Os irmãos mais ricos do mundo, dois indianos cujas fortunas somadas ascendem a 53,2 mil milhões de euros, estão em guerra pelo controlo de empresas da família.
Mukesh Ambani é o homem mais rico da Índia e o sexto do mundo. Anl Ambani, o irmão mais novo, é o sétimo. Mas não se pense que fazem parte de uma família rica e feliz, pois estão constantemente em guerras fratricidas de poder.

Desde que o pai morreu, em 2002, que os dois irmãos lutaram pela separação do grupo de empresas da família, Reliance, que aconteceu dois anos depois, para poderem seguir negócios separados.

No entanto, a guerra não acabou. Anil, que ficou com a empresa de media e comunicações do grupo, está a tentar vendar parte das acções à MTN, uma empresa de telecomunicações móveis sul-africana.

Mas Mukesh acha que, sendo irmão, tem direito a ser ele a comprar uma posição na empresa, segundo os estatutos da família, coisa que o irmão nega.

Enquanto a disputa bollywoodesca se resolve, vão fazendo capas de revista pela vida luxuosa que levam. De Mukesh, diz-se que ofereceu um avião Boeing à mulher como prenda de anos, e que está a construir a mansão mais cara do mundo, no valor de 626 milhões de euros. Quanto ao seu irmão mais novo, é a ligação a Hollywood que mais se tem notado. Tem feito contratos com várias estrelas, como Tom Hanks, Brad Pitt, George Clooney ou Nicolas Cage.


SOL com agências