Obras pertencentes à Coleção Berardo e da autoria do pintor português Amadeo de Souza Cardoso vão estar acessíveis a todos na internet. Os trabalhos vão juntar-se ao projeto Google Art, que já conta com uma base de dados com mil trabalhos artísticos.



Ontem foi apresentado no Museu de Orsay, em Paris, o plano para o alargamento da coleção que, numa primeira fase, conseguiu colocar online mil obras de arte. De acordo com a Lusa, está previsto que sejam adicionadas cerca de 30 mil obras em alta resolução, cedidas por 151 parceiros de 40 países. Portugal também está representado neste grupo pelo Museu Coleção Berardo e obras de Amadeo de Souza Cardoso.

Entre as obras do Museu Coleção Berardo, em Lisboa, estão representadas as duas obras do artista português Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918) - "Pelas Janelas" e Sem Título (Ponte) - e outras obras, nomeadamente do artista uruguaio Joaquin Torres Garcia, dos russos Liubov Sergeievna Popova e Lazar El Lissitzky e do francês Robert Delaunay.

O projeto, lançado pela primeira vez em Fevereiro do ano passado, permite aos utilizadores da Internet desfrutar de centenas de obras de artistas representados em museus de todo o mundo, como o Metropolitan e o MoMA, em Nova Iorque, o Hermitage, em São Petersburgo, a Tate Britain e a National Gallery, em Londres, o Museu Rainha Sofia, em Madrid, ou a coleção do Museu de Arte Islamita no Qatar e a Galeria Nacional de Arte Moderna, em Deli.

A aplicação pode levar ainda os internautas a viajar pelos museus em todo o mundo, visitar as salas e apreciar as obras de arte em detalhe para conhecer as coleções de pintura, escultura, fotografia ou artes decorativas.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, os utilizadores poderão pesquisar conteúdos em função do nome do artista, da obra, do tipo de arte, do período artístico, do museu, da cidade ou da coleção que querem aceder.

"O Google está empenhado em trazer para o mundo online todos os tipos de cultura e torná-los acessíveis em todo o mundo. O Art Project demonstra como a Internet ajuda a difundir o conhecimento", sublinha Amit Sood, responsável pelo projeto do Google num comunicado sobre a expansão desta área.

Clique AQUI para aceder ao Google Art Project

BNoticias