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Tópico: O que é centralina e como é usada

  1. #1
    GForum Vip Avatar de rafa11
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    Padrão O que é centralina e como é usada

    CONHECIMENTOS BÁSICOS

    O que é UCE e como é usada


    As UCEs são dispositivos eletrônicos capazes de definir as condições de funcionamento do motor e adequá-lo as diferentes condições encontradas; elas governam todas as funções vitais do motor, da injeção de combustível nos cilindros ao ponto exato de ignição na câmara de combustão, do sistema de freio anti-bloqueio (ABS), ao sistemas de controle de tração.


    UCE Bosch Motronic ML 5.4

    A UCE controla o avanço e injeção dos automóveis, intervindo constantemente para um ótimo funcionamento do motor, compensando as variadas condições atmosféricas e de carga no motor.

    Para funcionar corretamente, uma UCE precisa de alguns sinais que ela recebe de dispositivos chamados sensores, estes são montados em pontos específicos do motor, são eles:

    * Sensor de temperatura e volume do ar admitido
    * Sensor de temperatura do motor
    * Sensor de rotação
    * Sensor de detonação
    * Sensor de posição da borboleta
    * Sensor de quantidade de oxigênio no gás de descarga (sonda lambda )

    A leitura e emissão de dados é feito em tempo real, durante o funcionamento do motor; os sinais que a UCE emite para os atuadores de controle do motor são:

    * Tempo de abertura do injetor de combustível
    * Correção do avanço de ignição
    * Controle de marcha lenta

    As vantagens deste sistema são:

    * Economia de combustível
    * Aumento do potência em algumas condições
    * Maior torque, conseqüentemente mais aceleração
    * Menor emissão de gases tóxicos
    * Melhor desempenho a frio
    * Marcha lenta constante em todas as condições

    Onde estão instaladas as UCEs

    Normalmente as UCEs estão situadas nos seguintes pontos:

    * No lateral do lado do passageiro como na
    * Debaixo do painel ou debaixo do porta-luvas,
    * No compartimento do motor

    O que é uma EPROM?

    Uma EPROM (Memória apagável programável somente para leitura - Erasable Programmable Read Only Memory ) é um componente eletrônico capaz de armazenar milhares de dados; existem modelos diferentes, cada uma com uma capacidade de memória diferente; uma característica importante das EPROMs é que elas podem ser apagadas e reprogramadas muitas vezes.


    O apagamento é feito submetendo as memórias a uma emissão de raios ultra-violeta, de um comprimento de onda específico, por um certo tempo, enquanto a gravação é feita com um dispositivo chamado Gravador de EPROMs. Uma amostra do software Programador de Eprom é mostrado na figura


    Onde a EPROM está situada na UCE

    Nas UCEs mais difundidas no comércio, a Eprom tem sua localização como mostrado nas figuras abaixo:




    Como ler os dados de uma EPROM

    Nas UCEs, a EPROM contém o sistema operacional e os parâmetros relativos ao funcionamento do motor em diferentes condições, estes parâmetros são denominados "mapeamento". Um exemplo é mostrado na Figura, onde você pode ver a quantidade de combustível injetada nos cilindros em função de duas variáveis diferentes, a carga e a rotação do motor.


    Uma vez retirado o chip e inserida em um Programador de EPROM adequado, o conteúdo da memória pode ser lido e gravado como arquivo em um computador

    Fases de um remapeamento

    As operações de remapeamento são extremamente simples porque você trabalha essencialmente com parâmetros gráficos; o processo é composto por 7 fases :

    1. Abertura da UCE,
    2. Retirada da EPROM,
    3. Leitura com o Leitor/Gravador de EPROM,
    4. Remapeamento das curvas específicas,
    5. Gravação do novo chip,
    6. Inserção da EPROM na UCE,
    7. Prova do carro.

    A maioria das EPROMs originais podem ser apagadas e reutilizadas, porém é aconselhável aguardar um período técnico para só então apagar o chip original.

    Nestas fases obviamente o emulador de Eprom não é usado, que ligado diretamente ao computador, pode alterar em tempo real as curvas do mapeamento, evitando assim as fases 4,5,6 no acerto do mapeamento, e obtendo o resultado para provar diretamente o efeito de mudança durante o executar ou em um banco de prova de máquina.

    O Programa não tem um mapeamento padrão, ele permite ao operador configurar os parâmetros que ele prefere. A responsabilidade de todas as mudanças no motor ficam a cargo do operador.

    Nenhuma parte da UCE pode ser danificada por uma programação errada, nem os componentes controlados por ela , como injetores, bobina de ignição, etc.. Estes componentes só podem ser danificados devido a curto circuitos ou polarizações invertidas, mas não por instruções erradas.

