As euribor estão hoje a subir nos principais prazos, um dia antes de um eventual aumento da taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE).

Segundo o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos, a taxa euribor a seis meses, que serve de referência para o crédito à habitação, valoriza 0,004 pontos percentuais para 1,814%. Já no prazo a três meses, a euribor sobe 0,001 pontos para 1,569%. Ambas as maturidades estão em máximos de Março de 2009.

No mesmo sentido, a euribor a 12 meses regista um avanço de 0,002 pontos para 2,189%, situando-se no valor mais alto de Fevereiro de 2009.

As Euribor iniciaram uma tendência de subida no início de Março, depois de o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, ter admitido que podia aumentar a taxa de juro de referência da zona euro para 1,25% o que aconteceu em Abril.

Para quinta-feira, os analistas estão a antecipar uma nova subida da taxa de referência da instituição liderada por Trichet em 0,25 pontos percentuais, para 1,50%, o que se reflectirá nas taxas euribor.

As euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.

 



In:Economico