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Tópico: Cantinho da Fórmula1:

  1. #3256
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    Padrão Algumas das novas regras da Fórmula 1 a partir de 2014



    O Mundial de Fórmula 1 vai sofrer grandes alterações nas regras a partir de 2014, sendo que a mais significativa passa pela introdução dos motores V6 de 1600cc. Mas não só, pois os monolugares passam, por exemplo, a funcionar apenas com motor elétrico nas boxes, entre outras. Fique a conhecer algumas das novas normas na generalidade.

    Modo elétrico no pitlane

    A partir do início de 2014 todos os monolugares terão de utilizar um motor elétrico durante as suas passagens no pitlane. A nova geração do KERS permitirá que assim seja.

    Maior capacidade 'híbrida'

    Devido à introdução da regra que obriga ao modo elétrico nas boxes, será aumentada a capacidade do KERS, 80 cv para cerca de 160 cv.

    Caixas de 8 velocidades

    A partir de 2014, passará a haver restrições na alteração das relações das caixas de velocidades, que terão de se manter inalteradas, quer se corra no Mónaco ou em Monza. Contudo, passam a ser permitidas caixas de oito relações.

    Especificações do motor

    Para além da confirmação dos motores 1,6 litros V6, com um ângulo fixo de 90 ° em V, a FIA anunciou que o fluxo de combustível será limitado a 100 kg/hora. Este fluxo diminui à medida que as rotações do motor caem abaixo de 10.500 rpm a uma taxa de 9 kg/hora para 1.000 rpm.
    O diâmetro dos cilindros foi fixado em 80 mm, enquanto o peso do motor (incluindo o KERS) foi fixado num mínimo de 155 kg. O peso de KERS deverá ser entre 20 e 25 kg.

    Motor ligado pelo piloto

    Outra vantagem dos sistemas híbridos é que os pilotos deverão ser capazes de iniciar seus motores sem qualquer ajuda externa. Esta nova regra acaba com os abandonos de corrida devido ao motor ir abaixo em pista. Deve ser possível a qualquer piloto reiniciar o motor do seu monolugar a qualquer momento sem qualquer ajuda externa.

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  2. #3257
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    Padrão Luiz Perez Sala junta-se à estrutura da Hispania Racing

    Luiz Perez Sala foi confirmado como conselheiro desportivo da Hispania Racing Team (HRT), integrando-se esta decisão no contexto de re-estruturação da equipa de Múrcia depois de ser adquirida pelo grupo financeiro Thesan Capital.



    O ex-piloto espanhol (à esquerda na foto, com Pedro Ruiz de Marcos, responsável da Thesan) já havia estado presente no recente GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, o que levantou desde logo rumores da sua possível integração da HRT.

    Perez Sala foi escolhido pela Thesan Capital para efetuar um balanço da situação da equipa e traçar os próximos passos a dar pela HRT na Fórmula 1. De acordo com os órgãos de comunicação espanhóis como o AS.com, a escolha de Perez Sala justifica-se com o facto da Thesan Capital necessitar de um especialista para avaliar a situação da HRT, ainda para mais tendo o ex-piloto boas relações com o Banco Popular, o qual esteve envolvido no processo de compra da Hispania.

    A sua função, ainda de acordo com o AS.com, será tratar dos aspetos desportivos da HRT, desde a escolha de pilotos a recursos técnicos e procura de uma nova sede, na medida em que atualmente a formação opera nas instalações providenciadas por Colin Kolles e o acordo com o atual diretor desportivo não deverá ser renovado.

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  3. #3258
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    Padrão Michael Schumacher "desapontado" com temporada até aqui

    Michael Schumacher admite estar desapontado com a temporada da Mercedes GP até aqui, com o piloto alemão a explicar que estava à espera de algo diferente para esta sua segunda temporada de regresso à modalidade com a equipa de Brckley.



    "Sim, estou desapontado. Todos nós esperávamos algo diferente. Na partida para o GP da Austrália, estávamos bastante excitados após bons testes de inverno. Não correu como queríamos, mas esperamos melhorar a nossa prestação", referiu o piloto na antevisão ao GP da Alemanha.

    "Não creio que estejamos em posição de discutir as vitórias. Estamos no caminho certo e a melhorar de forma firme, ainda que os resultados não o mostrem", acrescentou, observando ainda que está "otimista" quanto ao futuro.

