda a "indecisão" da FIA em proibir os polémicos difusores de desaceleração.



    O tricampeão mundial de Fórmula 1, Nikki Lauda, mostrou-se muito crítico com a actuação da FIA (Federação Internacional do Automóvel) em relação a toda a polémica que envolveu os difusores de desaceleração, que recorrem aos gases de escape, aumentando a pressão aerodinâmica nos monolugares, que têm estado no centro das atenções nas últimas semanas, na Fórmula 1.

    A FIA havia determinado a proibição daquela solução a partir do Grande Prémio da Grã-Bretanha (disputado no passado fim de semana). No entanto, após a prova, o organismo voltou atrás na decisão, permitindo a sua utilização até ao final da temporada. Entre as duas decisões, decorreram uma série de reuniões com equipas e certas permissões, como para a Red Bull e os monolugares com motor Renault, que chegaram a poder usar 50% (e não 10% como os restantes) dos polémicos difusores de desaceleração.

    Em declarações à televisão alemã N-tv, Nikki Lauda mostra-se muito irritado com toda a "indecisão" da entidade máxima do automobilismo em proibir os difusores durante o campeonato e, como se não bastasse, voltar atrás nas suas decisões por pressão das equipas.

    "Foi a maior farsa de todas. Porquê mudar as regras a meio da temporada? Isso é geralmente feito no final do ano. O mais importante é que absolutamente ninguém protestou e o uso dos difusores de desaceleração foi totalmente aceite por todas as equipas. De repente, a FIA e o director Charlie Whiting tiveram a ideia de mudar as regras no meio da temporada. Pessoalmente, não entendo", disse o antigo piloto.

    Em relação à luta pelo título, o austríaco acredita que está tudo definido. Quando questionado sobre quem seria o principal adversário de Vettel, Lauda não teve meias medidas: "Ninguém. Sebastian está a caminho de vencer o campeonato", acrescentou.

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  10. #3235
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    Padrão Kamui Kobayashi: "Circuito de Nürburgring deverá favorecer-nos"

    Após ter estado em muito boa forma no fim de semana de Silverstone (apenas estragado pela corrida pouco feliz), Kamui Kobayashi está confiante na repetição da boa performance da Sauber no GP da Alemanha do próximo fim de semana, a disputar no circuito de Nürburgring.



    O piloto nipónico já conhece o circuito germânico tendo em conta as suas prestações na GP2 Series, além de esperar mais progressos da parte da equipa suíça no desenvolvimento do C30.

    "Já estive uma vez em Nürburgring enquanto pilotava na GP2 Series em 2009 e terminei em nono e terceiro. Lembro-me que é um circuito bastante complicado. No entanto, espero que um circuito rápido como esse nos favoreça como em Silverstone. Somos bastante fortes em curvas rápidas e deveremos ter uma boa performance", referiu Kobayashi na antevisão à prova.

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    Padrão Poderão os monolugares de Fórmula 1 ter o cockpit coberto?

    Após os incidentes que envolveram Henry Surtees na F2 e Felipe Massa na Fórmula 1 em 2009 na Hungria, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) começou a trabalhar em soluções de segurança que evitem o piloto de ser atingido na cabeça por objetos ou detritos na pista, tendo mesmo feito testes com uma das soluções que cobriria os habitáculos por completo.

    A proteção, ao estilo de um jato F16, não terá no entanto, recebido a aprovação dos pilotos e equipas, que receiam ficar presos dentro do cockpit em casos de capotamento ou de incêndio, perdendo tempo importante de fuga. A estrutura seria concebida em policarbonato com elevado grau de resistência, proveniente diretamente do universo da aeronáutica.

    A imprensa britânica especifica, mais concretamente que os pilotos têm ainda receio de que esse dispositivo colocasse os espetadores em perigo, pois um eventual objeto poderia fazer ricochete e voar para as bancadas.

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    Última edição por mirror; 16-07-2011 às 20:44.

  12. #3237
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    Padrão Fórmula 1 discute regresso dos testes durante a época

    Os responsáveis das equipas de Fórmula 1 há muito chegaram à conclusão que a proibição de testar durante a época de Grandes Prémios é contraproducente, não permitindo, por exemplo, que jovens pilotos deem os primeiros passos na modalidade.



    A maioria concorda que antes era demais, a liberalização total dos testes, mas passou-se do oitenta para os oito num ápice, quando se poderia ter encontrado um bom meio termo. É o que se procura agora.

    Nesse sentido, já se discute uma forma de fazer regressar os testes a meio do ano. Apesar do argumento custos, fala-se, pelo menos de mais um teste para jovens pilotos a meio da época (ao invés do que existe atualmente no final do ano).

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  13. #3238
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    Padrão Nigel Mansell: Hoje em dia para chegar à Fórmula 1 o talento não chega"

    Nigel Mansell, ex-campeão mundial de F1, deu uma entrevista ao site motorline.cc onde produziu algumas declarações interessantes, recordando o seu tempo de piloto, e fazendo um paralelo com a atualidade.



    Para Mansell, hoje em dia é muito mais difícil chegar à F1, porque muitas vezes, depois de se ultrapassarem com sucesso todas as etapas, falta o que faz girar o mundo, o dinheiro: "Há obviamente uma grande diferença relativamente ao meu tempo porque nessa altura não havia tanta pressão do dinheiro sobre a modalidade. Nessa altura havia pessoas muito especiais, como Colin Chapman, ou Ken Tyrrell, Enzo Ferrari, que foram capazes de reconhecer o verdadeiro talento e promoviam-no, e não só aqueles que tinham dinheiro. Hoje em dia, para chegar à Fórmula 1, o talento não chega.", referiu Nigel Mansell, cujos dois filhos também correm.

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  14. #3239
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    Padrão Alternância de Grandes Prémios na Fórmula 1?

    França, Bélgica, Alemanha, Áustria! Alternância de Grandes Prémios é o mais recente rumor posto a circular na imprensa internacional relativamente aos calendários da F1. Tudo porque a Bélgica já não consegue pagar um Grande Prémio de F1 todos os anos, e Alemanha vai pelo mesmo caminho e por isso a alternativa passa por revezar corridas como o Nurburgring e Hockenheim têm feito nos últimos anos, mas com o novo Red Bull Ring, na Áustria.



    No caso de França alternar com a Bélgica, fala-se de Paul Ricard, aproveitando o facto de existirem muitas pessoas de férias em agosto na Cote d'Azur. Não se sabe muito bem o que pode acontecer à maioria dos Grandes Prémios europeus, mas aproximarem-se do que pagam Abu Dhabi, China, Singapura e Coreia está completamente fora de questão.

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  15. #3240
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    Padrão Pneus médios e macios regressam em Nurburgring

    A Fórmula 1 está de regresso a um dos mais emblemáticos locais do mundo dos desportos motorizados. Nürburgring é agora um moderno circuito de 5,148 quilómetros, construído em 1984 para o Grande Prémio da Europa, que tem pouco em comum com os 22 quilómetros do Nordschleife, que tornaram Nürburgring famoso.



    As lombas cegas em montanha-russa e as curvas apertadas da lendária Volta Norte, que foram o palco da prova alemã até 1976, deram lugar a uma pista muito mais aberta e técnica, que testa todos os parâmetros de um carro de Fórmula 1, incluindo os pneus. Para enfrentar a diversidade de exigências de Nürburgring, a Pirelli vai disponibilizar neste GP os pneus médios P Zero Brancos como escolha principal e os P Zero Amarelos macios como uma opção.

    Há uma ampla variedade de velocidades e curvas, com imensas mudanças de direção e alguns giros abruptos que permitem aos pilotos curvarem a altas velocidades. Isso também dá origem a uma quantidade de áreas de travagem fortes, ao mesmo tempo que os pneus também são postos à prova pelos vários impactos com as bermas, o que é uma característica da pista.

    Embora a prova de Nürburgring não tenha sido declarada com frequência uma corrida em piso molhado, tendo a última situação deste tipo ocorrido em 2007, o tempo na região de Eifel é notoriamente instável devido à natureza montanhosa do terreno. Isto quer dizer que uma parte do circuito pode ter o piso seco e outra estar muito molhada: tal como foi o caso no início do Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone, há duas semanas.

    Para Paul Hembery, Director da Pirelli Motorsport: "O Nürburgring é um dos circuitos mais técnicos que enfrentamos na temporada, com os pneus a sofreram muitas forças laterais e isso faz com que a estratégia seja muito importante. Embora estejam próximos um do outro na nossa gama, há ainda uma diferença significativa entre o P Zero Amarelo macio e o pneu médio P Zero Branco, como vimos na última ocasião em que esta combinação foi usada, no Grande Prémio da Europa, em Valência. A maior diferença será o tempo, que poderá ser muito mais fresco do que tivemos em Espanha. Isto significa que esperamos que a maioria das equipas adote uma estratégia de duas paragens nas boxes, a não ser, evidentemente, que chova, sendo nesse caso tudo possível. Na sexta-feira, as equipas irão avaliar uma nova versão dos pneus macios P Zero Amarelos. Não é uma grande alteração em relação à especificação atual, mas está concebida em linha com as nossas mais recentes versões dos pneus duro P Zero Prata e médio P Zero Branco, ambos agora um pouco mais duros que nas especificações originais de forma a reduzir a degradação. Ainda não há qualquer decisão sobre quando poderíamos usar o novo pneu, mas será muito interessante receber todo o feedback das equipas."

    Timo Glock (Virgin Racing): "Tenho bastante experiência de correr em Nürburgring dado que já lá estive muitas vezes. É uma pista onde é verdadeiramente agradável conduzir e tenho muito boas recordações, pois venci ali um par de corridas. A Pirelli tornou a Fórmula 1 ainda mais emocionante, por isso estou ansioso por correr nessa pista com os pneus P Zero. No geral, penso que a pista não é muito exigente para os pneus. É muito técnica e tem uma primeira secção muito interessante. A Mercedes Arena dá-te uma boa possibilidade de ultrapassar durante a corrida e há um par de curvas rápidas que também são muito interessantes, por isso será muito divertido e não vejo a hora de correr perante o meu público local."

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