EUA: Funcionários do Utah passam a trabalhar 4 dias por semana

Milhares de funcionários estaduais iniciaram na segunda-feira a semana de quatro dias de trabalho, tornando o Utah o primeiro estado dos EUA a fechar à sexta-feira a maior parte dos serviços públicos.

Em lugar de ter os funcionários a trabalhar cinco dias de oito horas por semana, o Governador republicano Jon Huntsman determinou que cerca de 17.000 dos 24.000 empregados estaduais passem a cumprir quatro dias de 10 horas de trabalho.

Embora a maioria das agências estaduais passem a fechar à sexta-feira, as lojas de bebidas estaduais, as universidades, os tribunais e os lares de terceira idade continuarão a funcionar.

O novo horário de trabalho visa cortar custos de energia em cerca de 20 por cento, apagando as luzes e desligando os sistemas de aquecimento e ar condicionado durante um dos cinco dias anteriormente estabelecidos em mil a três mil edifícios públicos.

As sondagens indicam que a maioria dos funcionários apoia a mudança, embora alguns experimentem problemas relacionados com os cuidados com os filhos, aulas nocturnas e outras questões pessoais.

A experiência decidida por Jon Huntsman poderá ser revista dentro de um ano. Alguns dos visados consideram que não se sentirão dificuldades nos meses de Verão, mas, no Inverno, será preciso sair de casa ainda noite escura e regressar igualmente com noite cerrada.


Diário Digital / Lusa