Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Como se faz um carrinho de rolamentos?

  1. #1
    Administrador Avatar de edu_fmc
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Idade
    30
    Posts
    21.006

    Padrão Como se faz um carrinho de rolamentos?

    Como se faz um carrinho de rolamentos?



  2. #2
    Gforum Veterano Avatar de aguda
    Data de Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    AGUDA-vila nova de gaia
    Idade
    51
    Posts
    19.016

    Padrão

    CARRO DE ROLAMENTOS

    É preciso:

    Material
    1 tábua para servir de base com 60 x 30 cm

    Nota - esta medida depende do teu tamanho: senta-te nela (como se o carrinho estivesse pronto) e vê se podes conduzir confortavelmente. Tens de poder esticar bem as pernas como quando tens de virar.
    Se puderes fazer a frente mais estreita, ficas com mais espaço para curvar.


    1 ripa com 5 cm de largo x cerca de 3 cm de altura (em média) para servir de eixo da frente

    Deve ter um comprimento de cerca de 60 cm. Se for muito curta, tens dificuldade em fazer as curvas, se for demasiado comprida, "salta-te" o pé ao curvar. Bom é o meio-termo. Experimenta "em seco".

    1 ripa com 5 cm de largo x cerca de 3 cm de altura (em média) para servir de eixo de trás

    Deve ter um comprimento ligeiramente maior do que a largura da tábua-base. Não precisa ser do tamanho do eixo da frente, mas se for, não faz mal.



    4 rolamentos de tamanho médio - pede-os numa oficina, normalmente dão-nos, porque não têm de ser novos.

    1 cordel com cerca de 1 metro (se for preciso menos basta cortar)

    Pregos médios e grandes (mais de 8) e/ou parafusos

    1 parafuso e porca (maior do que a soma das alturas do eixo da frente e da tábua-base, com alguma folga)

    Se arranjares também quatro anilhas, melhor

    FERRAMENTAS (idealmente todas estas, mas podes resolver o caso com menos)

    * serrote
    * grosa (lima grossa)
    * martelo
    * berbequim (e broca do tamanho do parafuso)
    * chave de parafusos (se os fores usar)


    Nota: se decidires tornar o teu carrinho de rolamentos mais confortável e/ou decorá-lo, podes fazer um assento, pintar o carro, fazer umas "costas", pôr um sistema de "volante", etc.
    O que ensinamos aqui é mesmo o mínimo.
    Mãos à obra:

    1.
    Corta a tábua e as ripas à medida.

    2.
    Ajeita algumas rebarbas com a grosa.

    3.
    Na parte da frente da tábua-base, faz um furo a meio com o berbequim, para depois se pôr o parafuso que vai segurar o eixo.

    4.
    Faz um furo idêntico a meio do eixo da frente, na superfície com a base mais larga.

    5.
    Enfia o parafuso nas madeiras que furaste, só para testar se funciona bem. Tira para fora.

    6.
    "Escava" um encaixe para os rolamentos nas pontas dos eixos.
    Conforme o quanto tenhas de "escavar", usa o serrote e depois a grosa, ou só a grosa.Conforme o quanto tenhas de "escavar", usa o serrote e depois a grosa, ou só a grosa.
    Vai experimentando enfiar o rolamento. Lembra-te que têm de ficar "entalados". Se ficarem soltos, o carro anda pior.

    7.
    "Enfia" os rolamentos nas pontas que escavaste. Evita martelar nas bordas do rolamento: usa qualquer coisa que te permita "bater" nele a direito para o encaixar, um bloco de madeira, por exemplo.

    8.

    Para maior segurança - para o rolamento não sair -, enfia um prego nas pontas, a atravessar (sem ultrapassar o tamanho do rolamento, claro) ou a meio da madeira e dobra a ponta. Este prego deve ser grandinho e sólido.
    9.

    Prega (ou aparafusa) o eixo de trás à parte de trás da tábua-base. Usa dois ou mais pregos ou parafusos. Tem de ficar bem preso.
    Martela as pontas dos pregos para que não magoem nem fiquem de fora.
    Se forem parafusos não devem ultrapassar a madeira do eixo.
    10.

    Monta o eixo da frente na tábua-base. Segue esta ordem (de baixo para cima): parafuso, anilha, eixo, anilha, anilha, tábua-base, anilha, porca.
    Aperta bem a porca, mas o eixo tem de rodar - para isso lá estão as anilhas.
    Se a ponta do parafuso passar muito para fora e puder ser perigosa, arranja modo de a proteger, nem que seja com pano, alcatifa, cartão - colado ou seguro com preguinhos. Ou outro sistema que inventes...
    11. Logo a seguir ao rolamento, amarra o cordel nas duas pontas do eixo da frente. Vai- te ajudar imenso a guiar e a segurares-te. Não falando no jeito que dá para puxar o carro quando é preciso.

    12.
    Se quiseres fazer decorações ou melhoramentos de conforto, é agora


    Nota: põe um pouco de óleo (é melhor de motor, mas pode ser de cozinha) no interior dos rolamentos para rodarem bem.
    Se se encherem de terra e não rodarem, lava-os com água enquanto vais rodando com a mão e volta a pôr-lhes óleo ou algo do género.


    Última edição por aguda; 27-12-2008 às 13:12.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.