Esta dica tem como finalidade mostrar como consegui configurar dois monitores LCD em uma única placa de vídeo GForce 7300 SE no Ubuntu 9.10.

Vamos lá!

O computador usado tem o sistema operacional Ubuntu 9.10 instalado com placa de vídeo GForce 7300 SE, esta placa de vídeo tem duas saídas de vídeo, uma DVI e outra VGA e dois monitores de 17 polegadas AOC iguais (podem ser usados monitores diferentes, mas isso pode comprometer a qualidade da imagem). Utilizei um adaptador de vídeo do tipo DVI para VGA para plugar o segundo monitor na placa.

Primeiro devemos instalar o driver correto da placa mãe, optei pela instalação em modo gráfico para facilitar o trabalho, mas também pode ser feita em modo texto (para os mais experientes).

No menu, acesse:

Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic

Com o gerenciador aberto, digite NVIDIA no campo BUSCA RÁPIDA e procure pelo driver nvidia-185. Instale este driver e reinicie o computador.

Após reiniciar, verifique em Sistema + Administração se o software de gerenciamento da nvidia está instalado. Caso sim, aparecerá no menu a opção NVIDIA X Server Settings. Caso não tenha instalado automaticamente, como root use o comando:

# apt-get install nvidia-settings

Na opção NVIDIA X Server Settings, acesse a segunda opção do menu lateral esquerdo o "X Server Display Configuration".

No "X Server Display Configuration" observe se aparecem dois monitores, provavelmente o segundo monitor estará disabled (desabilitado), caso sim, selecione este monitor e siga os passos.

Aqui provavelmente estará o grande problema, se o usuário logado não tiver permissão sobre o arquivo, aparecerá uma mensagem de erro informando que não poderá modificar o xorg.conf. Neste caso poderemos fazer duas coisas, dar permissão ao arquivo com o comando chmod ou logar como root e seguir os passos para configuração da placa de vídeo. eu optei em logar com root.

Agora siga os passos.
1.Selecione o monitor desabilitado;
2.Clique em configure e selecione a opção "Seperate X screen", clique em ok;
3.Clique em "Save to X Configuration File";
4.Clique em "Apply".

Caso queira colocar como monitor estendido, habilite a opção "Enable Xinerama".

Agora reinicie o computador e pode utilizar.


por Marco Vinycios