    Quanto à prova deste fim de semana, disputada em Nürburgring, Schumacher admite ter "boas memórias deste lugar e com as recentes melhorias que tivemos, esperamos melhorar ainda mais e oferecer alguma coisa aos nossos adeptos".

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  4. #3259
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    Padrão Rubens Barrichello confiante na renovação do contrato

    Tendo referido recentemente a sua intenção de permanecer na Fórmula 1 e na Williams por mais uma temporada, Rubens Barrichello referiu ao site Autosport.com que as conversações para a renovação do seu contrato deverão começar em breve. Para o efeito, o veterano piloto brasileiro adiantou que já efetuou contacto com o Adam Parr.



    "Trocámos e-mails um com o outro a dizer que as conversações iriam continuar aqui, pelo que estou bastante expectante. [O novo contrato] será na mesma base do anterior, pelo que acredito que não irá demorar muito tempo", referiu Barrichello.

    "Tudo o que eu quero na minha carreira na Fórmula 1 é de um carro que seja novamente competitivo para que possa utilizar a minha sabedoria e a minha velocidade para chegar ao topo e tentar vencer o campeonato", acrescentou.

    Na próxima temporada, a Williams irá reatar a sua ligação com a Renault, com esse anúncio a deixar o piloto brasileiro mais confiante na possibilidade de contar com um monolugar mais competitivo.

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  5. #3260
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    Padrão GP do Canadá foi a corrida com mais ultrapassagens

    Num ano em que se estreou o DRS, as ultrapassagens dispararam.



    As corridas que mais ultrapassagens tiveram este ano foram Montreal (136), Istanbul (123) e Xangai (97). O Grande Prémio com menos trocas de posição foi, muito naturalmente, o Mónaco, com apenas 22. A verdade é que em Silverstone (29) e Melbourne (30) as coisas não foram muito melhores, se bem que no caso da prova australiana, na estreia da utilização do DRS, os pilotos e Comissários Desportivos estavam ainda numa fase de adaptação ao sistema. Curiosamente, a prova de Silverstone proporcionou apenas 29 ultrapassagens, enquanto a corrida de Valência teve 44, o dobro do Mónaco e destas 16 tiveram lugar na primeira zona de DRS e apenas seis na segunda.

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  6. #3261
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    Padrão .DRS 'culpado' de 29% das ultrapassagens na F1 em 2011

    Durante a época de Fórmula 1 o DRS foi 'culpado' de 29 por cento do total de ultrapassagens. Na China, a percentagem cifrou-se em 33%, na Turquia (41%), Espanha (35%) e Valência (50%), uma corrida onde o DRS totalizou mais ultrapassagens que o '"modo normal". No Mónaco, 64% das ultrapassagens foram 'normais' contra apenas 9% através do DRS. As restantes deram-se nas boxes. Em Silverstone, 55% das ultrapassagens foram 'normais' e apenas 21% 'assistidas' pelo DRS.



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  7. #3262
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    Padrão GP da Alemanha - Treinos Livres 1

    Fernando Alonso começa treinos do GP da Alemanha na frente

    Fernando Alonso foi o mais veloz na primeira sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, disputada esta manhã no circuito de Nürburgring, parecendo confirmar a subida de competitividade da Ferrari após o triunfo em Silverstone.



    Com a Pirelli a levar para este primeiro treino novos pneus macios experimentais, a grande maioria dos 24 pilotos recorreu a esses pneus para obter as suas melhores marcas, cabendo a Fernando Alonso o melhor tempo da sessão, com um registo em 1.31,894s. O asturiano da Ferrari foi mesmo o único a rodar abaixo do segundo '32, revelando a boa performance dos 150º Italia no traçado alemão esta manhã.

    Nas duas posições seguintes ficaram os dois pilotos da Red Bull, com Mark Webber a obter o segundo melhor tempo, a 0,323s de Alonso, e Sebastian Vettel o terceiro, este a 0,374s. O quarto melhor tempo foi obtido por Felipe Massa, no segundo Ferrari.

    O duo da McLaren ficou nas duas posições seguintes, em quinto e sexto, com Lewis Hamilton na frente de Jenson Button, embora ambos tenham ficado já a mais de um segundo do registo de Alonso.

