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Tópico: Lista das Montanhas mais altas do mundo - Altitude (metros)

  1. #1
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    Padrão Lista das Montanhas mais altas do mundo - Altitude (metros)

    A linha de divisa entre uma montanha com múltiplos cumes e outra montanha separada nem sempre é clara. Um modo intuitivo e popular de distinguir as montanhas independentes dos cumes subsidiários é aplicar a definição da proeminência topográfica. Uma consequência é que neste tipo de listagens são omitidos frequentemente os cumes subsidiários que se ligam a outros mais altos por tergos muito altos, como o Eiger ou o Nuptse, e por isso são de baixa proeminência mas grande altitude. Tais cumes incluem-se na lista abaixo, mas não são numerados.

    É altamente improvável que todas as altitudes dadas estejam correctas até à unidade (metro); de facto, problemas de definição do nível do mar colocam-se quando uma montanha é distante do mar. Diferentes fontes diferem muitas vezes em vários metros, e as altitudes indicadas abaixo podem ser diferentes das de outras páginas da Wikipédia. Como exemplo extremo, ao Ulugh Muztagh no norte do Planalto Tibetano é frequentemente dada a altitude de 7.723-7,754 m, embora apareça somente com 6,973-6,987 m noutras listas. Muitas montanhas no Karakoram diferem em mais de 100 m em mapas distintos, enquanto mesmo as medições extremamente cuidadas do Monte Everest variam dos 8,844 aos 8,850 m. Estas discrepâncias servem para alertar para as eventuais imprecisões nas altitudes indicadas.

    Embora algumas partes do mundo, em especial as mais montanhosas, nunca tenham sido cartografadas em pormenor, é improvável que montanhas mais altas estejam em falta na listam, sobretudo porque os satélites têm sido usados na estimação das altitudes em locais inacessíveis. Mesmo assim, altitudes e/ou proeminências podem ser corrigidas, e a ordem dos cumes poderá mudar, e mesmo "novas" mountanhas poderão entrar na lista ao longo do tempo. A lista inclui todos os picos com mais de 7.200 m de altitude conhecidos.
    A maior parte das montanhas listadas situam-se nas cordilheiras do Himalaia e do Karakoram, na região a norte da Índia, sul da China (Tibete), Paquistão, Nepal e Butão. De facto, todos os picos com mais de 7.000 m de altitude se situam na Ásia Central, no rectângulo definido pelo Noshaq (7.492 m) na fronteira Afeganistão-Paquistão a oeste, o Pico Jengish Chokusu, Tomur Feng) (7.439 m) na fronteira Quirguistão - Xinjiang a norte, o Gongga Shan (Minya Konka) (7.556 m) em Sichuan a este, e Kabru (7.412 m) na fronteira Sikkim - Nepal a sul.

    Fonte:wikipédia
    Última edição por Freundlich; 22-03-2008 às 20:29.

  2. #2
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    Padrão Monte Evereste

    1.O Everest (ou Evereste) é a montanha mais alta do mundo (8848m). Está localizado na cordilheira do Himalaia . Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).

    O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada. Esta foi a rota utilizada por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953. Contudo, a escolha por esta rota foi mais por questões políticas do que por planejamento de percurso, quando a fronteira do Tibete foi fechada aos estrangeiros em 1949.

    A maioria das tentativas é feita entre abril e maio antes do período das monções porque uma mudança na jet stream nesta época do ano reduz a velocidade média das rajadas de vento. Ainda que algumas vezes sejam feitas tentativas após o período da monções em setembro e outubro, o acúmulo de neve causado pelas monções torna a escalada ainda mais difícil.

    Fonte:wikipédia

  3. #3
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    Padrão K2

    2.O K2 (também conhecida como Monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang) é uma montanha da cordilheira de Karakoram, uma das cadeias dos Himalaia, na fronteira sino-paquistanesa (na região da Caxemira ocupada, no Baltistão). É o segundo pico mais alto do mundo, depois do Monte Everest. Tem uma altitude máxima de 8611 metros, mas é apenas a 22º montanha mais proeminente (4.017 m de reascensão).
    Foi explorado pela primeira vez por um europeu em 1856. T.G. Montgomery, na expedição liderada por Henry Haversham Godwin-Austen, designou-o "K2" ("Karakoram 2").

    A ascensão do K2 é considerada muito mais difícil que a do Everest. Até Junho de 2000, 189 pessoas tinham conseguido atingir o topo, enquanto que quase 1500 já haviam escalado o Everest. 49 pessoas morreram tentando a ascensão, 13 das quais em 1986. A primeira tentativa profissional de ascensão ocorreu em 1902, mas apesar de cinco tentativas infrutíferas e mortais, seu topo não foi atingido até que uma expedição italiana realizou este feito em 31 de Julho de 1954. A expedição era liderada por Ardito Desio, e os dois alpinistas que atingiram o topo foram Lino Lacedelli e Achille Compagnoni.


    Esta montanha só foi até hoje escalada por dois lusófonos, o brasileiro Waldemar Niclevicz, que usou, em parte do percurso, oxigénio artificial, e o alpinista português João Garcia, que não recorreu a oxigénio artificial [1].

    Atualmente possui 270 ascensões, sendo que 66 delas ocasionaram fatalidades (1 para cada 4 ascensões).

    Fonte:wikipédia

  4. #4
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    Padrão Kanchenjunga

    3.O Kanchenjunga é a terceira montanha mais alta do mundo, com 8.586 m de altitude. Está situada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a Índia.


    De 1838 até 1849, acreditava-se que o Kanchenjunga era a mais alta montanha do mundo, pois desconhecia-se a altitude do Everest e do K2. É uma enorme massa montanhosa com muitos cumes satélite emergindo da sua aresta gelada. Está situada na fronteira do Nepal e Sikkim, a apenas 46 milhas a noroeste de Darjeeling. É a mais ocidental das grandes montanhas de 8.000 metros dos Himalaias. Várias são as origens do nome Kangchenjunga, mas na sua tradução literal corresponde à expressão "Os 5 Tesouros da Grande Neve", como referência aos seus cinco picos que nascem dos seus glaciares, ou aos cinco tesouros que os deuses guardam nesta montanha: ouro, prata, cobre, trigo e os livros sagrados

    Esta montanha só foi escalada com sucesso em 1955, por Joe Brown e George Band (expedição britânica) tendo sido tentada pela primeira vez logo em 1905, onde quatro membros de uma expedição internacional morreram numa avalanche. Avalanches e aluimentos de neve são comuns nesta área, a qual recebe grandes precipitações durante todo ano. Por esta montanha ser considerada, para os habitantes da região (o povo do Sikkim), um lugar sagrado, as primeiras expedições quedavam-se, de forma voluntária, a alguns metros do cume. A segunda ascensão foi realizada por uma equipa liderada pelo coronel indiano Narinder Kumar em 1977. Esta montanha é considerada pela maioria dos alpinistas a mais difícil do mundo de ascender, a par do K2.

    O primeiro português a atingir o seu cume foi Gonçalo Velez, em 2001. Em 2006 os alpinistas portugueses João Garcia e Tozé Coelho realizam uma expedição com o objectivo de ascender a esta montanha. Esta expedição insere-se no âmbito do projecto "À conquista dos Picos do Mundo", onde João Garcia pretende escalar (sem recurso a oxigénio, e entre 2006 e 2010) oito das catorze montanhas com mais de 8000 metros de altitude, totalizando assim em 2010 os catorze cumes. No dia 22 de Maio de 2006 João Garcia atingiu o cume desta montanha, sem recurso a oxigénio artificial. Tozé Coelho sofreu duas semanas antes uma apendicite aguda e foi forçado a retirar-se.

    Fonte:wikipédia

  5. #5
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    Padrão Lhotse

    4.O Lhotse é a quarta montanha mais alta do mundo (8.516m), possuindo ligação com o monte Everest pela coluna sul. Até Outubro de 2003 haviam subido ao topo do Lhotse 243 alpinistas, sendo que 11 morreram.


    Fonte:wikipédia

  6. #6
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    Padrão Makalu

    5.Makalu (em chinês oficial Makaru; chinês: 马卡鲁山, Pinyin: Mǎkǎlǔ Shān) é a quinta montanha mais alta do mundo, possuindo 8462 metros de altitude. Está localizada a 22 km a leste do monte Everest. É um pico isolado cuja forma lembra uma pirâmide de quatro faces.

    O Makalu é considerada uma das montanhas mais difíceis de se escalar em todo o mundo. A montanha é conhecida por suas subidas íngremes e seus cumes afiados.

    No dia 28 de março de 2007, partiu com destino ao Nepal, com o objetivo de escalar esta montanha que esta situada a apenas a 20Km do Everest. A Expedição Brasil Makalu, chefiada por Waldemar Niclevicz, contou com a participação de outros 4 brasileiros foi realizada em parceria com Irivan Gustavo Burda.

    O Makalu é um dos mais difíceis dos 14 Oito Mil, como são chamados pelos alpinistas o conjunto das 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude que existem, um grande desafio para os alpinistas de todo mundo e até hoje superado por apenas 12 alpinistas.

