Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Brasil: Corpos de 12 bebés encontrados em frigorífico

  1. #1
    Hdi
    Hdi está offline
    Gforum Veterano
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Stand da Peugeot
    Idade
    40
    Posts
    3.920
    Blog: Padre António Alves Martins

    Padrão Brasil: Corpos de 12 bebés encontrados em frigorífico

    recém-nascidos estavam numa maternidade de um hospital público do Pará.

    Os cadáveres de 12 recém-nascidos foram encontrados esta quinta-feira num frigorífico da maternidade de um hospital público brasileiro onde morreram em circunstâncias estranhas outros 26 bebés em finais de Junho, informaram fontes oficiais.

    Segundo noticia a agência Lusa, os corpos foram localizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Pará, pelo deputado Zenaldo Coutinho, que liderava a Comissão Investigadora do caso.

    «Não se sabe quando morreram os bebés nem qual a causa das mortes. É um infanticídio, um crime colectivo contra os direitos humanos», sublinhou o deputado.

    A maternidade é considerada a mais importante de Belém, a capital do Estado amazónico do Pará, um dos mais pobres e extensos do Brasil e onde são frequentes as denúncias de homicídios por encomenda, corrupção policial e péssimas condições sócio-económicas da maior parte da população.

    Outras 22 mortes entre 20 e 30 de Junho

    Só entre 20 e 30 de Junho, ocorreram na unidade 22 mortes, o que alertou as autoridades para as más condições sanitárias do hospital, que atende principalmente pessoas pobres.

    O governo do Pará atribui o índice de mortes na maternidade ao facto de 80 por cento das grávidas serem de «alto risco» e de haver excesso de recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva e deficientes condições físicas e profissionais.

    Treze horas para chegar à maternidade

    Hoje, a imprensa brasileira noticiou o caso de Michele Progenio, uma analfabeta de 19 anos que viajou 13 horas em autocarro e num bote, desde a Ilha de Marajó até Belém, para dar à luz na maternidade do Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Pará.

    A jovem foi internada, enviada para casa e readmitida 48 horas depois, quando tinha uma hemorragia grave. Os filhos, gémeos, nasceram, por cesariana, já mortos.

    A 29 de Junho, devido ao caso das mortes dos recém-nascidos, os directores do Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Pará demitiram-se e foram substituídos por uma comissão criada para resolver as carências da instituição.

    Portugal Diário

  2. #2
    Hdi
    Hdi está offline
    Gforum Veterano
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Stand da Peugeot
    Idade
    40
    Posts
    3.920
    Blog: Padre António Alves Martins

    Padrão Brasil: hospital desmente morte de mais doze bebés

    Deputado tinha feito a denúncia, mas agora voltou atrás. Número de mortos continua nos 26.

    A Santa Casa de Belém (PA) negou a existência de 12 corpos de recém-nascidos num dos frigoríficos Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital, revela o jornal Folha de São Paulo. A informação tinha sido divulgada pela Agência Brasil, apontando que o deputado federal Zenaldo Coutinho teria visitado a unidade e encontrado os corpos. O político também desmentiu as informações.

    A instituição afirmou que o deputado não visitou o hospital, informação também confirmada por Coutinho. De acordo com a Santa Casa, a assessoria de imprensa do deputado explicou que as suas declarações teriam sido feitas com base em denúncias de funcionários do hospital, veiculadas no Jornal «A Tarde», da Bahia, na terça-feira.

    Na quinta-feira, o parlamentar fez um pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, onde relatou a denúncia dos funcionários da Santa Casa, veiculada no jornal baiano.

    De acordo com a nota do hospital, já esta sexta-feira, três corpos permanecem na instituição, esperando o resgate pelos seus familiares, que são de municípios do interior do Estado.

    Devido às denúncias e a mortandade de recém-nascidos na Santa Casa de Belém (26 bebés morreram no hospital na última semana), o deputado solicitou a criação de uma comissão externa, com representantes da Comissão de Segurança Social e Família da Câmara para participar das conclusões do caso.

    Portugal Diário

Tópicos Similares

  1. Frigorifico não arrefece
    Por 30cm no fórum Duvidas / Comentários
    Respostas: 6
    Último Post: 24-01-2008, 22:44
  2. Limpar o frigorífico e vasilhames de plástico
    Por isabel cardoso no fórum Duvidas / Dicas
    Respostas: 0
    Último Post: 11-02-2007, 02:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •