Macedónia - A República da Macedónia ou macedónio Република Македонија) é um país balcânico que até 1991 fazia parte da Jugoslávia. Tem limites a norte com a província autónoma de Kosovo, na Sérvia a leste com a Bulgária, a sul com a Grécia e a oeste com a Albânia. Capital: Skopje. A Macedônia ingressou nas Nações Unidas em 1993 com o nome Antiga República Jugoslava da Macedónia - (ARJM)República Iugoslava da Macedônia - (em macedónio Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ).

Madagáscar - Madagáscar é um país africano que compreende a Ilha de Madagáscar e algumas ilhas próximas. Está situado ao largo da costa de Moçambique, da qual está separado pelo Canal de Moçambique. Os vizinhos mais próximos de Madagáscar são a possessão francesa de Mayotte, a noroeste, a possessão francesa da Reunião, a leste, e as suas dependências Ilhas Gloriosas (noroeste), Juan de Nova (oeste), Bassas da Índia e Europa (sudoeste) e Tromelin (leste), as Comores a noroeste e as Seychelles a norte. A sua capital é a cidade de Antananarivo

Malásia - A Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da Península Malaia e ilhas adjacentes e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A Península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o Mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o Estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o Mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o Mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. Capital: Kuala Lumpur.

Malawi - O Malawi (palavra aportuguesada para Malaui, Malavi, ou ainda Maláui, que é a pronúncia mais próxima da língua cinyanja, à qual aquela palavra pertence: Malaŵi) é um país da África Oriental, limitado a norte e a leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique e a oeste pela Zâmbia. Capital: Lilongwe. Parte da região oriental do país é banhada pelo Lago Niassa, que naquele país é conhecido como Lake malawi.

Maldivas - A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas.

Estão agrupadas em 26 atóis, cada um possuindo o nome de uma ou duas letras da escrita Thaana. Deve seu nome à derivação em sânscrito, em que mal significa "milhares" e diva, "ilha", significando portanto "milhares de ilhas".

Possuí um clima tropical e úmido com uma precipitação aproximada de 2000 mm ao ano. O islã é a religião predominante, a qual foi introduzida em 1153. Foi colônia portuguesa (1558), holandesa (1654) e britânica (1887). Em 1953 tentou-se estabelecer uma república, mas poucos meses depois se restabeleceu o sultanato. Obteve a independência em 1965 e em 1968 foi reinstaurada a república, contudo, em 38 anos o país só teve dois presidentes, ainda que as restriçõess políticas tenham diminuído recentemente. É o país menos povoado da Ásia e o menos povoado entre os países muçulmanos.

Mali - O Mali é um país africano limitado a oeste e norte pela Mauritânia, a norte pela Argélia, a leste pelo Níger, a sul pelo Burkina Faso, pela Costa do Marfim e pela Guiné e a oeste pelo Senegal. A capital é Bamako.

Malta - A República de Malta é um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas, situadas a 93 km ao sul da ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao norte da Líbia, na África. O arquipélago maltês está encravado no centro do Mediterrâneo. As terras mais próximas são todas sicilianas / italianas: a grande ilha da Sicília a norte, as ilhas Pelágias a oeste e a ilha de Pantelleria a noroeste. Sua capital - situada na ilha de Malta - é La Valetta. As cinco ilhas do arquipélago maltês são: Malta, Gozo, Comino e duas ilhotas desabitadas Cominotto e Filfla, as quais, no total, têm superfície de 316 km² e abrigam uma população estimada em 400 214 habitantes (agosto 2006).

Malta passou a fazer parte da UE a partir de 2004.

Ilhas Marshall - As Ilhas Marshall ou Marechal são um país da Micronésia, cujos vizinhos mais próximos são Kiribati, a sul, os Estados Federados da Micronésia, a oeste, e a ilha Wake, pertencente aos Estados Unidos da América, a norte. Capital: Majuro.

Embora tenha a constituição de uma república, este território é um "Estado Livremente Associado" aos Estados Unidos da América.

Marrocos - Marrocos é um país localizado no extremo noroeste da África, estando limitado a norte pelo Estreito de Gibraltar (por onde faz fronteira com a Espanha), por Ceuta, pelo mar Mediterrâneo e por Melilha, a leste e a sul pela Argélia, a sul pelo Saara Ocidental (território que controla) e a oeste pelo Oceano Atlântico. A capital do país é a cidade de Rabat. É o único país do continente africano que não faz parte da União Africana.

Maurícia - A Maurícia (por vezes referida como Ilhas Maurícias/Ilhas Maurício), é um país do Oceano Índico, constituído pelas Ilhas Mascarenhas orientais (Ilha Maurícia e Rodrigues) e por dois arquipélagos de ilhotas mais a norte: as ilhas Cargados Carajos e Agalega. A Maurícia disputa ainda com Madagascar e a França e ilha de Tromelin. Os seus vizinhos mais próximos são o departamento francês de Reunião, a oeste, e as Seychelles, a norte. Capital: Port Louis.

Mauritânia - A Mauritânia é um país da África Ocidental, limitado a norte pelo Saara Ocidental, a leste e a sul pelo Mali, a sul pelo Senegal e a oeste pelo Oceano Atlântico. É um dos países mais próximos de Cabo Verde. Capital: Nouakchott

México - O México (de nome oficial Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas, através dos quais se aproxima de Cuba, a sul pela Guatemala e por Belize, e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baja California Sur.

Myanmar - Mianmar, Mianmá, Myanmar ou Birmânia (oficialmente, União de Mianmar, em birmanês, transliterado pjìdàunzṵ mjəmà nàinŋàndɔ̀ ) é um país do sul da Ásia continental limitado ao norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal de Coco, a oeste pelo Golfo de Bengala e a noroeste por Bangladesh e pela Índia. Em 2006, a capital do país foi transferida de Rangum para Naypyidaw.

A Birmânia tornou-se independente do Reino Unido em 4 de janeiro de 1948, com o nome oficial de União da Birmânia, designação que voltou a adotar após um período como "República Socialista da União da Birmânia" (4 de janeiro de 1974 a 23 de setembro de 1988). Em 18 de junho de 1989, o regime militar birmanês anunciou que o nome oficial do país passaria a ser União de Mianmar. A nova designação foi reconhecida pelas Nações Unidas e pela União Européia, mas não pelos governos dos EUA e Reino Unido.

A diversa população birmanesa teve papel fundamental para definir a política, história e demografia do país nos tempos modernos. Seu sistema político é hoje mantido sob controle estrito do Conselho de Estado para a Paz e o Desenvolvimento - o governo militar chefiado, desde 1992, pelo General Than Shwe. As forças armadas birmanesas controlam o governo desde que o General Ne Win desfechou um golpe de Estado em 1962 para derrubar o governo civil de U Nu. Integrante do Império Britânico até 1948, a Birmânia continua a enfrentar tensões étnicas. A cultura do país baseia-se no budismo teravada, temperado por elementos locais.

Micronésia - Micronésia (do grego μικρόν = pequeno e νησί = ilha) é o nome duma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sueste e leste.

É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios:

As Ilhas Marianas, divididas entre
as Ilhas Marianas do Norte (um “Estado Livre Associado” aos Estados Unidos da América) e
o Território de Guam (uma dependência dos Estados Unidos da América),
As Ilhas Carolinas, que agrupam
os Estados Federados da Micronésia e
a República de Palau,
a República das Ilhas Marshall, um grupo principalmente de atóis,
a República de Nauru, um atol elevado, isolado a sul do grupo anterior e
a República de Kiribati que, por sua vez, agrupa vários grupos de ilhas
Muitas destas ilhas foram ocupadas sucessivamente pelos espanhóis, pelos britânicos, pelos alemães e pelos japoneses. Com a derrota destes na Segunda Guerra Mundial, os primeiros quatro territórios formaram o Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas, administrado pelos Estados Unidos da América.

Todos os povos da Micronésia falam línguas austronésias, entre as quais a língua chamorro das Marianas, que tem cerca de 70% de vocábulos do espanhol.

Moçambique - Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe. No Canal de Moçambique, tem vários vizinhos, as Comores, Madagáscar, a possessão francesa de Mayotte e o departamento também francês de Reunião e as suas dependências Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa.

Esta antiga colónia de Portugal, teve a sua independência em 1975. Faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e da SADC. A sua capital e maior cidade é Maputo.

Moldávia - A República da Moldávia é um pequeno país da Europa de Leste, limitado a norte, leste e sul pela Ucrânia e a oeste pela Roménia (região também chamada Moldávia). A sua capital é a cidade de Chişinău.

Mónaco - O Principado do Mónaco é um microestado situado no sul da França e faz costa com o mar Mediterrâneo. Possui uma área de dois quilómetros quadrados e tem a densidade populacional mais alta do Mundo. O Mónaco é um dos seis microestados da Europa.

Mongólia - A Mongólia é um país asiático localizado entre a Rússia (a norte) e a China a leste, sul e oeste. A sua capital é a cidade de Ulaanbaatar.

Montenegro - Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o Mar Adriático a Sudoeste, a Albânia a Sudeste, a Bósnia e Herzegovina e uma pequena língua de terra da Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte. A sua capital é a cidade de Podgorica. Montenegro é o mais recente país independente do Mundo.

O seu nome é uma tradução do sérvio Crna Gora (em cirílico: Црна Гора), que significa, precisamente, "montanha negra".

Entre 1945 e 1991 e desde então até 2003 foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia e da República Federal da Jugoslávia, respectivamente; desde então e até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro.

Em 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55.5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucos décimos acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, mas só obteve aceitação da ONU dia 28 de Junho.