Como cuidar dos dentes de um bebé









Quando os dentinhos do bebé começam a nascer, todo o cuidado é pouco. A prevenção de cáries deve ser tida em conta a partir do momento que o seu bebé se alimenta. Nos primeiros meses de vida do seu bebé necessita controlar a toda a hora a ingestão de açúcar e o período de utilização da chupeta, evitando a origem de problemas futuros nos dentinhos do seu filho. Assim, para cuidar dos dentes de um bebé, nós elaboramos um conjunto de recomendações dos odontologistas.


A ponta do dente

A ponta do dente é uma área que se deve ter extrema atenção e cuidado. Desta forma, torna-se essencial que a limpe com gaze humedecido e que com a ajuda dos seus dedos limpe e massageie com cuidado a gengiva.

Cuidado com a quantidade de pasta

A quantidade de pasta utilizada para escovar os dentinhos do seu bebé deve ser tomada em consideração, uma vez que o excesso de flúor poderá originar manchas irreversíveis nos dentes. Assim sendo, não abuse na quantidade de pasta e opte por pequenas porções de cada vez durante a escovação.

Escove os dentes ao seu filho

Só a partir dos 7 anos é que as crianças devem começar a escovar os seus dentes sozinhas e mesmo assim devem ser sempre acompanhadas pelos pais, de forma a averiguar se a criança está a realizar este procedimento de forma adequada. Portanto, antes dessa idade tenho o cuidado de escovar os dentes do seu filho no final de cada refeição.

Atenção aos doces

Normalmente, todas as crianças são gulosas. No entanto, os doces são os que mais causam cáries, principalmente se for ingerido sozinho. Por exemplo, o chocolate é muito perigoso se for comido à tarde sem nada no estômago. Por outro lado, após uma refeição poderá não oferecer um efeito tão drástico.

Obrigue-o a mastigar os alimentos


Por vezes, algumas crianças são preguiçosas a mastigar os alimentos. Desta forma, corte-os em pedacinhos. Assim, ele conseguirá salivar corretamente e diluir facilmente o açúcar, reduzindo o seu efeito.

Verifique os componentes dos alimentos


Alguns alimentos são ricos em açúcar, mesmo que não sejam doces ou bolos. Portanto, leia os rótulos e conheça bem o que cada alimento é feito, para saber com precisão o que está a dar ao seu bebé.


sentimentocalmo