Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 79

Tópico: Reflexão e vivência

  1. #1
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão Reflexão e vivência



    Amor e Loucura








    Contam que, certa vez, se reuniram os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar da Terra.

    O ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez que não suportava mais ficar à toa e a LOUCURA, como sempre louca, propôs -lhe:
    - Vamos brincar de esconde-esconde?

    A INTRIGA levantou a sobrancelha intrigada e a CURIOSIDADE, sem poder conter-se, perguntou-lhe:
    - Esconde-esconde? Como é isso?

    É um jogo, explicou a LOUCURA, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem e, quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará meu lugar para continuar o jogo.

    O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA.

    A ALEGRIA deu tantos saltos que acabou convencendo a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada.

    Mas nem todos quiseram participar:
    A VERDADE preferiu não se esconder. Para quê, se no final todos a encontravam?
    A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a idéia não tivesse sido dela) e a COVARDIA preferiu não se arriscar.

    - Um, dois, três, quatro... - começou a contar a LOUCURA.

    A primeira a esconder-se foi a PRESSA, que como sempre caiu tropeçando na primeira pedra do caminho.

    A Fé subiu ao céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO, que com seu próprio esforço, tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta.

    GENEROSIDADE quase não conseguiu esconder-se, pois cada local que encontrava lhe parecia maravilhoso para algum de seus amigos - se era um lago cristalino, ideal para a BELEZA; se era a copa de uma árvore, perfeito para a TIMIDEZ; se era o vôo de uma borboleta, o melhor para a VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE e, assim, acabou escondendo-se em um raio de sol.

    O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início, ventilado, cômodo, mas apenas para ele.

    A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris) e o DESEJO, no centro dos vulcões. O ESQUECIMENTO, não me recordo onde se escondeu, mas isso não é importante.

    Quando a LOUCURA estava lá pelo 999.999, o AMOR havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou um roseiral e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre as suas flores.

    - Um milhão - contou a LOUCURA, e começou a busca.

    A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos de uma pedra.

    Depois, escutou-se a FÉ discutindo com Deus, no céu, sobre zoologia.

    Sentiu-se vibrar o DESEJO nos vulcões.

    Em um descuido encontrou a INVEJA, e claro, pôde deduzir onde estava o TRIUNFO.
    O EGOÍSMO, não teve nem que procurá-lo. Ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.

    De tanto caminhar, a LOUCURA sentiu sede e, ao aproximar-se de um lago, descobriu a BELEZA.

    A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem se decidir de que lado esconder-se. E assim foi encontrando todos.

    O TALENTO, entre a erva fresca; a ANGÚSTIA, em uma cova escura; a MENTIRA, atrás do arco-íris não, mentira, ela estava no fundo do oceano e, até o ESQUECIMENTO, pra quem já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde.

    Apenas o AMOR não aparecia em nenhum local. A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, embaixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral. Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando, no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito. Os espinhos tinham ferido o AMOR nos olhos. A LOUCURA não sabia o que fazer para desculpar-se. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia.

    Desde que pela primeira vez se brincou de esconde-esconde na Terra, o AMOR é cego e a LOUCURA sempre o acompanha.




    Fonte:riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  2. #2
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A Borboleta



    A Borboleta





    Uma pequena abertura apareceu no casulo. Um homem, sentado ali perto, observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu-lhe que ela parara de fazer qualquer progresso, que tinha ido o mais longe que podia e que não conseguiria ir além.

    Decidido a ajudar a borboleta, ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta, então, saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas.

    O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se firmar com o tempo.






    Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um lado murcho e asa encolhida. Ela nunca foi capaz de voar.

    O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não sabia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas e assim que estivesse livre do casulo, estaria pronta para voar.

    Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ser e nunca alcançaríamos nossas metas distantes!





    Fonte.riototal



    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  3. #3
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A Idade de Ser Feliz



    A Idade de Ser Feliz








    "Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma Época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

    Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer.


    Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.


    Tempo de entusiasmo e de coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso.


    Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem apenas a duração do instante que passa... doce pássaro do aqui e agora que quando se dá por ele, já partiu para nunca mais voltar."