    Nico Rosberg foi o melhor dos representantes da Mercedes GP, com o sétimo tempo, enquanto os dois Force India voltaram a mostrar grande velocidade, ao ficarem em oitavo e nono, com Adrian Sutil a ficar na frente de Nico Hulkenberg. O top 10 ficou completo com a presença de mais um alemão, Michael Schumacher.

    A sessão decorreu sem grandes incidentes ao longo dos 90 minutos, apenas com algumas travagens falhadas no final da reta da meta e, depois, com uma saída de pista mais aparatosa de Sebastien Buemi já nos minutos finais. Sem tocar em nada, o piloto da Toro Rosso ainda chegou a levantar voo na escapatória de gravilha, na qual ficou 'atascado'.

    1 Fernando Alonso Ferrari 1:31.894 30 voltas
    2 Mark Webber RBR-Renault 0.323 24
    3 Sebastian Vettel RBR-Renault 0.374 27
    4 Felipe Massa Ferrari 0.787 23
    5 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1.102 18
    6 Jenson Button McLaren-Mercedes 1.734 22
    7 Nico Rosberg Mercedes 1.893 33
    8 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1.938 27
    9 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1.964 26
    10 Michael Schumacher Mercedes 1.969 31
    11 Vitaly Petrov Renault 2.200 22
    12 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 3.221 23
    13 Sebastien Buemi STR-Ferrari 3.477 20
    14 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 3.495 24
    15 Nick Heidfeld Renault 3.550 22
    16 Sergio Perez Sauber-Ferrari 4.477 22
    17 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 4.498 29
    18 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 4.948 29
    19 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 4.988 27
    20 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 6.610 22
    21 Karun Chandhok Lotus-Renault 6.871 19
    22 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 7.385 24
    23 Timo Glock Virgin-Cosworth 8.215 23
    24 Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 8.534 22

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  8. #3263
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    Padrão Bernie Ecclestone admite ter pago mas como resposta a ameaças

    Envolvido num escândalo de corrupção, Bernie Ecclestone admitiu ao jornal The Daily Telegraph que pagou 44 milhões de dólares (cerca de 30,5 milhões de euros) ao antigo diretor do banco alemão BayernLB, Gerhard Gribkowsky no processo de venda da modalidade em 2006 à CVC.
    No entanto, o responsável máximo pela Fórmula 1 garante que apenas o fez porque estava a ser ameaçado por Gribkowsky de que iria levantar problemas para o seu lado junto das autoridades financeiras britânicas caso não o fizesse.




    A braços com a justiça alemã, Gribkowsky está acusado de corrupção, fraude fiscal e fuga às respetivas obrigações financeiras enquanto funcionário do banco. Intermediário da venda de 48 por cento das ações do BayernLB na SLEC Holdings, antiga detentora dos direitos comerciais da F1, Gribkowsky é acusado de ter recebido um suborno de Ecclestone no valor de 44 milhões de dólares para negociar as ações a preço mais baixo.

    Agora, Ecclestone, envolvido formalmente neste caso, confessou ao jornal The Daily Telegraph que efetuou o pagamento dessa verba, não como suborno mas como correspondências às 'exigências' de Gribkowski de que iria denunciar às autoridades financeiras britânicas o suposto envolvimento de Ecclestone na Bambino Holdings,. Na sequência dessa alegada ameaça, Ecclestone decidiu, após consulta com o seu advogado, pagar a quantia de forma a evitar uma longa e ainda mais custosa caminhada em tribunais para provar a sua inocência caso a denúncia fosse mesmo feita.

    "Eu nunca tive nada a ver com essa entidade [Bambino Holdings] de qualquer forma, mas ele ameaçou dizer que eu a estava a gerir", defendeu-se Ecclestone, acrescentando ainda que a única coisa que fez foi transferir uma parte das suas ações para a Bambino Holdings num momento em que temia pelo seu estado de saúde como forma de precaver a herança para a sua esposa na altura, Slavica. Isto porque não tendo Slavica Ecclestone morado o tempo suficiente no Reino Unido, teria que pagar taxas exorbitantes na altura de receber a herança. "Não havia nada de errado com esse fundo, mesmo nada", reforçou.

