Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Poluição Térmica

  1. #1
    Woman
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Idade
    30
    Posts
    3.079

    Padrão Poluição Térmica



    A poluição térmica, embora tendo um considerável impacto ecológico, é, talvez, uma das formas de poluição menos conhecidas, o que decorre do facto de não ser directamente visível ou audível.

    Este tipo de poluição resulta de uma elevação da temperatura do meio de suporte de um determinado ecossistema (por exemplo, um rio), em consequência de uma acção humana, como o despejo de efluentes industriais a temperaturas superiores à do meio aquático em que são diluídos, ou pela libertação de águas de arrefecimento provenientes de centrais eléctricas e, sobretudo, nucleares.

    As consequências negativas da poluição térmica são muito variadas, sendo as seguintes algumas das principais:

    - O incremento da temperatura faz com que espécies termosensíveis (com reduzida tolerância a variações de temperatura) desapareçam, visto não suportarem as novas condições do meio. Por exemplo, o desaparecimento da truta em rios em que ocorreu um aumento da temperatura da água.

    - Podem surgir importantes alterações ecológicas no meio, resultantes da substituição de espécies termosensíveis por outras termotolerantes, as quais suportam uma gama mais ampla de temperaturas originando alterações nas cadeias tróficas e nas relações interespecíficas das espécies que habitam o meio. Por exemplo: a substituição da truta pela carpa.

    - Aumento da sensibilidade aos poluentes, já que a aproximação aos limites de tolerância de um dado factor (temperatura, neste caso) diminui a tolerância a outros factores (por exemplo, concentração de metais pesados).

    - Diminuição da quantidade de oxigénio dissolvido na água (a água quente comporta menores quantidades de oxigénio dissolvido que a água fria), podendo conduzir a situações de asfixia.

    - Favorecimento do desenvolvimento bacteriano, em consequência da aproximação ao óptimo térmico de algumas espécies nefastas.

    - Perturbações na reprodução, já que os juvenis, assim como os ovos (e as células sexuais, das espécies com fecundação externa) são, regra geral, muito pouco termotolerantes.

    - Morte por choque térmico, causada, por exemplo, pela alteração brusca da temperatura de um ribeiro junto à conduta de saída de um afluente sobreaquecido.

    - Potenciação da eutrofização dos cursos de água onde exista matéria orgânica em quantidades consideráveis.

    - Diminuição da diversidade da fauna e da flora aquática

    - Perturbações várias na alimentação dos animais aquáticos, por alterações no zoo e fitoplâncton.


    A poluição térmica aérea assume importância sobretudo ao nível das zonas urbanas e industrializadas, em consequência da libertação dos fumos e escapes aquecidos, resultantes da queima de combustíveis fósseis. Estes gases contribuem também para o incremento do efeito de estufa e do smog, gerando, deste modo, uma poluição térmica indirecta adicional.

    As principais formas de erradicação da poluição térmica passam pela redução da libertação de fumos quentes, o que implica uma diminuição da queima de derivados do petróleo, bem como pelo pré-arrefecimento dos efluentes libertados nos rios e águas superficiais. A energia térmica deste efluentes pode ser utilizada, por exemplo, no aquecimento urbano, o que não só reduz a poluição, com também permite uma maior rentabilização energética e económica.





    Enciclopédia Porto Editora, Lda.

  2. #2
    Administrador Avatar de brunocardoso
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Porto
    Idade
    57
    Posts
    5.215

    Padrão Poluição térmica

    Poluição térmica


    Poluição térmica' consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

    A elevação da temperatura afeta a solubilidade do O2 na água, fazendo com que esse gás se difunda mais facilmente para a atmosfera; isso acarreta uma diminuição de sua disponibilidade na água, o que prejudica diversas formas de vida aeróbicas aquáticas.

    Além disso, o impacto da variação térmica exerce um efeito particularment enocivo par aas formas estenotérmicas, esto é, que não toleram grandes variações de temperatura, como o salmão e a truta.

    Consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução de águas quentes utilizadas na refrigeração de refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

    A elevação da temperatura afeta a solubilidade de oxigênio na água fazendo com que esse gás escape mais facilmente para a atmosfera, isso acarreta uma diminuição de sua disponibilidade na água o que prejudica diversas formas aeróbicas aquáticas.

    A poluição térmica combinada e reforçada com outras formas de poluição pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível.

    Degradação da qualidade da água pela introdução de um efluente aquecido, principalmente o efeito da descarga de águas de esfriamento de processos industriais, em particular da geração de energia elétrica.

    Mesmo as pequenas variações das temperaturas normais da água podem afetar a vida aquática.

    Geralmente a poluição térmica pode ser controlada através de torres de esfriamento.
    A temperatura é um aspecto fundamental em corpos aquáticos, pois os seres vivos apresentam diferentes reações quando ocorrem mudanças deste fator.

    A poluição térmica decorre principalmente de lançamentos, em sua maioria em rios, da água aquecida usadas no processo de refrigeração do maquinário de refinarias, siderúrgicas e usinas termoelétricas.

    Tais efluentes provocam, nos rios, desoxigenação, uma vez que o calor provoca dissipação do oxigênio dissolvido, além disso, podem provocar a mortandade de peixes, pois a faixa de temperatura de sobrevivência deles é bastante estreita. E para os seres vivos, os efeitos da temperatura dizem respeito à aceleração do metabolismo, ou seja, das atividades químicas que ocorrem nas células.

    A aceleração do metabolismo provoca aumento da necessidade de oxigênio e, por conseguinte, na aceleração do ritmo respiratório. Por outro lado, tais necessidades respiratórias ficam comprometidas, porque a hemoglobina tem pouca afinidade com o oxigênio aquecido.

    Combinada e reforçada com outras formas de poluição ela pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível.

    'Poluição térmica' Determinados processos industriais utilizam grandes quantidades de água em reservatórios ou como refrigeradores o que aparelha como resultado uma notável alteração em sua temperatura natural.

    Modificar a temperatura da água é também outra forma de alterar o ecossistema e é denominado poluição térmica.

    O aumento da temperatura das águas, traz maior demanda bioquímica de oxigênio.
    O lançamento de águas quentes num rio causará, de imediato, fenômenos localizados de desoxigenação pois, o calor favorece a dissipação do oxigênio dissolvido; além disso, a faixa de temperatura de sobrevivência de peixes e muitos microorganismos é bastante estreita e, ainda, alguns vegetais têm sua proliferação acentuada com o aumento de temperatura.


    Consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução de águas quentes utilizadas na refrigeração de refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

    Quando a temperatura se eleva, a solubilidade de oxigênio na água é afetada, assim ocorre o dispersamento desse gás para a atmosfera, acarretando uma diminuição de sua disponibilidade na água, prejudicando assim diversas formas aeróbicas aquáticas.

    A poluição térmica combinada e reforçada com outras formas de poluição pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível.

    Fonte: pt.wikipedia.org
    Um abraço

    Bruno Cardoso



Tópicos Similares

  1. como colocar massa termica num processador
    Por F.B.I. no fórum Truques e Dicas
    Respostas: 0
    Último Post: 02-10-2007, 20:26
  2. Térmica das marés
    Por helldanger1 no fórum Energias
    Respostas: 0
    Último Post: 23-02-2007, 23:49
  3. Energia térmica
    Por Fonsec@ no fórum Energias
    Respostas: 0
    Último Post: 27-01-2007, 23:44

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.