    Fonte:riomaior
    mjtc gosta disto.
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  4. #4
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A alma sensível das plantas



    A alma sensível das plantas






    Elas sentem, elas sabem. Ficam nervosas, tensas, desmaiam ou florescem de alegria e felicidade, se tratadas com amor. Adoram música. Reagem ao pânico. Adivinham males que lhes vão fazer os homens.

    O avanço da ciência provou a sensibilidade das plantas em experiências de laboratório. Com aparelhos precisos, cientistas deram-se o maravilhoso ofício de aprender, compreender e se comunicar com os vegetais.

    Vão descobrir um dia que as plantas sabem mais de nós que nós delas. Os primeiros astronautas foram botânicos. As plantas, elas sim, vieram à Terra para conhecer e contar para Deus. A rosa veio de Vênus.



    Fico pensando na grandeza do silêncio das plantas, por séculos e séculos compreendendo a agitação daquele bicho bípede à sua volta, o ser humano, bicho falante, bicho brigador, ansioso e rápido, capaz de amá-las tanto quanto as destruir, igualzinho e como faz consigo mesmo.


    No dia em que se esclarecer a sintonia planta-homem (e se a sabedoria popular consagrou a expressão ‘‘fulano é um seca-pimenteira’’, a intuição andou uma vez mais na frente da ciência), a vida na Terra ganhará novas e espantosas possibilidades de alimentação, felicidade, harmonia, remédios, energia e conhecimento.

    E o galho de arruda que a mesma sabedoria popular fez colocar na orelha? E as ervas? E as crendices perdidas no tempo associadas às plantas? E o mistério de beleza e sabedoria oferecidos ao homem como prova de amor através das flores?



    Por que será que o ser humano sente-se tão bem na natureza? Sente e não discute, não pensa, não cogita. Sente e consome. Curte e vai embora.

    Que complô secreto ou sortilégio misterioso destilam fluidos capazes de recompor psiquismos, cicatrizar cansaços, ver renascerem relações profundas consigo mesmo em pacificadora harmonia cósmica, quando estamos entre as palavras ou árvores?



    Por quê? Eu sei. É porque as plantas conseguem o que o homem não consegue: elas nos compreendem...






    Fonte:riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  5. #5
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A bússola



    A bússola






    Um navio chocou-se com pedras, fora da costa irlandesa. O capitão era um homem experiente e cuidadoso e o tempo não estava ruim o suficiente para fazê-lo desviar de sua rota. No entanto, o navio afundou e muitas vidas foram perdidas no acidente.

    O desastre gerou grande interesse para que se descobrisse a verdadeira causa do naufrágio. Muitos mergulhadores foram destacados para recolher os destroços e entre o que se achou estava a bússola do navio. Dentro dela foi encontrada uma pequena ponta de aço.

    Na véspera, um marinheiro recebera ordens para limpá-la e utilizou sua faca de bolso para raspar algumas partes mais sujas. Sem perceber, a ponta se quebrou ficando alojada na bússola. O minúsculo pedaço mudou a inclinação da agulha e o capitão acabou conduzindo a embarcação sobre as pedras ocultas.

    Quem está dirigindo nossas vidas? Que bússola estamos utilizando? Seguimos, por vezes, os caminhos indicados por pessoas em quem confiamos, que têm a melhor intenção possível de nos fazer trilhar estradas de alegria e prosperidade, mas que, sem perceber, muitas vezes nos conduzem ao mal.

    Se os caminhos do homem são incertos e inseguros - por mais que julguemos conhecê-los – vamos, então, adquirir uma bússola perfeita, de primeira qualidade, para que ela nos dê a direção certa. É só seguir a direção indicada por Deus: o caminho do bem e do amor. É uma bússola infalível!




    Fonte:riototal

    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  6. #6
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A Carroça



    A Carroça








    Uma das grandes preocupações de nosso pai, quando éramos pequenos, consistia em fazer-nos compreender o quanto a cortesia é importante na vida.

    Por várias vezes percebi o quanto lhe desagradava o hábito que têm certas pessoas, de interromper a conversa quando alguém está falando. Eu, especialmente, incidia muitas vezes nesse erro.