    "Ele nunca me disse que se não lhe desse o dinheiro, ele diria o que estava a ameaçar. Ele apenas me deixou com o facto de que o poderia fazer ou não", disse Bernie, enfatizando que nunca subornou ninguém, mas lembrando aquilo que os seus advogados lhe disseram quando os interrogou da possibilidade de existir uma denúncia de Gribkowsky: "Eles disseram-me 'eu digo-te o vai acontecer, as Finanças vão fazer uma auditoria e tu terás de te defender, porque o poderás fazer, e estarias três anos em tribunal e isso iria custar-te uma fortuna. É melhor pagar'".

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  9. #3264
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    Padrão GP da Alemanha - Treinos Livres 2

    Mark Webber liderou segunda sessão de treinos livres

    Mark Webber (Red Bull) foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, com o piloto da Red Bull a bater Fernando Alonso (Ferrari) por apenas 0,168s.



    A equipa transalpina foi aquela que mais tempo figurou no topo da tabela de tempos, primeiro com Felipe Massa e depois com Fernando Alonso. Contudo, com os Red Bull a montarem pneus macios, Mark Webber conseguiu saltar para a primeira posição com cerca de meia hora para o final após registar uma volta em 1.31,770s. De seguida, ainda melhorou o seu registo para 1.31,711s, naquela que viria a ser a melhor marca final.

    Alonso ficou, então, com o segundo posto, tendo confirmado a boa prestação vista esta manhã pelos Ferrari. O espanhol passou ainda por um momento mais 'quente' ao queimar uma travagem e sair de pista no gancho Dunlop, mas 'recuperou' o seu monolugar sem problemas.

    Sebastian Vettel ficou logo a seguir, na terceira posição, a 0,373s, ficando na frente de Felipe Massa, que se quedou a 0,643s. Não muito longe ficaram os dois Mercedes, com Michael Schumacher a superiorizar-se a Nico Rosberg, ambos ainda a menos de um segundo da frente.

    Lewis Hamilton foi o sétimo melhor aos comandos do monolugar da McLaren-Mercedes, mas já a mais de um segundo, ao passo que o top 10 ficou completo com os Renault de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov e ainda com o Force India de Adrian Sutil. Jenson Button, a braços com alguns problemas nos escapes do seu McLaren, foi apenas o 11º da sessão, não tendo feito muitas voltas.

    A sessão foi ainda problemática para Daniel Ricciardo, cujo Hispania Racing se viu obrigado a parar ao cabo de apenas cinco voltas com problemas mecânicos, e para Sebastien Buemi, cujo Toro Rosso padeceu também de problemas.

    1 Mark Webber RBR-Renault 1.31,711 34 Voltas
    2 Fernando Alonso Ferrari 0,168 38
    3 Sebastian Vettel RBR-Renault 0,373 28
    4 Felipe Massa Ferrari 0,643 36
    5 Michael Schumacher Mercedes 0,700 31
    6 Nico Rosberg Mercedes 0,846 32
    7 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1,013 28
    8 Nick Heidfeld Renault 1,387 17
    9 Vitaly Petrov Renault 1,427 22
    10 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1,500 34
    11 Jenson Button McLaren-Mercedes 1,514 17
    12 Paul di Resta Force India-Mercedes 1,588 34
    13 Sergio Perez Sauber-Ferrari 2,402 34
    14 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 2,633 34
    15 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 2,776 37
    16 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 2,780 35
    17 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 3,285 35
    18 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 4,042 42
    19 Timo Glock Virgin-Cosworth 5,229 32
    20 Karun Chandhok Lotus-Renault 5,537 33
    21 Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 5,602 33
    22 Vitantonio Liuzzi HRT-Cosworth 6,434 31
    23 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 9,026 5
    24 Sebastien Buemi STR-Ferrari Sem tempo 3

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  10. #3265
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    Padrão Novos escapes do Renault "têm potencial"

    Tendo ensaiado nos treinos livres de hoje para o GP da Alemanha uma nova solução das saídas de escape, a Renault deverá decidir esta noite se manterá a solução mais radical com que competiu desde o início da temporada 2011 ou se optará por esta nova configuração, mais convencional.



    Nick Heidfeld, que ensaiou a novidade hoje, revelou que esta nova solução tem bastante potencial competitivo, mas ao mesmo tempo, alguns problemas, pelo que a equipa irá decidir esta noite qual o rumo a seguir.

    "Vemos bastante potencial nesta solução, mas não está a funcionar perfeitamente neste momento. Há muito trabalho a fazer. O carro parece estar definitivamente melhor com esta novidade e é uma grande diferença em relação ao que tínhamos antes. Temos de trabalhar um pouco mais nela, por isso vamos ver os dados mais tarde e depois vemos o que fazer", é citado Heidfeld no Autosport.com.

