Afeganistão A República Islâmica do Afeganistão, ou apenas Afeganistão é um país do subcontinente indiano, limitado a norte pelo Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão, a leste pela China (região de Xinjiang), a leste e a sul pelo Paquistão e a oeste pelo Irã (de que está separado pela região desértica do Sistan). Capital: Cabul.

O Afeganistão é um mosaico de grupos étnicos, tendo sido sucessivamente alvo de diferentes invasores e conquistadores: o Império Persa, Alexandre o Grande, árabes muçulmanos, povos nômades turcos e mongóis, o Império Britânico e a antiga União Soviética.

África do Sul é o país mais meridional da África, limitado a norte pela Namíbia, por Botswana e pelo Zimbabwe, a leste por Moçambique e pela Suazilândia, a leste e a sul pelo Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico, e rodeando por completo o Lesoto. As três capitais são Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein.

Albânia - - A Albânia (em albanês: Republika e Shqipërisë) é um país europeu situado na península balcânica, cuja capital é Tirana. Faz fronteira ao norte com a Sérvia e Montenegro, a leste com a Macedónia, a leste e a sul com a Grécia e a oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês

Alemanha - - A Alemanha (nome oficial: República Federal da Alemanha, em alemão: Bundesrepublik Deutschland) é um país localizado na Europa central, membro fundador da União Européia, membro da NATO e do Grupo dos Oito. O país é limitado a norte pelo Mar do Norte, pela Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos.

Desde a Reunificação em 1990, o estado alemão é uma república federal parlamentarista com 16 estados federais (Bundesländer) e cerca de 82 milhões de habitantes. É um dos países com a maior densidade populacional da Europa e a principal potência econômica do continente. Desde 1995 a Alemanha participa do Acordo de Schengen. A capital é Berlim e a língua nacional oficial é o alemão.

Andorra - - Andorra é um pequeno país europeu localizado num enclave nos Pirenéus entre Espanha, ao sul, e França, ao norte

Angola - - Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.

Uma antiga colónia de Portugal, foi colonizada no século XV, e permaneceu como sua colónia até à independência em 1975. O primeiro Europeu a alcançar Angola foi o explorador português Diogo Cão. Sua capital é Luanda.

Antígua e Barbuda - - Antígua e Barbuda é uma nação das Caraíbas, constituída pelas ilhas de Antígua (280 km²), Barbuda (161 km²) e Redonda (1,5 km²). Os vizinhos mais próximos são Guadalupe (a sul) e dependências (a noroeste), Montserrat a sudoeste, e São Cristóvão e Nevis a oeste. A capital é Saint John's.

Arábia Saudita - - O Reino da Arábia Saudita, ou simplesmente Arábia Saudita é o maior país da Península Arábica, situada no Médio Oriente, limitado a norte pela Jordânia, Iraque e Kuwait, a leste pelo Golfo Pérsico (através do qual tem fronteiras com o Irão e o Bahrein), Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã, a sul pelo Iémen e a oeste pelo Mar Vermelho e o Golfo de Aqaba, através dos quais faz fronteira com o Egipto, servindo o Mar Vermelho, também, de ligação à Eritreia e ao Sudão. Capital: Riad.

Argélia - - A Argélia é um país do norte de África, limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo (através do qual se avizinha de Espanha e da ilha italiana da Sardenha), a leste pela Tunísia e pela Líbia, a sul pelo Níger e pelo Mali e a oeste pela Mauritânia, pelo Saara Ocidental e por Marrocos. A capital é a maior cidade: Argel.

Argentina - - A Argentina (nome oficial por extenso República Argentina) é um país da América do Sul, limitado a norte pela Bolívia e pelo Paraguai, a leste pelo Brasil, pelo Uruguai e pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Estreito de Drake e a sul e a oeste pelo Chile. Sua capital é a cidade de Buenos Aires. O Estado argentino é uma república federal presidencialista. É o país da América Latina com o maior PIB per capita (no critério de paridade do poder de compra (PPC)) e mais elevado índice de desenvolvimento humano (IDH). É conhecida pelo governo do país como a Nación Argentina (do espanhol, Nação Argentina), para muitas propostas legais.

Por sua extensão, a Argentina é o segundo maior país em tamanho da América do Sul depois do Brasil e o oitavo do mundo. Ocupa uma área de superfície continental de 2.766.889 km² (1.078.000 km²) entre a cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico Sul a leste e sul.

O país reivindica os territórios britânicos controlados das Ilhas Malvinas (inglês: Falkland Islands) e das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul. Sob a denominação de Antártica Argentina, ela reivindica 96.464 km² da Antártica, abrangendo outras reivindicações feitas pelo Chile e pelo Reino Unido.

Arménia - - ArméniaPE ou ArmêniaPB (em armênio Հայաստան, Hayastan, Հայք, Hayq), denominada oficialmente de República da Armênia, é um país localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, no sul do Cáucaso.

Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia ao norte, Azerbaijão a leste, e com o Irã e com o enclave de Nakhchivan (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. Trata-se de um país transcontinental, localizado no encontro do leste europeu e com a Ásia Menor. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Armênia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa.

Foi a menor das repúblicas da extinta União Soviética. A Armênia configura-se num Estado unitário, multipartidário, democrático, com uma antiga herança histórica e cultural.

Historicamente foi a primeira nação a adotar o Cristianismo como religião de Estado. A Arménia é constitucionalmente um estado secular actualmente, com a fé cristã tendo uma grande identificação com o povo armênio. O país é uma democracia emergente e por causa de sua posição estratégica, tenta conciliar alianças com a Rússia e com o Oriente médio.

A Arménia é actualmente membro de mais de 40 diferentes organizações internacionais, incluindo a ONU, o Conselho da Europa, Banco de desenvolvimento da Ásia, CEI, Organização do Tratado Mundial e a Organização Econômia para Cooperação do Mar Negro. É também membro da OTAN. É observadora da Francofonia, e do Movimento dos Não-Alinhados. A Armênia é também atua em organizações internacionais de esportes, como a FIFA, a UEFA, a Federação Internacional de Hockey no Gelo

Austrália - - A Austrália (oficialmente Comunidade da Austrália) é, com enorme vantagem, o maior país da Oceania, ocupando todo o "continente australiano", e várias ilhas adjacentes. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo Oceano Índico, a sul e a oeste, pelo Mar de Timor, Mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e Mar de Coral e Mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste. A capital do país é a cidade de Camberra.

Áustria - - A Áustria é um país montanhoso localizado na Europa Central, limitado a norte e oeste pela Alemanha, a norte pela República Checa, a leste pela Eslováquia e Hungria, a sul pela Eslovénia e Itália e a oeste pela Suíça e Liechtenstein. A Áustria é um país membro da União Europeia. A língua nacional é o alemão. A sua capital é Viena.

Azerbeijão - - A República do Azerbaijão, ou Azerbaidjão (também aceite Azerbeijão) é um país localizado no Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia. Inclui uma área principal, junto ao Mar Cáspio, e o enclave de Nakichevan, a sudoeste. O território principal limita a norte com a Geórgia e a Rússia, a leste com o Mar Cáspio, do outro lado do qual se encontram as costas do Turquemenistão, a sul com o Irão e a oeste com a Arménia. Sua capital é Baku.

Considerada uma nação transcontinental, é membro do Conselho da Europa desde 25 de janeiro de 2001.