O instrumento musical high-tech promete finalmente transformar as guitarras em um dispositivo MIDI tão bom quanto os teclados.


Uma exibição feita na NAMM Show 2011 (feira anual de tecnologias musicais) demonstrou uma guitarra que não utiliza cordas para produzir melodias. O braço do instrumento faz o uso de uma combinação de lasers e sensores para determinar qual nota está sendo acionada, reproduzindo o som correspondente nas caixas acústicas.

A tecnologia patenteada pela alemã M3i se chama “Laser Pitch Detection” (LPD), e faz o uso de sensores especiais na base das cordas para medir a distância entre o dedo do usuário e a “ponte”, determinando a nota. Existe um diodo emissor de laser e um receptor para cada uma das seis cordas.

Já a detecção da pressão aplicada sobre as cordas é feita por outra tecnologia única e inovadora: “Pressure Sensing Coating”. O que ela faz é medir com precisão a área do dedo que está em contato com o braço, além da força sendo usada. O funcionamento dessa técnica pode ser melhor entendido no vídeo abaixo:


Perceba que o músico ainda utiliza as cordas para tocar o instrumento, mas elas estão lá apenas para manter o manuseio igual ao original. Remove-las não faria nenhuma diferença para a produção do som. A M3i espera que, no futuro, suas "guitarras laser" possam ser uma alternativa para os teclados MIDI, companheiro indispensável dos compositores que usam o computador como ferramenta de edição.

O uso de instrumentos de corda como equipamento MIDI já existe há décadas, mas não era eficiente o bastante para produzir bons resultados. Já a “guitarra laser” trabalha de forma inteiramente digital, sem nenhuma latência e com baixo consumo, o suficiente para funcionar por baterias. Será essa a ajuda de que o Guitar Hero precisava para sobreviver?



Fonte: tecmundo.com.br