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    Padrão Pilotos da McLaren com expectativas em baixa para a qualificação

    Os pilotos da McLaren baixaram as suas expectativas para a sessão de qualificação depois das duas primeiras sessões de treinos livres de hoje para o GP da Alemanha, com Lewis Hamilton a considerar que "não poderemos lutar pela pole position amanhã ou pelo menos assim parece".



    Os responsáveis da equipa de Woking esperavam poder voltar à luta com a Red Bull e a Ferrari após o retrocesso da Federação Internacional do Automóvel (FIA) no que diz respeito aos gases de escape no difusor (afirmando mesmo que essa limitação em Silverstone lhes custou 0,8 segundos), mas os treinos livres de hoje parecem mostrar uma realidade mais difícil para a McLaren.

    "Em ritmo de qualificação simplesmente não temos o mesmo andamento para lutar com eles - em ritmo de uma única volta, eles têm cerca de um segundo de vantagem sobre nós. Não sabemos com que cargas de combustível é que cada um andou, por isso poderemos ficar positivamente surpreendidos amanhã se descobrirmos que estávamos mais pesados do que os outros, ainda que historicamente não tenha sido esse o caso", referiu Hamilton, demonstrando ainda assim esperança para a corrida.

    "É na corrida que podemos causar mais estragos e encurtar a distância por alguma razão. Poderemos ter a oportunidade de desafiar pelo menos um dos Ferrari e Red Bull. Claro que eles são bastante rápidos, mas tudo pode acontecer", sumarizou.

    Da parte de Button, que considerou o seu dia "para esquecer", um problema com o sistema KERS fê-lo perder muitas voltas de manhã, mas ainda assim o campeão de 2009 acredita na possibilidade de lutar pelas posições cimeiras na Alemanha.

    "Foi um dia bastante complicado para afinar o carro. Para condições de apenas uma volta penso que estamos a chegar lá, mas estamos bastante mais longe [da frente] do que pensávamos. Esta manhã não encontrei o equilíbrio do carro e tive imensas dificuldades e à tarde não tinha o sistema KERS, pelo que isso não foi perfeito. Não estamos tão rápidos quanto os Red Bull numa única volta, mas penso que nunca sonhávamos poder estar ao mesmo nível. Trata-se de saber se conseguimos lutar com os carros da frente e temos de continuar a apontar a isso, mas será muito difícil", referiu Button.

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  12. #3267
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    Padrão Fernando Alonso satisfeito com confirmação da competitividade da Ferrari

    Fernando Alonso voltou a salientar a evolução dos Ferrari ao longo das últimas semanas, demonstrando-se bastante satisfeito com a prestação dos monolugares italianos nas sessões de treinos livres do GP da Alemanha de hoje.



    "Foi uma sexta-feira normal, como qualquer outra. As primeiras impressões do carro são boas, o que confirmam que estamos a trabalhar no bom caminho. Aquilo que aconteceu em Silverstone, já o disse antes, não foi um milagre por causa dos regulamentos relacionados com os escapes. Esse resultado deveu-se a muitos melhoramentos introduzidos a cada corrida, como se pôde ver pelo facto de que, a partir do Mónaco, regressámos um bom nível em termos de competitividade e aqui, onde regressamos às regras de Valência, continuamos na frente", referiu Alonso.

    "Em teoria, o frio não é positivo para nós: nestas condições, os Red Bull são ainda melhores, mas cabe-nos a nós adaptar-nos o melhor possível a estas condições. Além disso, as baixas temperaturas também podem ter impacto na nossa estratégia para a qualificação, dado que não é fácil fazer um bom tempo logo na primeira volta. Se chover a situação será ainda mais complicada", completou o líder da sessão matinal em Nürburgring.

    Também Felipe Massa destacou os progressos da Ferrari, afirmando que "tinhamos muito trabalho para fazer e conseguimos fazê-lo nas duas sessões sem qualquer problema. Posso dizer que estamos satisfeitos com o nosso nível de competitividade, mesmo que ainda seja cedo para dizer se podemos lutar por alguma coisa de importante".