    A Expedição Brasil Makalu, que, a 21 de maio de 2007, já está reunida em Kathmandu para retornar ao Brasil, iniciou a escalada no dia 24 de abril de 2007 e permaneceu no Makalu durante mais de um mês. Os alpinistas brasileiros (1. Waldemar Niclevicz, 2. Irivan Gustavo Burda, 3. Mauricio Clauzet e o francês 4. Gilles Bouchet) encontraram condiçoes atmosféricas adversas chegando perto dos 8.463m da 5ª maior montanha do mundo. Veja maiores detalhes no site do alpinista Waldemar Niclevicz.

    Fonte:wikípédia

  7. #7
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    Padrão Cho Oyu

    6.Cho Oyu (ou Cho Oyo ou Zhuoaoyou) é a sexta montanha mais alta do mundo. Está localizada na cordilheira do Himalaia, a 20 km a oeste do monte Everest. Seu nome significa "a melhor turquesa" no idioma tibetano, tem 8201 metros de altitude.

    Cho Oyu foi escalado primeiramente em 19 de Outubro de 1954, através do cume noroeste, por Herbert Tichy, Joseph Joechler e Pasang Dawa Lama, participantes de uma expedição austríaca. A primeira tentativa de escalada foi em em 1952, por uma expedição conduzida por Eric Shipton, mas as dificuldades técnicas em um penhasco de gelo acima de 6.650 m provaram ser além de suas habilidades.

    Esta montanha é considerada a mais fácil de se escalar entre todas as montanhas com mais de 8000 metros. Este monte foi o quinto pico com mais de 8000 m a ser escalado, após o Annapurna em Junho de 1950, o Everest em maio 1953, o Nanga Parbat em Julho de 1953 e o K2 em Julho de 1954.

    Fonte:wikipédia

  8. #8
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    7.Dhaulagiri é a sétima montanha mais alta do mundo, 8167 metros. Está localizada na cordilheira do Himalaia, na parte centro-norte do Nepal. Seu nome significa "a montanha branca".

    Após a sua descoberta em 1808 pelo mundo ocidental, o Dhaulagiri ficou conhecido como sendo a montanha mais alta no mundo. Isto permaneceu por vários anos, até ser ultrapassada pela estimativa da altitude do cume do Kangchenjunga em 1852.

    O Dhaulagiri foi escalado pela primeira vez em 13 de maio de 1960, por Kurt Diemberger, Peter Diener, Ernst Forrer, Albin Schelbert, Nyima Dorji e Nawang Dorji, componentes de uma expedição helvético/austríaca. Esta era também a primeira escalada no Himalaia auxiliada por um avião. O avião, porém, deixou de funcionar durante a aproximação e foi abandonado na montanha.


    O Dhaulagiri16 de Maio de 1998: Chantal Mauduit, alpinista francês, morreu em uma avalancha ao tentar escalar o Dhaulagiri.
    24 de Outubro de 1999: Ginette Harrison, uma alpinista britânica, morreu em uma avalancha ao tentar escalar o Dhaulagiri.

    Fonte:wikipédia

  9. #9
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    Padrão Manaslu

    8.O Manaslu (também conhecido como Kutang) é a oitava montanha mais alta do mundo, 8.156 metros. Está localizada na cordilheira do Himalaia. Seu nome deriva da palavra Manasa, que em sânscrito significa "a montanha do espírito".

    O Manaslu foi escalado primeiramente em 9 de Maio de 1956, por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu, membros de uma expedição japonesa.


    Fonte:wikipédia

  10. #10
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    Padrão Nanga Parbat

    9.Nanga Parbat é a nona montanha mais alta do mundo, com 8.125 m de altitude. Localiza-se no na zona ocidental dos Himalaias, no Paquistão, e o seu nome significa, literalmente, "algo que está nu" em sânscrito.

    É uma das montanhas mais escaladas, e mais mortíferas, dos Himalaias:

    1895: o alpinista britânico Mummery morria, juntamente com dois companheiros, a cerca de 6.000m;
    1932: expedição conjunta de americanos e alemães;
    1934: uma expedição alemã, chega aos 7.850m, mas é surpreendida por uma tempestade que provoca a morte de 10 elementos desta expedição, incluíndo 6 sherpas;
    1937: nova expedição alemã, com resultados igualmente dramáticos devido a uma avalanche de neve, em que morrem 16 alpinistas;
    A montanha foi escalada completamente pela primeira vez em 3 de julho de 1953 por um alpinista austríaco, Hermann Buhl, e sua equipe alemã de montanhismo.

