Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Dinossauros Voadores

  1. #1
    Gforum Veterano Avatar de aguda
    Data de Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    AGUDA-vila nova de gaia
    Idade
    50
    Posts
    19.016

    Padrão Dinossauros Voadores


    DINOSSAUROS VOADORES

    Ao mesmo tempo que os dinossauros deixavam suas pegadas no solo e os répteis nadadores vagavam nos mares, répteis voadores cruzavam os ares sem parar. Com os mais variados tamanhos e formas, os pterossauros marcaram a presença na história da evolução como parentes distantes dos dinossauros. Alguns eram pequenos como araras, enquanto ouros ganhavam dimensões impressionantes, com asas do tamanho de um otocarros. O nome pterossauro, aliás, significa "lagarto com asas". Depois de estudar demoradamente alguns ossos de pterossauros, os cientistas concordaram: eles só podiam ter sidos animais voadores, pois notaram que os ossos eram finos e ocos.

  2. #2
    Gforum Veterano Avatar de aguda
    Data de Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    AGUDA-vila nova de gaia
    Idade
    50
    Posts
    19.016

    Padrão

    ARCHEOPTERYX


    Se hoje observarmos na natureza animais mais semelhante a dinossauros, veremos que estes animais são os pássaros. Os primeiros pássaros surgiram no período Jurássico, e vivem até hoje. Dentre estes pássaros antigos , está dentro o Archeopteryx, uma da principais descobertas do género. Este pássaro primitivo, era quase igual em aparência aos modernos, com excepção de alguns factores, como os dentes, o tamanho e alguns hábitos.

    Os dentes do Archeopteryx e de muitos outros pássaros primitivos, como o Hesperornis (comedor de peixes, viveu na época do Triceratops e do T. Rex e, era mais parecido ainda com os pássaros modernos pois possuía bico), eram grandes, finos e afiados, utilizados para segurar sua deslizante presa, ou melhor, os peixes.

    Seu tamanho também era diferente dos pássaros actuais, pois, enquanto um gavião tem o tamanho de um computador, o Archepteryx tinha o tamanho de um homem alto. Devido ao fato de voar muito alto, era provável que este pássaro podia ter morado em árvores. Assim como o Archeopteryx, muitos dinossauros voadores possuíam ossos ocos nos seus membros. Isso os tornava mais leves para movimentar-se. Pesquisadores acham que os ossos ocos dos actuais pássaros são uma herança de seus ancestrais, os dinossauros. O animal fóssil mais famoso é o Archeopteryx. Viveu na mesma época que os dinossauros e
    é considerado a ave mais antiga que se conhece, embora também tivesse traços de réptil. Todos os esqueletos fósseis deste animal que foram descobertos foram encontrados em pedras calcárias de grão muito fino que conservaram maravilhosamente muitos fósseis, entre eles, os delicados ossos ocos do Archeopteryx e até as suas penas, que são uma característica fundamental da aves.


  3. #3
    Gforum Veterano Avatar de aguda
    Data de Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    AGUDA-vila nova de gaia
    Idade
    50
    Posts
    19.016

    Padrão

    PTERANODOS


    Um grupo de répteis tinha se apoderado dos espaços aéreos. Eram os Pterossauros, entre os quais, o Pteranodon, com asas gigantescas de pele elástica como as dos morcegos, era o rei do voo planado das zonas costeiras. O seu aspecto original se devia à forma da cabeça: uma longa crista e um bico que, juntos, tinham o mesmo comprimento do corpo. Depois de levantar voo, o Pteranodon sobrevoava os mares em busca de alimento e tinha grande capacidade de voo planado, sem precisar bater as asas. O Pteranodon era um gigante voador. Os seus ossos eram finos e tinham espaços ocos que os tornavam mais leves, pois estes espaços eram preenchidos com ar.

    Os dedos das mãos estavam adaptados para sustentar a membrana da asa, fina e semelhante ao couro. O cérebro era grande e mais parecido com os das aves do que com os dos répteis.

    As primeiras vértebras das costas eram ligadas entre si formando uma só peça resistente que proporcionava um sólido ponto de apoio para os ossos do ombro. Estes se apoiavam em baixo no esterno, ou seja, o osso do peito. As costelas que saíam das vértebras também fechavam no esterno. Deste modo, o conjunto constituía uma armação rígida que suportava os poderosos músculos das asas. No Pteranodon, destaca-se o pequeno tamanho do corpo e das patas posteriores em comparação com o das asas
    e do crânio, com a sua longa crista. O pescoço era comprido e a cauda era bem pequena. Os braços se transformavam em asas providas de grandes músculos. Os três primeiros dedos da mão, relativamente curtos, terminavam em garras curvas e afiadas; o quarto dedo possibilitava o enorme alongamento da asa. A cauda era muito curta e terminava em dois ossos alongados em forma de varetas que provavelmente se inseriam na membrana das asas e poderiam servir para ajudar a controlar a direcção do voo.


    FICHA DO DINOSSAURO

    NOME Pteranodon
    TAMANHO 2m de altura (quando de pé) e até 8m de comprimento (de ponta a ponta das asas)
    ALIMENTAÇÃO Peixes que subiam à superfície dos mares
    QUANDO VIVEU Entre 110 e 65 milhões de anos atrás, período Cretáceo

  4. #4
    Gforum Veterano Avatar de aguda
    Data de Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    AGUDA-vila nova de gaia
    Idade
    50
    Posts
    19.016

    Padrão

    QUETZALCOATLUS


    O maior Pterossauro até hoje encontrado foi o Quetzalcoatlus, imenso monstro com asas descobertos no Texas, EUA. Seu nome veio de Quetzalcoaltlus ou "serpente emplumada", antiga divindade mexicana que reinou no império tolteca (antes dos astecas). Não foi uma boa escolha, porque embora alguns Pterossauros possam ter tido pêlos macios, eles nunca possuíram penas. Este imenso Pterossauro, que media até 15m de uma ponta de asa a outra, tinha proporções de um pequeno aeroplano.

    Apesar desse tamanho todo, podia planar nas camadas de ar quente da atmosfera e descer rápido ao solo, em busca de carniça de dinossauros para alimentar-se. O Quetzalcoatlus foi um dos últimos Pterossauros. Essa criatura enorme, de cabeça maior que um homem, provavelmente atingiu o tamanho máximo a que pode chegar um animal voador. Era tão grande que não levantaria vôo sem o auxílio dos ventos que assobiavam pelas montanhas e vales do Texas, EUA. Já no ar, ele aproveitava as correntes de ar e planava bastante tempo.

    FICHA DO DINOSSAURO

    NOME Quetzalcoatlus, que significa "serpente alada emplumada"
    TAMANHO Até 15m de comprimento
    ALIMENTAÇÃO Carniça de dinossauros
    QUANDO VIVEU Período Jurássico, no Texas, EUA


  5. #5
    Gforum Veterano Avatar de aguda
    Data de Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    AGUDA-vila nova de gaia
    Idade
    50
    Posts
    19.016

    Padrão

    GERMANODACTYLUS

    Nem todos os pterossauros viviam no chão. Certas espécies, como o Germanodactylus, provavelmente habitavam árvores e faziam como os morcegos de hoje, dependurando-se nos galhos, aos quais se prendiam com suas garras. Os pterossauros tinham várias formas de descolar. Alguns provavelmente corriam pelo chão com as pernas traseiras e, então, batiam as asas para levantar voo. O Germanodactylus devia soltar-se do galho e bater as asas enquanto caía, para manter-se no ar. Os que tinham asas grandes, a exemplo do Ggathosaurus, limitavam-se a abri-las e deixar que o vento os levasse para cima. As fortes garras do Germanodactylus serviam tanto para ajuda-lo a escalar o tronco das árvores quanto para prende-lo dependurado nos galhos.

  6. #6
    Gforum Veterano Avatar de aguda
    Data de Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    AGUDA-vila nova de gaia
    Idade
    50
    Posts
    19.016

    Padrão

    PTERODACTYLUS


    O Pterodactylus possuía uma alimentação diversificada. Os cientistas descobrem qual era a dieta de um Pterossauro comparando suas mandíbulas, dentes e tamanho do corpo com os animais de hoje. Também podem saber se o Pterossauro era um bom voador pela força de suas asas e músculos. Os bons voadores provavelmente agarravam suas presas no ar.
    Pequenos bandos de Pterodactylus deviam correr ao longo das praias, como os pássaros marinhos de hoje.

    Enfiavam suas compridas mandíbulas na areia para encontrar alimento. Agarravam minhocas

    e mariscos com os dentes pontiagudos, desenterravam da areia e engoliam. Enterrando fundo na areia suas mandíbulas muito grandes, o Pterodactylus podia alcançar minhocas para comer. Também apanhava peixes e insectos, tendo assim uma dieta variada. Veja a primeira ilustração desta página. Se as asas dos Pterossauros não se dobravam como as dos pássaros, então onde eles as colocavam quando estavam em terra? Supõe-se que, a exemplo do Pterodactylus, eles mantinham as asas recolhidas atrás do corpo e apoiavam-se nos braços. O Pterossauros como o Pterodactylus às vezes aterrizavam no mar. Utilizavam-se das ondas e de poderosos empurrões com os pés para tomar o impulso necessário e voltar a voar. Alguns tinham pés parecidos com os de pato, o que os ajudava a nadar. Muitos crêem que os Pterossauros com cauda a usassem como leme quando se moviam pelo mar.

    Última edição por aguda; 11-10-2008 às 14:25.

Tópicos Similares

  1. Dinossauros HerbÍvoros
    Por aguda no fórum Curiosidades
    Respostas: 12
    Último Post: 11-10-2008, 13:51
  2. Dinossauros CarnÍvoros
    Por aguda no fórum Curiosidades
    Respostas: 11
    Último Post: 10-10-2008, 23:42
  3. Dinossauros AquÁticos
    Por aguda no fórum Curiosidades
    Respostas: 5
    Último Post: 10-10-2008, 22:37
  4. [Relato] À procura de explicações para os discos voadores em Salvaterra de Magos
    Por Satpa no fórum Relatos, mitos & lendas paranormais
    Respostas: 0
    Último Post: 20-07-2008, 15:51
  5. Dinossauros-evolution
    Por Mitchel no fórum Curiosidades
    Respostas: 0
    Último Post: 20-09-2007, 21:45

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.