    Embora visivelmente aborrecido, ele, entretanto, nunca ralhou comigo por causa disso, o que me surpreendia bastante.

    Certa manhã, bem cedo, ele me convidou para ir ao bosque a fim de ouvir o cantar dos pássaros. Acedi com grande alegria e lá fomos nós, umedecendo nossos calçados com o orvalho da relva.

    Ele se deteve em uma clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:

    - Você está ouvindo alguma coisa além do canto dos pássaros?

    Apurei o ouvido alguns segundos e respondi:

    - Estou ouvindo o barulho de uma carroça que deve estar descendo pela estrada.

    - Isso mesmo... Disse ele. É uma carroça vazia...

    De onde estávamos não era possível ver a estrada e eu perguntei admirado:

    - Como pode o senhor saber se está vazia?

    - Ora, é muito fácil saber que é uma carroça vazia. Sabe por quê?

    - Não! Respondi intrigado.

    Meu pai pôs-me a mão no ombro e olhou bem no fundo dos meus olhos, explicando:

    - Por causa do barulho que faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

    Não disse mais nada, porém deu-me muito em que pensar.



    Tornei-me adulto e, ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e inoportuna, interrompendo intempestivamente a conversa de todo mundo, ou quando eu mesmo, por distração, vejo-me prestes a fazer o mesmo, imediatamente tenho a impressão de estar ouvindo a voz do meu pai soando na clareira do bosque e me ensinando:


    - Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!






    Fonte:riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  7. #7
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A cruz e o rio



    A cruz e o rio







    Era uma vez... um rei muito justo e bondoso que fazia tudo pelos seus súditos.



    Certa vez ele prometeu que levaria todos os que merecessem para uma terra maravilhosa onde viveriam com abundância e segurança.

    Mas, para merecer tal lugar, cada habitante deveria carregar uma cruz até a terra prometida, e isto significava uma caminhada de alguns dias.


    Todas as cruzes tinham o mesmo tamanho, o que causou um protesto por parte dos mais fraquinhos. Um deles, revoltado, resolveu dar um "jeitinho": pegou a sua cruz e, no meio da caminhada, resolveu serrá-la e diminuir-lhe o tamanho para o peso que ele achava ser o mais justo para a sua capacidade.

    Logo depois disto, todo o grupo se deparou com uma situação que os impedia de continuar a caminhada: havia um rio, com margens bem altas, íngremes e rochosas que impedia a passagem de todo o grupo.

    Foi quando um dos caminhantes teve a idéia de utilizar a sua cruz como ponte para atravessar o rio. Assim, todos descobriram que o tamanho da cruz era exatamente o da distância de uma margem a outra.


    Todos atravessaram o rio e continuaram a sua caminhada com as respectivas cruzes até a terra prometida.

    Todos, menos um, que perdeu a sua cruz levada pela correnteza do rio.


    A melhor maneira de se levar uma vida bem sucedida é
    encarar as crises como oportunidades e
    os obstáculos do caminho como pontes para o sucesso.



    Fonte:riototal

    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  8. #8
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A Felicidade



    A Felicidade









    Não existe um caminho para a felicidade.
    A felicidade é o caminho!
    Assim, aproveite todos os momentos que você tem.
    Aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo....
    e lembre-se que o tempo não espera ninguém.

    Portanto, pare de esperar...

    ... até que você termine ou volte para a faculdade;

    ... até que você perca ou ganhe 5 quilos;

    ... até que você tenha tido filhos ou até que eles tenham saído de casa;

    ... até sexta à noite ou até segunda de manhã;

    ... até que você tenha comprado uma casa nova ou até que ela tenha sido paga;

    ... até o próximo verão, primavera, outono, inverno;

    ... até que você morra

    ... até que nasça de novo

    ... não há hora melhor para ser feliz...

    ...do que AGORA MESMO !

    A Felicidade é uma viagem, não um destino.




    Por isso...

    "Trabalhe como se você não precisasse de dinheiro;

    Ame como se nunca tivesse se machucado

    e dance como se ninguém o estivesse olhando!!!"




