Bruxelas (em neerlandês Brussel e em francês Bruxelles) é a capital da Bélgica, capital da comunidade flamenga e, desde 2003, capital oficial da União Européia.

Além de capital do país, Bruxelas constitui igualmente uma região administrativa separada da Bélgica, tal como a Flandres e a Valónia, mas é um enclave de Flandres. A Região de Bruxelas-Capital (em neerlandês "Brussels Hoofdstedelijk Gewest") tem fronteiras coincidentes com as da cidade. Enquanto região autônoma, possui os órgãos de soberania próprios a cada uma das regiões, em conformidade com a organização federal do Estado. Assim, além de albergar o Parlamento Nacional belga, o Supremo Tribunal e os diversos ministérios federais, Bruxelas acolhe igualmente um parlamento e um executivo regionais e tribunais próprios. A cidade é igualmente capital da Região Flamenga (em neerlandês "Vlaanderen") e sede das respectivas instituições.

A cidade de Bruxelas está organizada em 19 "freguesias" (em neerlandês "gemeenten") - Bruxelas, Anderlecht, Auderghem, Berchem-Sainte-Agathe, Etterbeek, Evere, Forest, Ganshoren, Ixelles, Jette, Koekelberg, Molenbeek, Saint-Gilles, Saint-Josse-ten-Noode, Schaerbeek, Uccle, Watermael-Boitsfort, Woluwe-Saint-Lambert e Woluwe-Saint-Pierre -, cada uma administrada por um burgomestre assistido por uma assembléia de vereadores.

A 1º de Janeiro de 2007, a região tinha uma população de 1.031.215 habitantes, numa área de 161,382 km², o que lhe confere uma densidade populacional de 6.389 habitantes/km². A aglomeração urbana, que se estende para lá das fronteiras da região, tem cerca de 1774 mil habitantes.

Clima
Se referirmos à temperatura de Bruxelas, é quase igual a outras capitais próximas. Com uma temperatura muito baixa no inverno (3°C) e temperada no verão (17°C), pode ocorrer neve no local, principalmente porque é comum em janeiro as temperaturas serem inferiores a 0°C. A máxima no verão pode atingir os 30°C, mas raramente passa disso ou então é resultado de uma massa de ar quente. No inverno, as temperaturas podem cair para -5°C, acontece quase todos os anos, por vezes sem necessitar de massa de ar frio.

A precipitação acontece com a mesma intensidade em todos os meses, não há período de estiagem, nem período das cheias, diferente de outras capitais euporéias. A média de precipitação por mês é de aproximadamente 70 milímetros. A média de precipitação por ano é de 840 milímetros. Por causa desse fator, é uma cidade quase sempre úmida.


Localização
Se localiza a uma latitude de aproximadamente 50°50' ao Norte e 4°22' a Leste. Bem no centro da Bélgica, no centro do estado de Bruxelas. É rodeado por muitas cidades belgas, o que faz ser o centro econômico do país


Fonte: wikipédia