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Tópico: O modo correcto de testar velas de incandescencia

  1. #1
    Gforum Veterano Avatar de j.s@ntos
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    Padrão O modo correcto de testar velas de incandescencia

    Testar velas de incandescência - Mas correctamente!

    Passo 1: Controlar o consumo de corrente na ligação eléctrica principal com um amperímetro de pinças. Por exemplo, se um motor tiver 4 velas de incandescência, e cada uma consumir 5 A, o consumo de corrente total no cabo de alimentação deveria totalizar 20 A. Caso o valor medido for mais baixo, pelo menos uma das velas de incandescência está avariada. O consumo de corrente varia de vela para vela.

    Passo 2: Se uma vela de incandescência estiver avariada, aconselha-se substituir o conjunto completo. Quando se optar por substituir apenas a vela de incandescência avariada, cada uma das velas de incandescência deve ser testada individualmente. Com um aparelho capaz de indicar baixas tensões de controlo, mede-se a resistência entre o terminal de porca de ligação e a carcaça metálica.


    Não esquecer que o fio vermelho do voltimetro é no terminal da vela e no casquilho da vela é o preto

    Para se proceder ao teste utilize os seguintes passos:

    Desmontar a vela de incandescência
    Libertar a rosca de ferrugem, sujeira, óleo ou pintura
    Colocar os eléctrodos do aparelho de medição na vela de incandescência
    Caso a resistência indicada se situar cerca de ∞ Ω, a vela de incandescência está avariada.
    Caso a resistência indicada for inferior a 5 Ω, a vela de incandescência está ok.
    Última edição por j.s@ntos; 12-10-2010 às 23:05.
    oraora gosta disto.
    Um carro é uma caixa cheia de surpresas

    Nao respondo a pm sobre codigos auto-rádios nem dou codes. Existem calculadores, usem os..
    Pm apenas pra moderação.

    Se não souberes qual o tipo de oleo que o teu trator utiliza na caixa ou nos hidraulicos podes consultar me tenho programa especifico para todas as marcas

    Precisas dos links do ad-3.24 ou do Id answer do ad.3.24 pede neste post http://www.gforum.tv/board/939/30913...-e-3-24-a.html

  2. #2
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    os intervalos de valor da resistência não variam de vela para vela?

  3. #3
    Moderador GForum Avatar de pmdias
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    J.Santos não concordo quando dizes que deve-se trocar as 4 velas quando tem apenas uma queimada. Por esta lógica então quando temos uma lampada queimada tb devemos trocar o par, e/ou se tivermos uma rotula de suspensão com folga devemos trocar as duas. Eu pessoalmente não o faço a não ser que o cliente o exige.

  4. #4
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    Muito simples de testar, desliga-se o cabo da vela, 1 ponta de fio ligada ao positivo da bateira, se faiscar a vela esta boa, se não faicar está queimada, se faiscar e estiver com parametros incorrectos vai acabar por queimar muito em breve.
    oraora gosta disto.

  5. #5
    Gforum Veterano Avatar de p.rodrigues
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    Citação Postado originalmente por pmdias Ver Post
    J.Santos não concordo quando dizes que deve-se trocar as 4 velas quando tem apenas uma queimada. Por esta lógica então quando temos uma lampada queimada tb devemos trocar o par, e/ou se tivermos uma rotula de suspensão com folga devemos trocar as duas. Eu pessoalmente não o faço a não ser que o cliente o exige.
    Sem dúvida! Tens uma vela de incandescência queimada e só trocas essa, irá queimar um outra "velha"... o mesmo se pode passar com as lâmpadas, isto para além do desempenho de uma velha em relação a uma nova. Um amortecedor partido ou com a sua funcionalidade a não se encontrar nas devidas condições: colocas apenas um novo, não podes esperar que o velho funcione tão bem como o novo... já tens um desequilibro no eixo a nível de suspensão.

    Não deve ser o cliente a exigir (quantos terão a mínima noção dos órgãos de uma viatura?), deve ser a oficina a alertar para o facto ficando, naturalmente, ao critério deste.

    Vu+: Solo, Uno & Solo2

  6. #6
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    Isso de trocar as 4 só acontece na opel, eu nos meus carros troco 1 vela quando queima e as outras 3 duram anos, é 1 maneira de venderem o facto de ter de trocr as 4, já cheguei a trocar 1 vela e andar 5 anos mais de 50.000Km sem trocar mais nenhuma.

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