Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Os continentes

  1. #1
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão Os continentes


    Continente é uma grande massa de terra contínua cercada pelas águas oceânicas.



    Os seis continentes do globo terrestre:

    África
    América
    Antárctida
    Ásia
    Europa
    Oceania

  2. #2
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão África

    África




    Um terço do território é ocupado pelo deserto do Saara (8,6 milhões de km2). Nessa parte árida, porém, se localiza uma das regiões mais férteis do globo: a faixa de terra banhada pelo rio Nilo. Na porção úmida equatorial, encontram-se as florestas tropicais, que perdem densidade e se transformam em savanas à medida que se distanciam para regiões mais secas, ao norte e ao sul.


    A cobertura vegetal tem sido reduzida pelo desmatamento, e o aumento das áreas desérticas é um dos principais problemas ambientais do continente. O litoral é regular, com poucas ilhas. O clima é quente (equatorial ou tropical) na maior parte do território, exceto nas extremidades sul e norte, onde é temperado.
    Se agruparmos o continente africano em três blocos obteremos:

    A África Branca: seis países ao norte do deserto do Saara formam o que chamamos a África Branca: Egito, Tunísia, Líbia, Marrocos, Argélia e Mauritânia. Eles têm dois pontos em comum: população de maioria árabe e muçulmana, e predominância de clima desértico.

    A África Negra: localiza-se abaixo do deserto do Saara. Cerca de 550 milhões de pessoas são negras e é onde se registra a maior concentração de pobreza do mundo.

    A África do Sul: É o país africano mais desenvolvido, concentrando metada da produção industrial do continente. É na África do Sul que se encontram as maiores reservas de ouro do mundo. O apartheid foi um política de segregação racial que vigorou por quase 50 anos.


    Informações Úteis:

    Área: 30.260.000 km²
    Maior País: Sudão com 2.505.813 km²
    Menor País: Seicheles com 455 km²
    Ponto mais elevado:Pico Kilimanjaro, 5.895 m (Tanzânia)
    Maior depressão: lago Assal, -155 m, (Djibuti)
    Maior ilha: Madagáscar, 587.041 km2
    Maior mar: Mediterrâneo, 2.505.000 km2
    Maior golfo: da Guiné, 1.530.000 km2
    Maior lago: Vitória, 68.100 km2 (Uganda/Tanzânia/Quênia)
    Maior rio: Nilo, 6.671 km
    Maior bacia hidrográfica: do Congo, 3.690.000 km22
    Temperatura máxima registrada: 57,8°C (El Azizia, Líbia)
    Temperatura mínima registrada: 23,9°C negativos (Ifrane, Marrocos)
    Capital mais elevada: Adis-Abeba, 2.408 m (Etiópia)
    Altitude média: 750 m
    Quantidade média de chuva: 825 mm anuais
    Extensão do litoral: 40.142 km





    portic.ese.ipp.pt

  3. #3
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão América

    América




    A América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. O seu extremo oriental insular e não-continental encontra-se na Groenlândia, no Nordostrundingen, enquanto que o extremo ocidental insular fica nas Aleutas.

    Já os extremos não-insulares e contíguos ao continente em si (massa continental contínua) são o Cabo Príncipe de Gales (extremo ocidental, no Alasca) e a Ponta do Seixas (extremo oriental, na Paraíba).

    Com uma área de 42 189 120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes[1], corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.

    Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo, neste caso em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo. A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América".

    Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. Qualquer que seja a sua conceituação, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).



    Informações Úteis:

    Área: 42.186.000 Km2
    Maior País: Canadá com 9.970.610 Km2
    Menor País: São Cristovão e Neves com 269 Km2
    Maior Cidade: Cidade do México/México - População: 16.908.000 (1996)
    Maior Ilha: Groenlândia com 2.175.600 Km2
    Maior Lago: Lago Superior com 82.100 Km
    Maior Rio: Amazonas com 6.400 Km
    Pico mais Alto: Aconcágua com 6.960 metros






    wikipédia e portic.ese.ipp.pt

  4. #4
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão Antárctida

    Antárctida




    Território situado em volta do Pólo Sul e que é o quinto maior continente.