    Fonte:riototal
    mjtc gosta disto.
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  9. #9
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A janela para o Mundo




    A janela para o Mundo









    Dois homens estavam seriamente doentes na mesma enfermaria de um grande hospital. O cômodo era bastante pequeno e nele havia uma janela que dava para o mundo.

    Um dos homens tinha, como parte do seu tratamento, permissão para sentar-se na cama por uma hora durante as tardes (algo a ver com a drenagem de fluido de seus pulmões). Sua cama ficava perto da janela. O outro, contudo, tinha de passar todo o seu tempo deitado de barriga para cima.

    Todas as tardes, quando o homem cuja cama ficava perto da janela era colocado em posição sentada, ele passava um tempo descrevendo o que via lá fora.

    A janela aparentemente dava para um parque onde havia um lago. Havia patos e cisnes no lago, e as crianças iam atirar-lhes pão e colocar na água barcos de brinquedo.

    Jovens namorados caminhavam de mãos dadas entre as árvores, e havia flores, gramados e jogos de bola. E ao fundo, por trás da fileira de árvores, avistava-se o belo contorno dos prédios da cidade.

    O homem deitado ouvia o sentado descrever tudo isso, apreciando todos os minutos. Ouviu sobre como uma criança quase caiu no lago e sobre como as garotas estavam bonitas em seus vestidos de verão.

    As descrições do seu amigo eventualmente o fizeram sentir que quase podia ver o que estava acontecendo lá fora...

    Então, em uma bela tarde, ocorreu-lhe um pensamento: Por que o homem que ficava perto da janela deveria ter todo o prazer de ver o que estava acontecendo? Por que ele não podia ter essa chance? Sentiu-se envergonhado, mas quanto mais tentava não pensar assim, mais queria uma mudança.

    Numa noite, enquanto olhava para o teto, o outro homem subitamente acordou tossindo e sufocando, suas mãos procurando o botão que fazia a enfermeira vir correndo. Mas ele o observou, sem se mover... mesmo quando o som de sua respiração parou.

    De manhã, a enfermeira encontrou o outro homem morto e, silenciosamente, levou embora o seu corpo.

    Logo que pareceu apropriado, o homem perguntou se poderia ser colocado na cama perto da janela. Então colocaram-no lá, aconchegaram-no sob as cobertas e fizeram com que se sentisse bastante confortável.

    No minuto em que saíram, ele apoiou-se sobre um cotovelo, com dificuldade e sentindo muita dor, olhou para fora da janela.

    Viu apenas um muro...

    E a vida é, sempre foi e será aquilo que nós a tornamos.



    "Valorize as pessoas que fazem o possível para tornar a sua vida melhor!"





    Fonte:riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  10. #10
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A Lição do Bambu Chinês



    A Lição do Bambu Chinês








    Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, por aproximadamente 5 anos exceto lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.

    Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizon-talmente pela terra está sendo construída.

    Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

    Um escritor de nome Covey escreveu:

    "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.

    Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...

    O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos...

    Em nosso trabalho, especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças... de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização.

    Para ações devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Tenha sempre dois hábitos:
    Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!!

    É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão."




    Fonte:riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  11. #11
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A mala verde



    A MALA VERDE



    Tenho uma velha mala verde, onde guardo meus sonhos e ilusões. E quem não possui a sua mala verde ?


    Guardo ali, muitas cartas de amor e também aquelas que nunca foram enviadas, retratos, recortes de jornal, mensagens, poesias, projetos de vida, todas encerradas num grande coração.


    É sempre com emoção que abro minha velha mala, e releio tudo que nela contém, pois são minhas vivências mais secretas. Tenho embarcado e desembarcado dos meus sonhos, sem nunca saber o rumo do meu destino.


    Um dia, quiseram destruir minha mala de esperanças, quase morri de tristeza...


    Estou sempre à procura da passagem para o trem que há de vir, mas que não veio ou já passou.


    E, fico ali, na estação da vida, às vezes desalentada, mas logo diviso o trem que me parece apontar lá no horizonte, como a nuvem azul, que me enche de alegria....


    Outras, o trem pára na estação e não me deixam embarcar, porque não tenho a passagem e em outras, ainda, chego atrasada e vejo o trem que partiu e sumiu no ocaso dourado, onde o sol se põe....


    E nas noites enluaradas, sento-me na velha e surrada mala verde e conto às estrelas as minhas mágoas, esperando que elas me entendam..


    Então, como num milagre, passa uma estrela guia e os pássaros, que são meus amigos, emprestam-me suas asas e vôo em direção a ela, agarrada à mala dos sonhos e flutuamos por um céu azul ftalo, nunca imaginado.


    Passamos pelas constelações de estrelas, as mais brilhantes e descubro que existe ali, um mágico trem, onde reconheço o maquinista, que me sorri, docemente, estendendo a mão com o seu coração...


    Pela primeira vez, ninguém me pede passagem para o trem das ilusões e o meu sorriso se abre, escancarado, como um alegre e iluminado girassol e o meu coração, em tom maior, bate aos acordes de Alegria, Alegria da 9ª Sinfonia de Beethoven, em coro de serafins...




    Fonte:riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  12. #12
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A Pedra no Caminho









    A Pedra no Caminho


    Há muito tempo atrás, existiu um sábio rei que não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo.

    Freqüentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis, mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.

    Dizia: - Nada de bom pode vir a uma nação cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria!

    Uma noite, enquanto todos dormiam, ele saiu com seu escudeiro e pôs uma enorme pedra na estrada que passava perto do palácio.

    Logo que amanheceu, escondeu-se em uma casa das redondezas, esperando para ver o que acontecia.

    Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para a moagem na usina.

    - Quem já viu tamanho descuido? - Disse contrariado, enquanto desviava sua carroça e contornava a pedra. - Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada?

    E continuou reclamando da inutilidade alheia, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.

    Logo depois, um jovem soldado veio cantando pela estrada. A longa pluma de seu quepe ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia da sua cintura.

    Ele pensava na coragem que demonstraria na guerra e não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento.

    Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam largado aquela pedra imensa na estrada.

    Então, também se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.

    E assim correu o dia... Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém a tocava.

    Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho, pensou consigo mesma:

    - Já está escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho.
    E tentou arrastar a pedra.

    Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra.

    Ergueu-a. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: "esta caixa pertence a quem retirar a pedra". Ela a abriu e descobriu que estava cheia de ouro.

    O rei então apareceu, dizendo com carinho:

    Minha filha, com freqüência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos; ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.

    Despedindo-se, o sábio rei montou em seu cavalo e retirou-se.





    Fonte:riototal

    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  13. #13
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A perfeição de Deus








    A perfeição de Deus


    Em Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças deficientes.

    Algumas crianças permanecem em Chush por toda a vida escolar, enquanto outras podem ser educadas em escolas normais.
    Em um jantar beneficente de Chush, o pai de uma criança fez um discurso que nunca seria esquecido pelos que estavam presentes.

    Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, clamou ele: "Onde está a perfeição em meu filho Shaya? Tudo o que Deus faz, é feito com perfeição.

    Mas meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem. Meu filho não pode se lembrar de fatos e números como as outras crianças. Onde está a perfeição de Deus?"

    Todos estavam chocados com a pergunta, com o sofrimento do pai.

    Ele continuou: "Eu acredito que, quando Deus traz uma criança assim no mundo, a perfeição que ele busca está no modo como as pessoas reagem a esta criança".

    E contou, então, a seguinte história sobre o seu filho Shaya.


    Uma tarde, Shaya e eu caminhávamos por um parque onde alguns meninos que Shaya conhecia estavam jogando beisebol. Shaya me perguntou:

    - Você acha que eles me deixarão jogar?

    Eu sabia que meu filho não era atlético e que a maioria dos meninos não o queria no time. Mas entendi que se o meu filho fosse escolhido para jogar, lhe daria uma confortável sensação de participação.

    Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei-lhe se Shaya poderia jogar.

    O menino deu uma olhada ao redor procurando pela aprovação dos seus companheiros de time.

    Mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos e disse: "Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo está na oitava rodada. Eu acho que ele pode estar em nosso time e nós tentaremos colocá-lo para bater até a nona rodada".

    Fiquei exaltado quando Shaya abriu um grande sorriso.


