Arranca hoje em Sidney, na Austrália, a final mundial da edição de 2012 da competição Imagine Cup, promovida pela Microsoft para alunos de instituições universitárias de todo o mundo.
Portugal está representado por duas equipas A representação portuguesa está a cargo de duas equipas compostas por alunos da Universidade da Beira Interior (UBI), que vão apresentar os seus projectos entre um total de 107 propostas de alunos de vários países.
Uma das propostas apresentadas pelos estudantes da UBI é o wi-GO, um carrinho de compras autónomo destinado a pessoas com mobilidade reduzida que segue o utilizador e que poderá ser utilizado por cadeias de distribuição.
O projecto foi desenvolvido com recurso ao sistema Kinect, a tecnologia lançada pela Microsoft para a Xbox 360, mas que também pode ser utilizada noutros contextos além do entretenimento.
Neste caso, a tecnologia permite memorizar a imagem de uma pessoa em cadeira de rodas e segue-a durante as compras.
A segunda proposta concorre na categoria dos videojogos e consiste num videojogo denominado «Clean World», onde o objectivo é controlar um robot cuja missão é limpar o planeta à medida que vai ficando cada vez mais poluído.
A final mundial da Imagine Cup, uma iniciativa promovida pela Microsoft onde os estudantes universitários de todo o mundo são convidados a desenvolver projectos inovadores baseados em tecnologias da empresa, arranca hoje na Austrália e termina na próxima terça-feira.

Fonte: SOL