    Encontra-se coberto por uma camada de 30 000 000 km3 de gelo, com uma espessura de 2000 m, o que representa 90% do gelo glacial mundial. Tem uma área de 14 200 000 km2. É uma região importante para a cooperação internacional no que respeita a investigação científica.

    As secções meridionais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico formam o oceano Antárctico, que envolve a Antárctida. É a região mais fria e ventosa do Mundo. As temperaturas dos meses mais frios variam entre -20 oC e -30 oC, na costa, e entre -40 oC e -70 oC, no interior. No Verão, a temperatura atinge 15 oC, na península Antárctica, e varia entre 0 oC, na costa, e -20 oC e -35 oC, no interior. Existe uma enorme variedade de reservas de minerais, que inclui o antimónio, o crómio, o cobre, o ouro, o chumbo, o ferro, o carvão, o molibdénio, o estanho, o zinco e o urânio.

    A partir da década de 1950, o Chile, a Argentina, o Reino Unido, a Austrália e a França estabeleceram na região algumas estações de investigação científica, exemplo seguido mais tarde pelos EUA, pela ex-URSS, pelo Japão, pela Nova Zelândia e pela Noruega. Durante o Ano Geofísico Internacional, de 1957 a 1958, foram criadas mais cinquenta estações, com o objectivo de promover o estudo científico cooperativo. Nessa altura, começou a surgir uma pequena indústria turística que inclui visitas às estações de investigação científica e às colónias de pinguins. Em 1961 foi assinado o Tratado da Antárctida, que estipulou, definitivamente, a reserva da região antárctica para a investigação científica livre e não-política. Desde então, a cooperação científica entre as nações tem aumentado, facto que tem contribuído para os avanços na investigação sobre a camada de ozono e o aquecimento global.




    Infopédia

  5. #5
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão Ásia

    Ásia





    Maior continente do mundo, a Ásia abriga países de diversas etnias e religiões, apresentando profundas desigualdades econômicas e sociais entre as regiões.
    A porção mais desenvolvida - que inclui o Japão e parte dos países de do Sudeste Asiático - recupera-se pouco a pouco de uma grave crise econômica iniciada em 1997. Conforme dados do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), o continente cresce 5,7% em 1999.


    A Coréia do Sul lidera o boom, registrando um avanço de 9% no Produto Interno Bruto (PIB). Um dos fatos de maior importância no cenário internacional em 2000 é o histórico encontro entre os dirigentes das duas Coréias, que acelera as negociações para a reunificação do país.


    Em contraste com os avançados centros industriais, algumas regiões vivem na miséria absoluta. É o caso do chamado de Subcontinente Indiano (Índia, Nepal. Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh), onde cerca de 50% da população vive com menos de 1 dólar por dia, de acordo com o Banco Mundial. O quadro é agravado pelos conflitos étnicos e religiosos que assolam o Subcontinente, com destaque para o Sri Lanka e a rivalidade que opõe há mais de meio século os vizinhos Índia e Paquistão.


    Já os países árabes do Oriente Médio conseguem alcançar o desenvolvimento à custa da exploração de petróleo. Irã, Iraque, Kuweit, Arábia Saudita e Emirados Árabes detêm aproximadamente 60% das reservas existentes no mundo e, após um longo período de baixa no mercado internacional, se beneficiam da alta recente no preço do produto. O principal foco de tensão na região é a Questão Palestina. O processo de paz entre palestinos e Israel é interrompido em outubro de 2000 em meio aos mais violentos choques da última década.


    A Ásia também é o continente mais populoso do mundo: de seus 3,7 bilhões de habitantes, mais da metade vive na China (1,3 bilhão) e na Índia, que atinge a marca simbólica de um bilhão de habitantes em 11 de maio de 2000, com o nascimento da menina Ashta Arora em Nova Délhi. Por causa da política de controle da natalidade adotada pela China, a Índia deve se tornar em 2050 o país mais populoso do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a população distribui-se pelo continente de forma bastante desigual. Ao lado de regiões praticamente despovoadas, como Sibéria, o Tibet e a desértica península Arábica, existem mega-cidades como Pequim, Tóquio e Mumbai (ex-Bombaim), que estão entre as maiores do mundo.


