Tirar manchas e espinhas de uma foto

Começando o processo



Primeiramente abra sua foto no GIMP. Com a ferramenta “Zoom” procure focalizar a espinha ou mancha a ser retirada.



Agora selecione a ferramenta “Restauração”. Não modifique os valores da ferramenta. E para utilizá-la faça o seguinte: Aperte “Ctrl” e dê “um clique com o botão direito do mouse” em alguma área que tenha um aspecto de pele parecido com o local onde está a espinha. E depois clique normalmente sobre a espinha. Veja a figura abaixo.



Efectue o mesmo processo com a ferramenta “Restauração” em todas as espinhas ou manchas. Após um pequeno tempo de trabalho, você deverá ter um resultado semelhante ao nosso.



Observação: Fotos com grande quantia de pixels são melhores para edição, pois em geral há maior quantia de detalhes ao aplicar o zoom. Procure utilizar fotos com boa iluminação, porque fotos demasiadamente escuras dificultam o trabalho de edição.

Dica extra


Talvez você não ache que o resultado ficou como você imaginava, ou que nem todas as espinhas tenham sumido. Algo que pode ajudar muito e dá um toque especial de elegância nas fotos, é a aplicação de filtros.

Para obter um resultado como o da nossa imagem abaixo, você deve aplicar o filtro “Brilho suave” (Filtros > Artísticos > Brilhosuave...) e após isso o filtro “Ruído HSV” (Filtros > Ruído > Ruído HSV). Ao utilizar o Filtro "Ruído HSV" utilize os seguintes valores: Retenção 1 - Matiz O - Saturação 55 - Valor 0.