    O motor pode ser danificado se não forem respeitadas as tolerâncias do projeto, como mostrado neste exemplo:

    Se em um carro com motor turbo com capacidade de 100 HP, o mapeamento é mudado para a potência ser de 200 HP, agindo no tempo de injeção, no avanço de ignição , no overbooster e no limitador de rotações, sem fazer as mudanças mecânicas necessárias para sustentar o excesso de potência, com certeza este motor não terá uma vida longa.

    Obviamente quando um mapeamento é mudado, você deve saber onde e como agir.

    Sugerimos que você use o programa para corrigir mau funcionamento do motor devido a uma mistura de ar-combustível errada, para acertar um avanço de ignição errada, aumento de torque em baixas rotações, com melhoria de retomada e mais elasticidade no motor, com consumo reduzido.
    Como ler um mapeamento

    Com o programa ANÁLISE DE MAPEAMENTO DE EPROM você pode visualizar os mapeamentos diferentes como injeção e avanço. Um exemplo de conteúdo de uma EPROM é representado pela imagem seguinte:


    Esta seqüência ininteligível de números e letras é convertida pelo programa em um gráfico legível como indicada na figura abaixo:


    Como mudar um mapeamento

    Mudando os valores em pontos específicos do mapeamento da EPROM, você verificará diferentes desempenhos do motor nas condições de operação determinadas.

    Em primeiro lugar você lê a Eprom e salva o conteúdo em um arquivo, você executa o programa e, clicando em uma tecla, você escolhe o arquivo para ser carregado em memória

    Neste momento, com a seleção de uma tecla, você gera um arquivo idêntico ao original, em que você pode fazer mudanças.

    No banco de informações mostrado na Figura, você pode adicionar endereços referentes a pontos ativos da EPROM, os chamados ponteiros. A partir desta tela você pode abrir o programa já com o arquivo escolhido editado.



    Tudo isso pode ser facilmente comparado ao original sobrepondo as duas curvas, como na Figura





    Visto isto esta coisa de aumentar potencia até é facil é tudo uma questão de curvas


    Fonte: motorar

  2. #2
    Gforum Iniciado Avatar de sansoni7
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    Padrão Excelente...

    ...tópico.

    Alguns «segredos» foram, desta forma, revelados.

    Um bom contributo para a «guerra» das repros. pepsi

  3. #3
    Gforum Dedicado Avatar de Sonhador_1962_
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    Muito util essa informação, obrigado
    cumps

  4. #4
    Gforum Dedicado Avatar de Sonhador_1962_
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    Que programa é usado para fazer a Gravação de EPROMs.?
    Cumps

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por Sonhador_1962_ Ver Post
    Que programa é usado para fazer a Gravação de EPROMs.?
    Cumps
    normalmente cada programador funciona com um software que o acompanha feito para ele

  6. #6
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    Muito bom este topico...

    Só me restou uma duvida, é sempres preciso a remoção da Eprom para se realizar uma repro???

    Não é possivel atravez de por exemplo um cabo OBD fazer uma repro(com o programa endicado e um computador claro).

    Aguardo Resposta

    Cumpts Fãbio N.

  7. #7
    Gforum Iniciado Avatar de wolf_invitro
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    bem haja a todos !
    alguem conhece algum tipo de manual para defenir parametros para os valores de uma epron? ou dicas !

  8. #8
    Gforum Iniciado Avatar de wolf_invitro
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    bem haja a todos !
    alguem conhece algum tipo de manual para defenir parametros para os valores de uma epron? ou dicas !

  9. #9
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    Padrão topico5*

    amigo o tópico está exelente o problema é que não consigo ver as imagens porque será?

  10. #10
    GForum Vip Avatar de rafa11
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    Citação Postado originalmente por adkoni Ver Post
    amigo o tópico está exelente o problema é que não consigo ver as imagens porque será?
    Boas, não consegues ver porque foram apagadas do servidor onde estavam alojadas, logo que consiga arranjar algo parecido irei colocar.

  11. #11
    Gforum Iniciado Avatar de jjg47
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    Padrão Eprom

    Boas, será possivel alguem identificar algumas marcas de leitor/gravador de EPROMs mais utilizadas para repros de ECUs?

  12. #12
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    Boas, kem sabe sabe. já ha alguma maneira de conseguir ver as imagens? eu sou novo por estas bandas e so consegui ver o texto =s era mxm o k eu estava à procura pena n conseguir as fotos. Abraços Mkz

  13. #13
    Gforum Dedicado Avatar de Sonhador_1962_
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    é pena este assunto estar muito parado, va la pessoal vamos dar vida a este topico!pepsi

  14. #14
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    Boas.. há a possiblidade de arranjarem as imagens deste post? Eu ando a fazer um trabalho e iria me ser muito útil :P

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