Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Geografia da União Europeia

  1. #1
    Gforum Veterano
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Sintra
    Idade
    34
    Posts
    14.794

    Padrão Geografia da União Europeia

    A Geografia da União Europeia é muito variada, sendo que tem várias áreas climáticas, incluindo as regiões ultraperiféricas; estas incluem a maior parte dos tipos de clima, desde o clima polar até ao clima equatorial. A maior parte da população vive em áreas com clima mediterrânico, clima temperado, clima oceânico e clima continental. Podemos dividi-las em:

    Uma área com um misto de clima mediterrânico e clima temperado mediterrânico nos países banhados pelo Mar Mediterrânico, como Sul de Espanha, Grécia, Eslovénia, Malta, sul de França e Chipre ou com forte influência deste, como Portugal;
    Clima oceânico, todos os países com costa para o Oceano Atlântico (excepto Portugal), na Península Ibérica, a Galiza, as Asturias e o País Basco de Espanha e França, toda a costa atlântica de França, Países Baixos, Bélgica, Dinamarca e costa atlântica da Alemanha, bem como as regiões ultraperiféricas de Portugal e Espanha, Açores, Madeira e Canárias;
    Clima temperado marítimo, em países sem costa marítima ou países com costa para o Oceano Atlântico, como o Norte e o Centro de Portugal, o Centro de Espanha e de França;
    Clima temperado continental, países do centro e sul da Europa que não têm costa para o Oceano Atlântico e que não se encontram na área do leste europeu, como o Interior Centro de França, o Luxemburgo, a Áustria o Centro e o Sudoeste da Alemanha;
    Clima continental, todos os países do chamado leste europeu e do centro da Europa;
    Clima polar, o Norte da Finlândia e da Suécia e em Invernos muito rigorosos estes países na sua totalidade conjuntamente com os três países bálticos a Estónia, Letónia e Lituânia.
    Clima equatorial, na Guiana Francesa, que prevalece em toda a sua extensão, desde seu litoral, ao norte (Oceano Atlântico), até a fronteira meridional com o Brasil.
    As principais cadeias montanhosas são: os Alpes, os Cárpatos, os Balcãs e os Pirenéus.

    A maior planicie da União Europeia é a Grande Planície Europeia, que abrange todos os estados-membros da Europa Central e uma parte dos estados-membros da Europa Ocidental e da Europa Central.

  2. #2
    Gforum Veterano
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Sintra
    Idade
    34
    Posts
    14.794

    Padrão

    A União Europeia ocupa uma larga parte da Europa Ocidental e da Europa Central, ocupando uma área de 4,422,773 km².

    Vai desde a nordeste na Finlândia, noroeste na Irlanda, sudeste em Chipre e sudoeste em Portugal, tornando-se o 7.º maior território no mundo por área.

    Geografia dos Estados Membros

    Alemanha
    Áustria
    Bélgica
    Bulgária
    Chipre
    Dinamarca
    Eslováquia
    Eslovénia
    Espanha
    Estónia
    Finlândia
    França
    Grécia
    Hungria
    Irlanda
    Itália
    Letónia
    Lituânia
    Luxemburgo
    Malta
    Países Baixos
    Polónia
    Portugal
    Reino Unido
    República Checa
    Roménia
    Suécia

    A maior parte da União Europeia está situada no continente europeu. Os estados membros têm fronteiras com 21 nações.

    A costa da União Europeia está estimada em 15.000 km, no Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Báltico e Mar Adriático. As cordilheiras principais são os Alpes, Cárpatos, Balcãs e Pirinéus. A mais alta montanha da União é Monte Branco, na fronteira entre França e Itália.

    Muitas dependências e territórios dos vários estados membros também são formalmente parte da UE (ex. os Açores, Madeira, Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe ou as Ilhas Canárias) enquanto que noutros casos os territórios associados aos estados membros não fazem parte da EU (ex. Gronelândia, a maior parte dos territórios associados ao Reino Unido, Aruba, ou as Antilhas Neerlandesas).

    A União Europeia tem mais Cidades globais que outra região no mundo. Mais de 16 cidades têm mais de 1 milhão de habitantes. Regiões densamente povoadas que emergiram da ligação a várias cidades e agora são grades áreas metropolitanas, entre elas Reno-Ruhr tendo 10,5 milhões habitantes (Colónia, Dortmund, e outras), Randstad aproximadamente 7 milhões (Amesterdão, Roterdão, Haia e outras), aproximadamente 5,5 milhões, Frankfurt tem aproximadamente 4 milhões (Frankfurt, Wiesbaden e outras).

    Maiores cidade:

    Barcelona
    Berlim
    Londres
    Madrid
    Milão
    Paris

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.