Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 18

Tópico: Melhores Caças da I Guerra Mundial

  1. #1
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Melhores Caças da I Guerra Mundial

    No princípio da I Guerra Mundial, os Estados-Maiores convenceram-se da necessidade de derrubar os aviões espiões do seu adversário, pois o avião já tinha sido desenvolvido o suficiente para explorar e espiar o inimigo. Daí a necessidade de um avião mais rápido e ágil que os do reconhecimento e bombardeamento. Foi assim que nasceu os caças.

    A princípio, o piloto do caça utilizava pistolas e carabinas para eliminar o adversário, ao ponto de usar outros meios pouco ortodoxos, como lançar granadas. As crónicas de guerra falam de derrube de aviões à pedrada, com cordas e correntes suspensas. Mas a arma utilizada foi a metralhadora usada por um soldado de infantaria colocado à frente do piloto, disparando por cima do disco varrido pela hélice do avião.

    Em 1915 os alemães foram surpreendidos pelo piloto francês Roland Garros, que apontava o nariz do avião contra eles. Garros foi o primeiro piloto a disparar através do disco varrido pela hélice do avião, que levava um deflector blindado. Devido a uma avaria, Garros foi obrigado a aterrar nas linhas alemãs. Estes descobriram o segredo e conseguiram melhorar o dispositivo no seu modelo Fokker. Mas um destes aparelhos aterrou por engano no campo dos aliados, e estes, por sua vez, copiaram-no. Teve assim início a era do Caça. O futuro dos ares seria dos caças.
    Última edição por mjtc; 11-09-2014 às 21:52.

  2. #2
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Vickers F.B.5

    O primeira avião projectado para ser armado com metralhadora foi o Destroyer, apresentado pela Vickers no Aero Show de Londres de 1913. Rebaptizado com a sigla F.B. (Flightining Biplane – caça biplano), foi construído em série desde 1914; em Fevereiro de 1915 equipou o primeiro esquadrão de caças do mundo: 0 11º do Royal Flying Corps. O F.B.5 ou Gun-Bus permaneceu em combate até ao Verão de 1916.
    Última edição por mjtc; 23-03-2012 às 12:33.

  3. #3
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Nieuport Baby

    Os franceses dotaram em 1915, este avião com uma metralhadora fixa, situada por cima da asa superior e que disparava por cima da zona varrida pela hélice. O seu objectivo era apontar contra o avião. Este revolucionário e mortífero sistema foi adoptado pelo piloto Roland Garros no seu Morane em princípios de 1915.
    Última edição por mjtc; 11-09-2014 às 21:50.

  4. #4
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Morane Saulnier N

    Foi o primeiro caça com metralhadora fixa no focinho. Com isso podia apontar contra todo o avião e dava uma nova dimensão ao combate aéreo. Para evitar a ruptura da hélice pelos projécteis que atravessavam a zona das pás da hélice, estes levavam um deflector de aço.

  5. #5
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Nieuport 17

    Caça francês, evolução do Baby de 1914, considerado como um dos melhores aviões de combate da sua época (1916) e o preferido dos ases do momento. A actuação deste caça preocupou os alemães, que decidiram copiá-lo. Mas não chegaram a fazê-lo devido à entrada em cena de uma versão alemã do Albatroz, muito mais potente.
    Última edição por mjtc; 23-03-2012 às 12:23.

  6. #6
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Fokker E.I. Eindecker

    O Fokker E.I. Eindecker foi o primeiro avião armado com uma metralhadora sincronizada com a hélice. Depois vieram o E.II, E.III e E.IV. Os Fokker foram imbatíveis no começo da Primeira Guerra Mundial, e sendo um aparelho equipado com um moderno sistema de poder de fogo, os pilotos alemães foram instruídos para não voarem sobre o território inimigo para que o segredo do mecanismo da metralhadora sincronizada não fosse descoberto. Os Fokker Eindecker dominaram os céus até que os Nieuports e os Spads fossem inventados pelos aliados.
    Última edição por mjtc; 11-09-2014 às 21:49.

  7. #7
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Fokker E III

    A fórmula definitiva do autêntico caça, a conjunção avião-homem-metralhadora, surgiu com este aparelho. Com a sua arma sincronizada com a hélice, o Fokker E III causou verdadeiros estragos na aviação aliada e deu durante um ano a supremacia aos alemães, até que apareceram aviões inimigos com um sistema de armamento semelhante. O Fokker E III foi o primeiro caça moderno da história da aviação.
    Última edição por mjtc; 23-03-2012 às 12:21.

  8. #8
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Spad S. VII

    Foi considerado o melhor caça em termos absolutos da primeira metade do conflito. Grande parte do êxito do caça deve-se ao motor Hispano-Suíça de 8 cilindros em V de 150 CV. A perfeição dos novos motores em linha determinou a decadência dos rotativos em estrela.

