"Todo tipo de cabelo, do liso ao ondulado, pode se apresentar em pouca quantidade", explica Amos Romano, diretor técnico do Centro de Treinamento do Jean Louis David, rede de beleza especializada em serviços rápidos.

E o que fazer para recuperar o movimento perdido? Segundo Romano, o principal truque é acertar no corte. "Um bom corte feito em dégradé pode resolver este problema", explica o especialista. A técnica de tosar as mechas em várias camadas resulta em movimento e volume.

Desfiagem
Outro segredo é usar e abusar da desfiagem, criando mechas mais curtas e outras mais compridas. Além de dar a ilusão de haver mais fios do que há de fato, a técnica deixa os cabelos desestruturados, o que está super na moda.

Só o corte certo, contudo, não faz milagres. Recursos como permanentes suaves podem ser recomendados para encorpar cabelos extremamente lisos.

Hora do banho
Outra dica é o uso de xampus suaves, bem como cremes com enxágüe, que não ficam sobre a fibra capilar. É importante retirar todo o excesso de condicionador. A hidratação deve ser feita em geral a cada 15 dias, afinal, seu objetivo é manter os cabelos sadios.

Mas, atenção! A manutenção do corte tem de ser feita de 30 a 45 dias para manter a cabeleira com aspecto cheio e viçoso. O uso de produtos finalizadores, como musse e gel, é recomendado, pois ajuda a encorpar o fio. O segredo final fica por conta do secador. Dirigir o jato à raiz, com o uso de escova redonda, ajuda a levantar o volume e ainda dar um ar mais sexy. Realizar a secagem com a cabeça virada para baixo também ajuda. O baby-liss é outro aliado para criar penteados e dar forma.

# Se os cabelos estão sem volume, evite... fio reto, pois deixa quem tem pouco cabelo com visual pesado.
# xampus inadequados. Uma pessoa com cabelo oleoso e fino que adota um produto para cabelos secos e cacheados pode ficar com os fios sem o menor movimento.
# condicionadores leave-in devem ser evitados, pois permanecem nos fios, reduzindo o volume. Se empregado, a dose deve ser mínima e limitar-se às pontinhas.
# chapinha. Sua função é alisar, portanto deve ficar bem longe dos fios sem volume.