    Pediram a Shaya para vestir uma luva e ir ao campo para jogar. No final da oitava rodadada, o time de Shaya marcou alguns pontos mas ainda estava perdendo por três.

    No final da nona rodada, o time de Shaya marcou novamente e agora com dois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva, Shaya foi escalado para continuar.

    O time deixaria Shaya de fato bater nesta circunstância e jogar fora a chance de ganhar o jogo?

    Surpreendentemente, foi dado o bastão a Shaya.

    Todo o mundo sabia que era quase impossível porque Shaya nem mesmo sabia segurar o bastão. Porém, quando Shaya tomou posição, o lançador se moveu alguns passos para arremessar a bola suavemente, de maneira que Shaya pudesse ao menos rebater.

    Foi feito o primeiro arremesso e Shaya balançou desajeita-damente e perdeu.

    Um dos companheiros do time de Shaya foi até ele e juntos seguraram o bastão e encararam o lançador. O lançador deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para Shaya.

    Quando veio o lance, Shaya e o seu companheiro de time balançaram o bastão e juntos eles rebateram a lenta bola do lançador. O lançador apanhou a suave bola e poderia tê-la lançado facilmente ao primeiro homem de base.

    Shaya estaria fora e isso teria terminado o jogo. Ao invés, o lançador pegou a bola e lançou-a em uma curva longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem de base.


    Todo o mundo começou a gritar:

    "Shaya, corra para a primeira base.
    - Corra para a primeira".

    Nunca na vida dele ele tinha corrido... Ele saiu em disparada para a linha de base, com os olhos arregalados e assustado.

    Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita teve a posse da bola. Ele poderia ter lançado a bola ao segundo homem de base que colocaria Shaya para fora, pois ele ainda estava correndo.

    Mas o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador, assim, ele lançou a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem de base.

    Todo o mundo gritou, "Corra para a segunda, corra para a segunda".


    Shaya correu para a segunda base enquanto os jogadores à frente dele circulavam deliberadamente para a base principal.

    Quando Shaya alcançou a segunda base, a curta parada adversária colocou-o na direção de terceira base e todos gritaram, "Corra para a terceira".

    Quando Shaya contornou a terceira base, os meninos de ambos os times correram atrás dele gritando "Shaya, corra para a base principal".


    Shaya correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse vencido um "Campeonato" e ganho o jogo para o time dele.







    "Aquele dia," disse o pai docemente com lágrimas caindo sobre sua face, "esses 18 meninos alcançaram a perfeição de Deus". "Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto do meu filho!"





    Fonte:riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  14. #14
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A terceira idade da academia



    A TERCEIRA IDADE DA ACADEMIA



    Em 1954, quando fui eleito para a Academia Brasileira de Letras, um repórter do GLOBO quis saber qual seria o meu programa como benjamim da Casa de Machado de Assis.

    - Ser um dia o mais velho - respondi.

    Por esse tempo, andava eu pelos 36 anos.

    A academia, como sabem os que lhe conhecem a crônica, tende a ser, em síntese, uma antologia de anciãos. E daí minha cautela, com o ar juvenil que ainda possuía, em não exibir demais o meu saldo de juventude, nas visitas a que era obrigado, a cada acadêmico, na minha condição de candidato.

    E o primeiro a quem visitei foi o ministro Ataulfo de Paiva, já então nonagenário. Daí a pergunta que me fez, assim que lhe apertei a mão:

    - Posso saber a idade do amigo?

    Mais por gentileza do que por astúcia, aumentei uma década:

    - Quarenta e seis, ministro.

    E logo reconheci, pelo ar de espanto de Ataulfo, que eu deveria ter aumentado, não dez, mas vinte anos, já que sua Excelência prontamente acudiu com a sua reprimenda:

    - O meu bom amigo é ainda muito jovem. Deve esperar mais um pouco. E lucrará com isto, já que dispõe dos méritos necessários para chegar até lá, com seus livros.



    Quando a Academia foi constituída, há cem anos, a diferença etária, no quadro dos seus 40 fundadores, era bem acentuada: o mais moço, Magalhães Azeredo, tinha 25 anos, enquanto o mais velho, o historiador Pereira da Silva, já havia passado dos 80.