  9. #9
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Fokker Dr.I Dreidecker

    O Fokker Dr.I Dreidecker (triplano) foi um avião militar da Primeira Guerra Mundial projectado por Reinhold Platz e construído pela Fokker-Flugzeugwerke. O modelo ganhou notoriedade quando foi pilotado pelo "Barão Vermelho" Manfred von Richthofen. Este caça triplano possuia lemes e os controladores de elevação poderosos e conseguia virar a uma velocidade surpreendente. Não era dos melhores caças, mas contribuiu para a perda de muitos caças inimigos, tornando-se famoso por ser pilotado pelo melhor piloto da I Guerra Mundial: o Barão Vermelho.
    Última edição por mjtc; 09-02-2012 às 20:53.

  10. #10
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão S.E.5 a,

    Um dos melhores caças britânicos. Muito resistente, ágil e veloz, revelou-se superior aos Albatroz D III e ao Fokker Dr 1. Apareceu em 1917 e o seu emprego operacional contribuiu decisivamente para que os aliados reconquistassem o domínio do ar no último ano de guerra de 1914. Foi o melhor caça inglês depois do Sopwith Camel, demonstrando superioridade sobre os Nieuport e Spad.

    O seu primeiro voo foi realizado em 22 de Novembro de 1916; a sua produção em série começou em 1917 e só se concluiu depois da produção de 5205 unidades. Esteve ao serviço de 24 esquadrões ingleses, 2 americanos e 1 autraliano. Foi o avião preferido de muitos ases, entre os quais W. A. Bishop, J. T .B.McCudden e Edward Mannock. Este último foi o às dos ases ingleses e obteve 50 de suas 73 vitórias com um S.E.5a.
    Última edição por mjtc; 11-09-2014 às 21:46.

  11. #11
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Bristol F.2B

    Caça britânico de dois lugares, entrou em acção no dia 8 de Março de 1917 e depois de um começo infeliz, revelou-se excelente. De 20 de Janeiro de 1917 a Janeiro de 1918, os canadianos A. E. Mc Keever e L.F. Powell, com os seus F.2-B, abateram 30 adversários. Muito temido pelos alemães, teve 4470 exemplares construídos e permaneceu em serviço até 1972.
    Última edição por mjtc; 11-09-2014 às 08:49.

  12. #12
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Sopwith Triplane

    Caça britânico que entrou ao serviço em Fevereiro de 1917; logo se impôs por sua eficiência, a ponto de induzir 14 fábricas alemãs a estudar o avião triplano inglês. O às canadiano Raymond Collishaw, pilotando um Triplane, abateu 16 aviões, e o seu esquadrão, que era o 10º naval, contou mais de 61 vitórias.
    Última edição por mjtc; 11-09-2014 às 08:49.

  13. #13
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Bristol M 1C

    Um caso típico de como os preconceitos podem afectar as decisões sensatas. Este caça de 1917, demonstrou nas provas ser extremamente ágil e muito veloz, pois conseguia os 212 km/h com um motor rotativo de apenas 110 CV. O seu único defeito era ser monoplano.

  14. #14
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Sopwith 2F1 Camel

    Difícil de pilotar pelo forte efeito giroscópico do seu motor rotativo de 150 CV. Este motor provocava uma repartição imprevista de cargas nas viragens, embora em mãos peritas fosse surpreendentemente ágil, ideal para o combate a curta distância. Superava qualquer outro caça alemão, excepto talvez o Fokker triplano. Um dos melhores aviões de caça da Primeira Guerra Mundial, foi também o que registou maior número de vitórias (1294), inclusive entre estas vitórias inclui-se a obtida contra o Fokker Dr.I, de von Richthofen (Barão Vermelho). Esteve em combate de Julho de 1917 até o armistício. Distinguiu-se particularmente nas batalhas de Ypres e Cambrai.

  15. #15
    Moderador Avatar de mjtc
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    lisboncity
    Posts
    7.204

    Padrão Ansaldo A.1 Balilla

    O Ansaldo A.1 Balilla, assim alcunhado em honra do heroi popular genovês com o mesmo nome, foi um caça biplano italiano utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. Foi o único avião de caça desenvolvido neste país durante a guerra, pois a Itália utilizou principalmente caças de desenho francês durante o conflito. Era rápido, embora não muito manobrável, e foi utilizado principalmente como interceptor na defesa das cidades italianas. Foram produzidos mais de uma centena de exemplares.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Melhores Caças da II Guerra Mundial
    Por mjtc no fórum História Universal
    Respostas: 13
    Último Post: 28-07-2011, 06:36
  2. Bombardeiros Ligeiros da II Guerra Mundial
    Por mjtc no fórum História Universal
    Respostas: 9
    Último Post: 27-07-2011, 23:09
  3. Bombardeiros Pesados da II Guerra Mundial
    Por mjtc no fórum História Universal
    Respostas: 8
    Último Post: 27-07-2011, 09:07
  4. Fim da I Guerra Mundial foi há 91 anos
    Por nuno29 no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 12-11-2009, 00:21
  5. História da 2ª Guerra Mundial.
    Por Fanan no fórum História Universal
    Respostas: 0
    Último Post: 06-07-2008, 01:44

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •