O jazz é uma manifestação artística-musical originária dos Estados Unidos da América. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região estadunidense de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. Uma pequena banda de músicos, a maioria deles vindos de Nova Orleães, tiveram participação importante no desenvolvimento e disseminação do Jazz.
As origens da palavra Jazz são incertas. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. O Jazz não foi aplicado como música até por volta de 1915. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava "tocando o piano antes mesmo da palavra "jazz" ser inventada". Durante seu desenvolvimento inicial, o jazz também incorporava hinos religiosos da Nova Inglaterra e das músicas populares Norte americanas dos séculos XIX e XX, baseados em tradições de musicais européias.


Grandes nomes do Jazz



Wes Montgomery
Louis Armstrong
Bessie Smith
Ella Fitzgerald
Charles Mingus
Mahalia Jackson
Count Basie
Chet Baker
Amy Winehouse
Billie Holiday
Duke Ellington
Coleman Hawkins
Lee Morgan
Anita O'Day
Lester Young
Charlie Parker
Dizzy Gillespie
Miles Davis
John Coltrane
Ornette Coleman
John McLaughlin
Wynton Marsalis
Dave Brubeck
Al Di Meola
Django Reinhardt
Michael Bublé

Wikipédia