    Informações Úteis:

    Área: 42.186.000 Km2
    Maior País: Federação Russa com 17.075.400 Km2
    Menor País: Maldivas com 298 km²
    Ponto mais elevado: Pico Everest, 8.848 m (Nepal/ China)
    Maior depressão: mar Morto, -395 m (Israel/Jordânia)
    Maior ilha: Bornéu, 736.000 km²
    Maior mar: mar da China Meridional, 2.316.260 km²
    Maior golfo: golfo de Bengala, 2.172.000 km²
    Maior lago: mar Cáspio, 371.000 km² (Azerbaidjão/Federação Russa/Cazaquistão/Irã/Turcomenistão)
    Maior rio: Chang Jiang, 5.800 km
    Maior bacia hidrográfica: bacia do Obi, 2.975.000 km²
    Capital mais elevada: Sanaa, 2.350 m (Iêmen)
    Altitude média: 960 m
    Extensão do litoral: 252.776 km (exclui a costa da Federação Russa)







    portic.ese.ipp.pt

  6. #6
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão Europa

    Europa





    A superfície da Europa cobre mais de 10 milhões de quilômetros quadrados, isto é, a quarta parte da Ásia. Um território de descobrimentos e prazeres que facilmente satisfarão suas expectativas!

    A Europa conta com cinco grandes áreas geográficas, cada uma delas compreende grandes regiões europeias:

    Europa Oriental
    Europa Ocidental
    Europa Central
    Europa Meridional
    Europa Setentrional


    Nos inícios do século XXI, a Europa, con uma população de 732.380.859 (dado de 2005), é a terceira área mais povoada do mundo, depois da China e da Índia.

    A Europa é um território com um grande patrimônio etno-cultural e linguístico: as culturas nórdicas, anglo-saxônias e mediterrâneas convivem em harmonia e deram lugar a uma extraordinária riqueza de povos, tradições e modos de vida.


    Ponto de partida da Revolução Industrial e da era moderna, a Europa continua a ser um continente de grandes contrastes, onde há prosperidade e democracia, mas também pobreza, conflitos étnicos e ditaduras. As suas 48 nações costumam ser divididas em Europa Ocidental, que reúne as desenvolvidas ou em crescimento, nas quais as instituições democráticas estão consolidadas - caso da Finlândia, Holanda e Irlanda -, e Europa Oriental, formada predominantemente por países que saíram do regime comunista e estão com as economias arruinadas ou em recuperação, como a Roménia, Ucrânia e a Albânia


    A maior parte dos países desenvolvidos integra a União Europeia (UE) - ou a chamada Europa dos 15 -, bloco económico no qual foram abolidas as barreiras ao comércio e o trânsito nas fronteiras. Uma moeda única comum, o euro, começa a operar em 11 dos países membros, em 1999. Países como Portugal, Irlanda e Espanha experimentam um boom económico depois da adesão à UE. Essa perspectiva de riqueza leva várias nações orientais, como a Hungria, a pleitearem o ingresso na UE. Se todos os candidatos cumprirem os requisitos administrativos, financeiros e democráticos para a adesão, a estimativa é que, até 2007, a UE terá 27 membros.
    Actualmente, as nações da Europa Ocidental recebem em média 1,2 milhão de imigrantes por ano, incluindo refugiados e ilegais, vindos em sua maioria do Leste Europeu, norte da África e Oriente Médio. Essa mão-de-obra é usada em trabalhos desprezados pela população local como a colheita nos campos e a construção civil. Há também demanda por profissionais qualificados para atender o crescimento da indústria de alta tecnologia. Estudos da ONU indicam que a Europa precisará de cerca de 160 milhões de imigrantes até 2025 para compensar a estagnação no crescimento demográfico.
    A imigração gera descontentamento em parte da população, que teme a perda de empregos e a queda do padrão de vida. Esse medo, aliado a sentimentos racistas, tem como consequência o aumento do apoio do eleitorado de vários países, como Áustria, Noruega e Bélgica, a partidos de extrema direita, favoráveis à contenção da imigração, e o crescimento de atentados contra minorias.
    Ao longo da história europeia, invasões da Ásia e da África, misturas de povos, cismas religiosos e guerras deram lugar a nações que abrigam diferentes grupos étnicos ou culturais, gerando conflitos. Em anos recentes há guerras na Croácia, na Bósnia e em Kosovo e em repúblicas da antiga União Soviética (Geórgia, Arménia e Azerbaijão). Para reforçar a segurança do continente, a União Europeia decide em junho de 2000 criar uma força rápida de intervenção, formada por 60 mil militares, para agir em coordenação com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)


