Quando você inicia a instalação do Windows Vista é possível ignorar a tela da chave de CD, garantindo a instalação e execução de qualquer edição do Vista por até 30 dias, quando será necessário digitar a sua chave de CD original para ativar o sistema. Caso a ativação não for realizada, vários recursos serão desativados e o sistema só poderá ser usado por 1 hora, para que você possa adquirir uma chave original via Internet (nos Estados Unidos é possível comprar o Windows Vista eletronicamente e receber a chave de instalação via e-mail).

Mas, e se você desejar mais tempo para testar e decidir se realmente quer ativar o sistema? Um comando, muito simples e rápido, pode reiniciar o tempo de ativação de volta aos 30 dias, por até 3 vezes. Com isso, você terá até 4 períodos de até 30 dias, resultando em 120 dias sem precisar ativar.

Para reiniciar o período de ativação, abra o menu iniciar e na caixa de busca integrado ao menu digite: "CMD" (sem as aspas). Imediatamente aparecerá no topo da lista o CMD.exe, que é o command do Windows. Dê um clique-direito no atalho e peça para "Executar como administrador". Se você não abrir o command com acesso administrativo, a dica não funcionará.

Já na janela do command, o título dela deve ser "Administrador: c:\windows\system32\cmd.exe", confirmando o acesso elevado. Na janela digite: "slmgr –rearm" (sem as aspas) e pressione enter. Aguarde uns 30 segundos para a janela de confirmação aparecer.

Reinicie seu computador e confira se a data de ativação retornou aos 30 dias acessando: Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Sistema.

Segundo o EULA do Windows, o usuário tem o direito de utilizar o software até a data informada no processo de instalação. Porém, a única data de prazo que consta durante todo o processo é a de ativação. Mas você deve possuir a licença do Windows Vista para instalar o software.


Before you activate, you have the right to use the version of the software installed during the installation process. Your right to use the software after the time specified in the installation process is limited unless it is activated. This is to prevent its unlicensed use. You will not be able to continue using the software after that time if you do not activate it.
O script slmgr é citado no site da Microsoft
cumpts
hell