    Hoje, graças aos modernos recursos da medicina, um dos nossos confrades, Barbosa Lima Sobrinho, é mais velho que a própria Academia, já que antes dela, chegou aos cem anos, sempre fiel a si mesmo na lucidez e no rigor da vida pública, como escritor, como político, como acadêmico.



    Já é tempo de reconhecer, com tantos exemplos ilustres na memória, que a velhice, hoje, só existe realmente para aqueles que, ainda cedo, fizeram um pacto com a ociosidade - quando a vida reclama de cada um de nós, para prolongá-la e fruí-la, a ocupação e o movimento. Assis Chauteaubriand dizia que só se preocupa quem não se ocupa.



    Maurice Goudeket, último marido da grande Colette, bom médico, bom escritor, legou-nos dois livros excelente: um, sobre a companheira dos últimos 30 anos, "Près de Colette; outro, sobre a delícia de envelhecer, "La douceur de vieillir", em que exagera um pouco, convidando-nos a ser velhos, neste tom:

    "Jovens, que vos apavorais com a perspectiva de envelhecer, ficai sabendo que nada é tão bom quanto envelhecer."

    E em tom baixo como se falasse ao pé do ouvido do leitor: "Não é verdade que se envelheça."



    Sim. Desde que dê sentido à vida, captando a própria vida, como fez Colette, com o gosto e o cuidado da obra de arte.





    riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

  15. #15
    Super-Moderadora Avatar de tinita
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Algures no Universo
    Posts
    4.263

    Padrão A Velha Bomba Dágua



    A Velha Bomba Dágua


    Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. Foi quando ele chegou a uma casinha velha - uma cabana desmoronando - sem teto, batida pelo tempo.

    O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico.

    Olhando ao redor, viu uma bomba a alguns metros de distância, bem velha e enferrujada. Ele se arrastou até ali, agarrou a manivela, e começou a bombear sem parar. Nada aconteceu.

    Desapontado, caiu prostrado para trás e notou que ao lado da bomba havia uma garrafa. Olhou-a, limpou-a, removendo a sujeira e o pó, e leu o seguinte recado:

    "Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo.

    PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir."



    O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia de água!

    De repente, ele se viu em um dilema: Se bebesse aquela água poderia sobreviver, mas se despejasse toda a água na velha bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca, bem fria, lá no fundo do poço, toda a água que quisesse e poderia deixar a garrafa cheia para a próxima pessoa... mas talvez isso não desse certo.

    Que deveria fazer? Despejar a água na velha bomba e esperar a água fresca e fria ou beber a água velha e salvar sua vida? Deveria perder toda a água que tinha na esperança daquelas instruções pouco confiáveis, escritas não se sabia quando?

    Com relutância, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear... a bomba começou a chiar. E nada aconteceu!

    E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois um pequeno fluxo, e finalmente a água jorrou com abundância!

    A bomba velha e enferrujada fez jorrar muita, mas muita água fresca e cristalina. Ele encheu a garrafa e bebeu dela até se fartar.

    Encheu-a outra vez para o próximo que por ali poderia passar, arrolhou-a e acrescentou uma pequena nota ao bilhete preso nela:





    "Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água
    antes de poder obtê-la de volta!"





    riototal
    Xi-coração


    SOU SEMPRE A QUE SOU MAS TENHO SEMPRE UM AMIGO NO CORPO E NA ALMA

Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Reflexão
    Por Dr@gon no fórum Pensamentos e Provérbios Populares
    Respostas: 0
    Último Post: 19-05-2009, 14:32
  2. Reflexão
    Por Dr@gon no fórum Pensamentos e Provérbios Populares
    Respostas: 0
    Último Post: 01-10-2008, 15:09
  3. reflexão
    Por Luana no fórum Pensamentos e Provérbios Populares
    Respostas: 0
    Último Post: 02-09-2008, 20:32
  4. reflexão do dia
    Por Luana no fórum Pensamentos e Provérbios Populares
    Respostas: 0
    Último Post: 25-05-2008, 22:54
  5. reflexão do dia
    Por Luana no fórum Pensamentos e Provérbios Populares
    Respostas: 0
    Último Post: 14-05-2008, 22:58

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •