Setúbal recebe comemorações do Dia Nacional do Bombeiro

O dia 11 de Setembro traz à cidade bombeiros profissionais de várias corporações do país, numa cerimónia que será presidida pelo ministro da Administração Interna. Durante a manhã, na praça do Bocage, os bombeiros vão ser condecorados, seguindo-se uma parada composta por estes profissionais.

A data escolhida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) para celebrar o Dia Nacional do Bombeiro pretende “distinguir, dignificar e valorizar todo o trabalho desenvolvido pela classe”, expressa, em comunicado, Fernando Curto, presidente da ANBP, “incentivando ao desempenho brioso da sua actividade”. Ainda de acordo com o responsável, o dia 11 de Setembro serve para relembrar “os inúmeros obstáculos que superam diariamente para levar a sua função a bom porto”.

A efeméride vai ser formalizada numa cerimónia presidida por Rui Pereira, ministro da Administração Interna que vai condecorar a ANBP “pelo trabalho desenvolvido enquanto agente de protecção civil”.

A formatura a um batalhão, composto por três companhias de 250 bombeiros profissionais de todo o país terá início às 11 horas, na praça do Bocage, precedendo o acender da chama, às 9 horas, que se manterá até ao final da celebração.

Durante a cerimónia, os bombeiros falecidos vão ser homenageados, seguindo-se o estandarte nacional e a respectiva Guarda de Honra. Algumas medalhas e condecorações vão também ser entregues aos bombeiros.

Por volta das 12.30 horas, a festa continua no Salão Nobre da Câmara Municipal, com um Porto de Honra, seguindo-se um almoço, para todos os convidados da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, oferecido pela autarquia.

Todo este protocolo será, naturalmente acompanhado por várias individualidades, nomeadamente a presidente da câmara, a Governadora Civil e algumas forças políticas da cidade, além de vários bombeiros profissionais representantes das corporações do país.


O Setubalense