    "O nosso ritmo em séries longas não é mau nos dois tipos de pneus: existem algumas diferenças entre os pneus principais e de opção e teremos de ter isso em atenção quando tratarmos da estratégia de corrida. Gosto deste circuito: tem subidas e descidas e muitas mudanças de direção que o tornam divertido de percorrer. Claro que se tivermos um carro competitivo poderemos ter ainda mais diversão", completou o paulista.

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  13. #3268
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    Padrão GP da Alemanha - Treinos Livres 3

    Sebastian Vettel dá o mote para a qualificação

    A Red Bull colocou os seus dois pilotos nas duas primeiras posições da terceira sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, com Sebastian Vettel a mostrar-se o mais veloz ante Mark Webber. Contudo, a vantagem dos Red Bull sobre o Ferrari de Fernando Alonso não é muito grande, pelo que a sessão de qualificação deverá ser bastante interessante.




    Uma vez mais, o Ferrari de Fernando Alonso voltou a mostrar-se bastante competitivo nesta sessão, acabando por ser o único a conseguir dar luta aos Red Bull. À entrada dos últimos três minutos, o espanhol liderava o ensaio, mas primeiro Mark Webber e, depois, Sebastian Vettel melhoraram os seus tempos nos instantes finais para ficarem nas duas primeiras posições.

    Vettel foi o único a rodar na casa do segundo '30, com um registo de 1.30, 916s, deixando Webber a 0,133s. Não muito longe, e preferindo ficar nas boxes a assisir ao 'ataque' final dos pilotos da equipa de Milton Keynes, Alonso ficou a 0,222, dando boas indicações para a sessão de qualificação.

    Os McLaren-Mercedes revelaram melhorias em relação aos treinos de ontem, com os seus dois pilotos a ficarem nas posições seguintes a Alonso, embora a mais de meio segundo de Vettel. Lewis Hamilton foi o quarto, a 0,662s, enquanto Jenson Button foi o quinto, a 0,707s.

    Nico Rosberg deu boas indicações também para a Mercedes, ao colocar-se em sexto, na frente de Felipe Massa (Ferrari), Adrian Sutil (Force India), Michael Schumacher (Mercedes) e Pastor Maldonado (Williams).

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    Padrão Renault regressa aos escapes originais para o resto do fim de semana

    Tendo avaliado ao longo do dia de ontem uma solução com saídas de escape junto ao difusor no monolugar de Nick Heidfeld, a Renault optou por reverter para a solução mais radical vista desde o início da temporada, com as saídas de escape junto ao início dos flancos.



    Ainda que os resultados de Heidfeld tenham sido promissores, tendo o piloto alemão confirmado também que a solução era mais eficaz, a Renault decidiu que a nova solução de escapes ainda não está suficientemente desenvolvida, a começar pelo facto de ser cerca de quatro quilos mais pesada do que a versão original, já que não é integralmente concebida em fibra de carbono.

    Assim, e de acordo com o site Autosport.com, os dois monolugares da equipa britânica vão contar com os mesmos sistemas de escapes utilizados até aqui no fim de semana do GP da Alemanha, embora o novo sistema deva continuar a ser aperfeiçoado para futura introdução no R31. Em declarações ao Autosport.com, Eric Boullier, diretor da equipa, explicou que "parece que o carro está a funcionar muito melhor agora", mas demonstra confiança na melhoria da performance da Renault, até porque estão já a ultimar novas evoluções do monolugar.

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    Padrão GP da Alemanha - Qualificação

    Mark Webber bate Lewis Hamilton na luta pela pole position

    Ainda não foi desta que a dominância da Red Bull em qualificação foi quebrada. Mark Webber ofereceu mais uma pole position à Red Bull na temporada 2011, embora desta feita tenha contado com a oposição veemente, de certa forma inesperada, do McLaren de Lewis Hamilton. Sebastian Vettel vai largar da terceira posição, falhando pela primeira vez este ano a primeira linha da grelha
    .



    Esperava-se uma batalha renhida entre os pilotos da Red Bull e Ferrari na sessão de qualificação para a corrida alemã em Nürburgring, mas na fase decisiva foi Lewis Hamilton quem mais trabalho deu a Mark Webber e a Sebastian Vettel. Logo na primeira tentativa de cada um dos pilotos da frente, ficou patente que os Red Bull estavam bastante fortes, com Mark Webber a mostrar-se desde logo o mais forte, seguido de Vettel e de Hamilton.

