Os recém-nascidos têm dificuldades em manter uma temperatura do corpo elevada. Nesse sentido, a roupa que lhes é vestida nos primeiros dias deve ter em conta as necessidades e limitações do corpo frágil dos bebés.

* A temperatura corporal do bebé
* O corpo do bebé
* Vestir o bebé


A temperatura corporal do bebé


A temperatura normal de um recém-nascido é de 36,5 a 37,5 ºC. Quando a temperatura de um bebé cai para baixo desse valor mínimo, diz-se que está em hipotermia.

No período do pós-parto, entre 6 a 12 horas depois do nascimento, o bebé tem dificuldades em manter-se quente, o que significa que a temperatura ambiente elevada e a protecção da roupa aspectos mais importantes para ter em conta nos momentos que se seguem ao parto.

Depende pois dos pais a colocação de roupa que corresponda a estas necessidades de protecção térmica. Quando estiverem a comprar os artigos que consideram necessários às primeiras horas de vida do bebé, é necessário não esquecer este aspecto, para que o bebé fique protegido imediatamente a seguir ao parto.

O corpo do bebé

Os recém-nascidos possuem um corpo extremamente frágil, dado que a sua estrutura óssea ainda não se consolidou. Nessa fase, o corpo do bebé poderá estar mais deformado devido ao parto e é necessário ter bastante cuidado para que ele assuma as formas normais.

A fragilidade do bebé poderá assustar os pais, que não estão habituados ao seu corpo fraco, mas é necessário não se preocuparem em demasia. Tratar o bebé com carinho e gentileza é a melhor forma de garantir o seu conforto.

A compra de artigos de roupa específicos para recém-nascidos deve ter em atenção não só o tamanho do bebé, que deve ser medido regularmente, dada a rapidez do crescimento na primeira fase da vida, mas também a praticabilidade. Decotes largos, molas e fechos apropriados para o bebé que tornem as roupas fáceis de trocar e que não sejam demasiado apertadas para não forçarem a cabeça, as pernas e braços do recém-nascido, são alguns dos pontos a ter em consideração.

Vestir o bebé


Vestir o bebé será tarefa, nos primeiros tempos, do pessoal da maternidade, mas os pais são encorajados a participar nesta actividade o mais cedo possível, para que contactem com o filho mais proximamente.

Vestir um bebé pode ser complicado para quem não tenha experiência, pois terá certamente receio de o magoar ou de não colocar a roupa da forma mais correcta. No entanto, aqui ficam algumas ideias para as primeiras roupas a vestir:

* roupas quentes, mas sem sufocar são necessárias para os primeiros dias e como o bebé vai passar a maior parte do tempo deitado, babygrows e pijamas são os artigos mais usuais.

* A roupa de manejo e limpeza fácil é útil nos primeiros tempos, até porque os pais devem habituar-se aos poucos a lidar com os filhos e com a forma de os vestir.

* A cabeça é uma fonte de perda de calor importante e por isso devem ser utilizados gorros para proteger a cabeça do bebé.

* Numa primeira fase, os pés do bebé não precisam de muita protecção e para isso bastam umas botinhas.

* Enquanto os ritmos do bebé não são muito conhecidos, é prudente ter à mão uma grande quantidade de fraldas.

* Para proteger e pegar no bebé nos primeiros dias, nada como ter mantas e cobertores quentes à mão, para garantir que o seu conforto é total.