Conheça as diversas razões possíveis
Mesmo que este tema seja embaraçoso para algumas pessoas, é preciso conhecer os sintomas da presença de sangue nas fazes.

Hemorróidas

As hemorróidas são uma massa de tecido no canal anal, rodeada por fibras musculares e elásticas. Muitas pessoas assumem erroneamente que as hemorróidas são uma espécie de doença ou anormalidade, mas na verdade todas as pessoas as têm, independentemente da raça, idade ou género.

As hemorróidas são uma parte normal do tecido anal e funcionam como uma espécie de porta que fecha a entrada anal. Começam a apresentar problemas se se tornam dolorosas, irritadas e se se verificar a presença de sangue nas fezes.

Quais são os sintomas das hemorróidas? Além de uma sensação desagradável no recto e dor durante a excreção, a sensação de ter algo a sair pelo recto e uma sensação de inchaço na zona.

O sangue nas fezes é normalmente sinal de hemorróidas interiores e normalmente detecta a sangue no papel higiénico caso a hemorróida esteja lacerada ou irritada. Os médicos avisam que a presença de sangue vermelho claro é sinal de hemorróidas, enquanto sangue vermelho mais escuro normalmente é indicativo de sangramento numa parte mais profunda do recto, o que não costuma ser sinal de hemorróidas.

Fissuras anais

As fissuras anais podem estar presentes na abertura anal. As fissuras anais podem ser temporárias, mas se persistirem durante mais de seis semanas, há sinais de dor crónica. Os sintomas são muito semelhantes aos das hemorróidas, porque o paciente sente ardor e comichão e detecta sangue nas fezes.

O sangramento ocorre frequentemente no início do problema, enquanto a fase crónica não costuma apresentar sangramento. Algumas pessoas sentem comichão na pele que rodeia o ânus.
Cancro colo-rectal e pólipos

O cancro é a razão mais perigosa para a presença de sangue nas fezes e afecta os órgãos excretores, bem como os tecidos que os rodeiam. Este tipo de cancro pode desenvolver-se e formar tumores no intestino delgado e no grosso, bem como no recto.

Os tumores benignos, ou por outras palavras, que não colocam o paciente em perigo de vida, chamam-se pólipos. Os tumores malignos são cancerosos e especialmente perigosos porque podem alastrar-se para outros órgãos. Os pólipos podem ser removidos através de uma colonoscopia, o exame endoscópico do cólon.

É muito importante que os tumores sejam removidos a tempo, caso contrário podem tornar-se cancerosos. Os tumores mais malignos desenvolvem-se a partir de pólipos e alguns acabam por afectar o fígado e os rins. Além da presença de sangue nas fezes, os outros sintomas frequentes do cancro colo-rectal incluem: alteração nos hábitos de excreção (mais ou menos frequente), problemas de excreção, diarreia, a sensação de que ainda precisa de ir à casa de banho depois de evacuar e dor.

Se detectar sangue nas fezes, vá ao médico

Mesmo que só tenha hemorróidas, não pode estar certo da causa para tal sem ser examinado, e, além disso, adiar a situação só a torna pior. Os pólipos e as hemorróidas, totalmente inofensivos, podem transformar-se em cancro, mas se tudo estiver bem, a dor deverá desaparecer pouco depois de consultar o médico.

sp.