    Na segunda tentativa, Alonso melhorou o seu tempo, mas não conseguiu melhor do que o terceiro posto, sendo que depois de si Webber melhorou para 1.30,079s, incrementando a sua primeira posição. Contudo, Hamilton acabou por ficar bastante perto, ao ser apenas 0,055s mais lento do que o australiano, numa prestação que lhe valeu o segundo lugar na grelha de partida e a divisão dos dois Red Bull. A prestação de Hamilton acaba por ser tanto mais surpreendente já que o piloto britânico estava a mais de meio segundo da frente no terceiro treino livre, disputado esta manhã.

    Último a cruzar a linha de meta, Vettel teve de se contentar com o terceiro posto, também não muito longe da frente (a 0,137s), enquanto Fernando Alonso ficou com o quarto lugar, embora tenha de ser considerado como um dos principais protagonistas para a corrida de amanhã, já que os Ferrari costumam melhorar o seu ritmo em corrida e hoje o melhor tempo do espanhol ficou a apenas 0,363 da frente. Atrás de si ficou o seu colega de equipa, Felipe Massa, embora o brasileiro esteja a 0,8 segundos da frente.

    Nico Rosberg deu uma pequena alegria à Mercedes, ao conseguir saltar para o sexto posto nos instantes finais, já a 1,1 segundos, mas na frente de Jenson Button, que hoje se viu claramente batido por Hamilton no seio da equipa McLaren. Adrian Sutil voltou a ter uma grande prestação aos comandos do seu Force India, na oitava posição, ao passo que Vitaly Petrov (Renault) e Michael Schumacher (Mercedes) completaram o lote dos dez melhores. De notar, ainda, a presença de quatro pilotos germânicos entre os dez melhores.

    Williams e Toro Rosso desapontam

    À porta dos dez primeiros ficou Nick Heidfeld, que se viu de fora da fase decisiva por 'culpa' da melhoria do seu companheiro de equipa na Renault, acabando por ficar na frente de Paul di Resta, que não conseguiu imitar a boa prestação evidenciada por Sutil. A desilusão voltou a ser visível na Williams, com nenhum dos seus pilotos a conseguirem passar para a fase final: Pastor Maldonado e Rubens Barrichello ficaram em 13º e 14º, respetivamente.

    Sérgio Perez foi o único dos representantes da Sauber na Q2, já que Kamui Kobayashi ficou de fora logo na primeira fase, acompanhado os seis carros das equipas mais jovens da F1. Igualmente abaixo das expetativas ficaram os dois pilotos da Toro Rosso, não tanto pelas posições mas pela distância a que ficaram dos outros, com Sebastien Buemi a ficar pouco à frente de Jaime Alguersuari.

    Mais atrás, Heikki Kovalainen foi o melhor das equipas 'jovens' no 19º lugar, aos comandos do monolugar da Team Lotus, ficando na frente de Timo Glock, que conseguiu intrometer o seu Marussia Virgin entre os dois Lotus. Nas duas últimas posições ficaram os dois pilotos da Hispania Racing, com a particularidade de Vitantonio Liuzzi ter batido Daniel Ricciardo por escassa margem.

    Q3

    1. Mark Webber Red Bull-Renault 1.30,079s
    2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,055
    3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,137
    4. Fernando Alonso Ferrari + 0,363
    5. Felipe Massa Ferrari + 0,831
    6. Nico Rosberg Mercedes + 1,184
    7. Jenson Button McLaren-Mercedes + 1,209
    8. Adrian Sutil Force India-Mercedes + 1,931
    9. Vitaly Petrov Renault + 2,108
    10. Michael Schumacher Mercedes + 2,403
    Q2 - Tempo limite de passagem à Q3: 1.33,180s
    11. Nick Heidfeld Renault 1.32,215s
    12. Paul di Resta Force India-Mercedes 1.32,560s
    13. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1.32,635s
    14. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1.33,043s
    15. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1.33,176s
    16. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.33,546s
    17. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1.33,698s
    Q1 - Tempo limite de passgaem à Q2: 1.33,664s
    18. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.33,786s
    19. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1.35,599s
    20. Timo Glock Virgin-Cosworth 1.36,400s
    21. Karun Chandhok Lotus-Renault 1.36,422s
    22. Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 1.36,641s
    23. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1.37,011s
    24. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1.37,036s

    Autosport

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