Fichas de Caracterização das espécies

Classificação de espécies

Livros Vermelhos são considerados documentos estruturantes de uma política de conservação da natureza, constituindo uma ferramenta da maior utilidade no contexto da conservação das espécies da flora e da fauna selvagens e respectivos habitats.

Por outro lado, devem constituir obras em permanente actualização, reflectindo cada edição o melhor conhecimento científico disponível. A sua elaboração deve ser considerada como uma tarefa de interesse público e mobilizadora de todos os que disponham de informação relevante e actualizada para a avaliação do estatuto das diferentes espécies, nomeadamente entre a Comunidade Científica.

Nos últimos anos, este Instituto investiu significativamente na promoção e desenvolvimento de estudos e projectos de conservação de habitats e espécies, muitas vezes em parceria com outras Instituições nacionais e internacionais.

Os Livros Vermelhos existentes em Portugal datam de 1990 (Mamíferos, Aves, Répteis e Anfíbios), 1991 (Peixes Dulciaquícolas e Migradores) e 1993 (Peixes Marinhos e Estuarinos) encontrando-se a sua informação desactualizada.

Por outro lado, a IUCN – International Union for Conservation of Nature – estabeleceu novas categorias de ameaça que se baseiam, pela primeira vez, num conjunto de critérios de natureza quantitativa e que pretendem avaliar os diferentes factores que afectam o risco de extinção das espécies.

O presente trabalho de revisão inclui os seguintes grupos taxonómicos – Peixes Dulciaquícolas e Migradores, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos.

O desenvolvimento do projecto, coordenado pelo Instituto, foi ainda assegurado por uma Comissão de Editores, Grupos de Autores e uma rede de colaboradores. Para além do conjunto alargado de técnicos deste Instituto, foram também convidados especialistas de reconhecido mérito técnico e científico, no âmbito dos grupos taxonómicos abrangidos. Ficha Técnica >

Ao longo do projecto foram adoptados vários documentos produzidos pela IUCN, tendo sido também elaborada documentação específica para apoiar os trabalhos no sentido de orientar a aplicação dos conceitos da IUCN relativos à classificação de espécies.

Documentação de Apoio

RedList Guidelines >
Regionalguidelines >
Definições >
Critérios >
Categorias >
Quadro das Categorias >

A classificação das espécies foi feita com recurso ao programa "RAMAS Red List" o qual, permitindo a incorporação de níveis/graus de incerteza, apresenta o resultado final sob a forma de uma única categoria ou de um conjunto de categorias plausíveis.

Fichas de caracterização das espécies

Nota de Introdução >
Peixes >
Anfíbios >
Répteis >
Aves >
Mamíferos >

Classificação de espécies

Nota de Introdução >
Legenda da tabela de espécies >
Peixes Dulciaquícolas e Migradores >
Anfíbios >
Répteis >
Aves >
Mamíferos >