Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências


P: O que é o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

R: O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite que cada adulto, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano, possa ver reconhecidas, validadas e certificadas competências que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos.


P: Onde se pode reconhecer, validar e certificar as competências?
R: O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é desenvolvido num Centro Novas Oportunidades.

P: O que é um Centro Novas Oportunidades?
R: Um Centro Novas Oportunidades está sedeado numa instituição pública ou privada com um equipa de profissionais que actua no sentido de reconhecer, validar e certificar competências que os adultos forma adquirindo em diversas situações, possibilitando a obtenção de uma certificação de 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico ou ainda de ensino secundário.

P: Quantos Centros Novas Oportunidades existem no país e qual a sua localização?
R: Existe, actualmente, uma rede formada por 269 centros distribuídos por todo o país, de forma a responder às necessidades e interesses dos adultos.

P: Quando se inicia o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: O processo RVCC pode ser iniciado em qualquer altura do ano, com um horário a ser acordado entre o adulto e o Centro Novas Oportunidades.

P: Como se inicia um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: Após o preenchimento da ficha de inscrição é iniciado, pela equipa de profissionais do Centro Novas Oportunidades , um trabalho de definição do perfil de entrada de cada adulto, de forma a encaminhá-lo para um processo de RVCC ou para uma oferta formativa mais adequada.

P: Como se obtém a certificação através do reconhecimento e validação de competências?
R: O processo de RVCC é desenvolvido com base num referencial de competências-chave de educação e formação de adultos de nível básico ou de nível secundário e com o acompanhamento de uma equipa técnico-pedagógica (profissionais de RVC e formadores das áreas de competências-chave). A validação das competências é formalizada numa sessão de júri, conduzindo à emissão de um certificado e/ou diploma.


P: Que certificação se obtém um adulto que desenvolva um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: Consoante os casos, um processo de RVCC pode conduzir a um certificado de 1º, 2º ou 3º ciclo e, neste último caso, a um diploma do ensino básico, ou a um diploma de ensino secundário.

Fonte: