Um estudo publicado na revista Conservation Letters refere que cerca de 30 espécies de aves que ocorrem em países em vias de desenvolvimento serão extintas se não forem preservadas as terras agrícolas. Este estudo foi dirigido às aves mas os cientistas acreditam que possivelmente esta relação pode ser aplicada a outros animais.

Uma equipa de investigadores da Universidade de East Anglia estudou os habitats das espécies de aves mais ameaçadas em todo o mundo, através de uma base de dados compilada pela organização BirdLife International.

“Um grande número de espécies ameaçadas usava as pastagens [para se alimentarem e reproduzirem] nos países em desenvolvimento”, refere Paul Dolman, líder do estudo. “O princípio geral é que antes os grandes herbívoros pastavam a terra e criavam este habitat. Agora, como foram embora, são os agricultores que fazem este trabalho.”

Algumas das aves mais raras e ameaçadas estão completamente dependentes das pastagens tradicionais. Foram identificados pelo menos 30 exemplos de dependência das pastagens e os cientistas estão “certos de que haverá mais.”

Algumas espécies ameaçadas apresentam associações históricas com métodos de agricultura tradicional que estão agora a desaparecer. Quando os pequenos agricultores desaparecerem e a terra for utilizada para construção ou agricultura intensiva, também as aves desaparecerão.

"O cultivo de arroz tradicional parece ser extremamente valioso para a biodiversidade na Ásia e o cultivo tradicional de cereais é importante para a biodiversidade em África”, explica Dolan.

Para Hugh Wright, cientista que também incorporou a equipa de investigação, normalmente as “pessoas são vistas como um problema” mas, “há um grande número de espécies ameaçadas (…) que dependem do ambiente agrícola.”

Os autores do estudo alertam que muitos dos sistemas agrícolas tradicionais que foram identificados como benéficos para as espécies ameaçadas estão também ameaçados. “Precisamos de identificar paisagens agrícolas valiosas e apoiar as comunidades locais para que continuem os seus métodos de agricultura tradicionais e ajudem a manter esta biodiversidade única.”

“Esperamos que este estudo ajude tanto as pessoas como a vida selvagem.”

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
http://naturlink.sapo.pt/article.asp...cid=42286&bl=1


Fonte: BBC - Homepage



Leituras adicionais:

Terras de Bouro e Agricultura Biológica - Uma oportunidade em territórios de montanha
http://naturlink.sapo.pt/article.asp...&cid=2730&bl=1

As aves e o controle de pragas florestais
http://naturlink.sapo.pt/article.asp...cid=42286&bl=1

Conservação das Faixas Marginais de Cereal para os Galiformes Bravios
http://naturlink.sapo.pt/article.asp...cid=41961&bl=1

Documentos recomendados:

Recensão do livro - Farming and Birds in Europe. The Common Agricultural Policy and its Implications for Bird Conservation
Recensão do livro - Farming and Birds in Europe. The Common Agricultural Policy and its Implications for Bird Conservation - Pluridoc

Conservation of european farmland birds: abundance and species diversity

Conservation of european farmland birds: abundance and species diversity - Pluridoc