Escola Nacional de Bombeiros

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) surge como corolário de um projecto do ex-Serviço Nacional de Bombeiros (SNB), tendo como intuito a formação e actualização dos bombeiros.

Enquanto se desenrolavam as diligências tendentes ao prosseguimento deste objectivo, foram-se realizando, no período de 1982/1987, diversos cursos para comandos de bombeiros, sob responsabilidade do SNB.

No final de 1987 foram adquiridas as instalações da Quinta do Anjinho, em Ranholas, Sintra, tendo sido desde logo (1988) ministrados os primeiros cursos.

Em 1998 foram criadas novas condições de ensino descentralizado através da criação de centros de formação em Bragança e na Lousã, este último especializado na formação de combate a incêndios florestais. Já em 2005, a ENB iniciou a formação num novo pólo, em São João da Madeira, especializado em incêndios urbanos e industriais.

A ENB é uma associação privada sem fins lucrativos com o estatuto de utilidade pública que tem por finalidade a formação de quadros de comando e chefias, bem como o desenvolvimento especializado no âmbito das missões de socorro confiadas aos bombeiros e demais agentes de protecção civil, designadamente tripulante de ambulância, combate a incêndios florestais, combate a incêndios urbanos, salvamento e desencarceramento, operador de central, salvamento em grande ângulo, condução de embarcação de socorro, protecção civil, organização de postos de comando, para além de formação de formadores em diversas áreas.

A ENB constitui, complementarmente, uma proposta de formação destinada a outros técnicos e entidades, em matérias relacionadas com a sua esfera de actuação, nomeadamente, no universo da segurança contra incêndios, bem como a avaliação técnica dos materiais utilizados na prevenção e combate àqueles outros sinistros.

A Escola Nacional de Bombeiros cumpre o seu papel de ligação à comunidade colocando à disposição de todas as entidades públicas e privadas o conhecimento de que é detentora, tendo criado o Núcleo de Formação de Empresas e Organismos, com cursos na área dos primeiros socorros, combate a incêndios, entre outros.

Tendo por enquadramento estratégico a concretização de parcerias com estabelecimentos de ensino superior, com vista à obtenção de qualificações institucionais para a Escola Nacional de Bombeiros e seus destinatários, esta instituição está também envolvida em algumas acções de pós-graduação, nomeadamente em matérias relacionadas com a protecção civil, mas também com a área da higiene, saúde e segurança no trabalho.

A instituição conta também com dois Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC), a funcionar em Sintra e na Lousã.
O CRVCC, no âmbito da formação de adultos, e, mais recentemente, o reconhecimento como única entidade credenciada para atribuição do Certificado de Aptidão Profissional para bombeiros fecham um ciclo de trabalho na área da protecção e socorro que passa ainda pela elaboração de estudos, de que se destaca a elaboração da Carta de Risco do Alqueva.

A Escola Nacional de Bombeiros está credenciada pelas seguintes entidades:
INOFOR – Instituto para a Inovação na Formação; INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica; ANEFA – Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos; ICET – International Centre for Emergency Techniques; ISN – Instituto de Socorros a Náufragos e IMP – Instituto Marítimo-Portuário.

A Escola Nacional de Bombeiros orienta o conteúdo curricular dos cursos tendo em vista a sua adequação aos níveis hierárquicos dos alunos, podendo ser equiparado, desde que acautelados os requisitos definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo, aos diferentes cursos no aludido sistema.

Cursos ministrados na ENB

Formação de Graduados:

* Curso de promoção de Subchefe-Ajudante

* Curso de promoção a Chefe de 2ª classe/Chefe


Formação de Quadros de Comando:
# Curso de formação para Quadros de Comando

Formação de Formadores:

* Instrutor de Socorrismo Básico

* Instrutor de Salvamento e Desencarceramento

* Instrutor de Condução Todo-o-Terreno


Formação Especializada:

* Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS)

* Curso Básico de Socorrismo (TAT)

* Curso de Salvamento e Desencarceramento

* Curso de Salvamentos em Grande Ângulo

* Curso de Condução Todo-o-Terreno


A Escola Nacional de Bombeiros, tendo como objectivo disponibilizar a informação a quem mais dela necessita, deliberou disponibilizar todos os manuais da colecção “formação inicial para bombeiro” de forma gratuita em formato digital.

Serão colocados a cada semana, dois manuais, já estando disponíveis neste momento, o de electricidade e de construção civil, os mesmos poderão ser descarregados na Infonet, na secção documental.