    Fonte:wikipédia

  11. #11
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    Padrão Anapurna I

    10.O Annapurna é uma montanha do Himalaia, no Nepal. É a décima mais alta montanha da Terra. Foi a primeira montanha com mais de 8.000 metros de altitude a ser escalada. Annapurna é um nome sânscrito que significa deusa das colheitas.

    O Annapurna possui diversos picos secundários:

    Annapurna I 8,091 m
    Annapurna II 7,937 m
    Annapurna III 7,555 m
    Annapurna IV 7,525 m
    Gangapurna 7,455 m
    Annapurna Sul 7,219 m

    Em 3 de Junho de 1950 Maurice Herzog e Louis Lachenal atingem o topo, uma expedição da qual participavam também Lionel Terray e Gaston Rébuffat.

    A face sul do Annapurna foi vencida pela primeira vez em 1970 por uma expedição britânica liderada por Chris Bonnington e que incluía o alpinista Ian Clough, que morreu durante a descida, atingido por um pilar de gelo desprendido da montanha.

    Em 3 de Fevereiro de 1987, Jerzy Kukuczka e Artur Hajzer, um alpinista polonês, fizeram a primeira ascensão de um pico de mais de 8000 metros durante o inverno.

    Fonte:wikipédia

  12. #12
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    Padrão

    11.Gasherbrum I (também conhecido como Pico Escondido ou K5) é a décima primeira montanha mais alta do mundo, 8068 metros. Gasherbrum I faz parte dos montes de Gasherbrum, situada na região de Karakoram, no Himalaia. Gasherbrum na língua local significa "a parede brilhante".

    Gasherbrum I foi designado K5 (que significa o pico do Karakoram) por T.G. Montgomery em 1856. Em 1892, William Martin Conway forneceu o nome alternativo, pico escondido, em referência à sua localização extrema.

    Gasherbrum I foi escalado primeiramente em 5 de Julho de 1958 por Peter Schoening e Andrew Kauffman, integrantes de uma equipe dos Estados Unidos da América.

    Fonte:wikipédia

  13. #13
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    Padrão Broad Peak

    12.O Broad Peak (originalmente K3) é a décima segunda montanha mais alta do mundo. O Broad Peak faz parte dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, no Himalaia, e está localizado aproximadamente a 8 km do monte K2. O Broad Peak é localmente conhecido como Faichan Kangri, tem 8047 metros.

    A primeira ascensão do Broad Peak foi feita em 9 de Junho de 1957, por Fritz Wintersteller, Marcus Schmuck, Kurt Diemberger, e Hermann Buhl, integrantes de uma expedição austríaca, conduzida por Schmuck. Uma primeira tentativa pela equipe foi feita em 29 de Maio do mesmo ano, onde Wintersteller e Kurt Diemberger alcançaram a parte de ligação ao local mais alto. A primeira ascensão foi realizada sem um dispositivo automático de entrada de oxigênio suplementar, carregadores de altitude elevada e sem sustentação de acampamento.

    Fonte:wikipédia

  14. #14
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    Padrão Gasherbrum II

    13.Gasherbrum II (também conhecido como K4) é a décima terceira montanha mais elevada do mundo, 8035 metros. Gasherbrum II é o terceiro pico mais elevado dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, no Himalaia.

    A rota padrão é através do cume à sudoeste, que é relativamente livre de perigos, tais como as quedas e as avalanches de gelo.

    Gasherbrum II foi escalado primeiramente em 8 de Julho de 1956 por Fritz Moravec, Josef Larch e Hans Willenpart, todos integrantes de uma expedição austríaca.


    Fonte:wikipédia

  15. #15
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    Padrão Shishapangma

    14.O Shishapangma é a décima quarta montanha mais elevada do mundo e a mais baixa das montanhas com mais de 8000 metros de altitude. Apesar disso, o Shishapangma foi o último pico de 8.000 metros a ser escalado. O nome tibetano significa crista acima das planícies gramíneas. Os nomes alternativos para o Shishapangma incluem Gosainthan (lugar dos santos em sânscrito), Xixabangma (o tempo mau em chinês) e Xixabangma Feng.

    O Shishapangma foi escalado primeiramente em 2 de maio de 1964, por Hsu Ching e sua expedição contendo dez chineses.

    Em 11 de dezembro de 2004 , Jean-Christophe Lafaille, um alpinista francês, terminou a primeira ascensão solo de uma rota nova na face sul.

    Aproximadamente 21 pessoas morreram ao tentar escalar esta montanha. Em 2006, o alpinista português Bruno Carvalho, de 31 anos, faleceu a descer a montanha, pouco após ter atingido o seu cume.

    Fonte:wikipédia

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