    Informações Úteis:

    Área: 10.488.000 Km2 .
    Maior País: Federação Russa com 17.075.400 Km2
    Menor País: Vaticano com 44 Km2
    Maior Cidade: Paris/França - População: 9.469.000 (1995)
    Maior Ilha: Grã Bretanha com 229.870 Km2
    Maior Lago: Lago Ladoga com 18.390 Km
    Pico mais Alto: El'brus com 6.960 metros







    visiteeurope.com e portic.ese.ipp.pt
    Última edição por xicca; 16-10-2008 às 13:23.

  7. #7
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão Oceânia

    Oceânia




    A Oceania é um continente cujas terras estão localizadas no hemisfério sul do planeta Terra. Este continente é formado por um conjunto de ilhas situadas no Oceano Pacífico.

    Há diferenças econômicas e sociais marcantes. A Austrália ocupa a quarta posição no índice de desenvolvimento humano (IDH) mundial, de acordo com o ranking da ONU de 2000, e a Nova Zelândia está em 20º lugar, bem à frente de todos os demais países do continente.


    O parque industrial australiano é avançado e, na Nova Zelândia, o destaque é a produção de alimentos. Com um dos maiores rebanhos de carneiros e ovelhas do mundo, esses dois países lideram a exportação mundial de lã. As demais nações vivem essencialmente da agricultura, da pesca e da exportação de matérias-primas. Paralelamente às plantações de subsistência, estão monoculturas de exportação, em especial a do coco. Nas últimas décadas, a atividade turística também se desenvolve.


    Os povos nativos, praticamente exterminados com a colonização européia, representam hoje apenas 1,5% da população da Austrália e 15% dos habitantes da Nova Zelândia. Os ativistas da causa aborígine utilizam as Olimpíadas de Sydney para divulgar suas reivindicações, entre elas a de um pedido formal de desculpas pelas injustiças cometidas pelos colonizadores brancos.


    O continente enfrenta sério problema ambiental por causa da existência de toneladas de resíduos tóxicos (óleo, pesticidas e fertilizantes) nos mares da região. O Programa Regional sobre o Meio Ambiente do Pacífico Sul divulga em 2000 relatório indicando mais de 50 locais de contaminação, em 13 países. Outra questão ambiental diz respeito às conseqüências do efeito estufa sobre a região. Como o aumento da temperatura global provoca o derretimento das calotas polares e a elevação dos níveis dos oceanos, podem submergir atóis e ilhas de corais, como as que formam Kiribati, Nauru, Tonga e Tuvalu. A Oceania também é palco de testes nucleares dos EUA e da França. Essas experiências sofrem oposição e há um movimento no sentido de recuperar os locais contaminados pela radiatividade.



    Informações Úteis:

    Área: 8.970.000 km²
    Maior país: Austrália com 7.682.300 km²
    Menor país: Nauru com 212 km²
    Ponto mais elevado: monte Wilhelm, 4.508 m (Papua Nova Guiné)
    Maior depressão: lago Eyre, -12 m (Austrália)
    Maior ilha: Nova Guiné, 785.000 km²
    Maior mar: mar da Tasmânia, 3.300.000 km²
    Maior golfo: golfo da Carpentária, 310.000 km²
    Maior lago: Eyre, 9.583 km² (Austrália)
    Maior rio: Murray-Darling, 3.490 km
    Maior bacia hidrográfica: bacia do Murray-Darling, 910.000 km²
    Temperatura máxima registrada: 53,1 °C (Cloncurry, Austrália)
    Temperatura mínima registrada: 22,2°C negativos (Charlotte Pass, Austrália)
    Altitude média: 340 m
    Quantidade média de chuva: 520 mm anuais
    Extensão do litoral: 30.663 km





    portic.ese.ipp.pt

    (mapas recolhidos de vários sites)

Tópicos Similares

  1. Choque dos continentes oxigenou o planeta
    Por xicca no fórum Aquecimento global/Mudanças climáticas
    Respostas: 0
    Último Post: 29-07-2008, 10:38

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.