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Tópico: Entenda um teste sonoro

  1. #1
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    Padrão Entenda um teste sonoro

    - Ruído do sistema.
    O teste é feito com o volume no mínimo e no máximo, usando um CD com um sinal de 0dB, ou seja, sem gravação nenhuma.

    - Ruído do motor.
    Com o motor ligado, é usada a mesma faixa do CD. Também são testados vidros, eléctricos, faróis, piscas, antena eléctrica, teto eléctrico, buzina e qualquer outro dispositivo que use energia eléctrica e possa interferir no sistema de som.

    - Qualidade de Instalação.
    Neste teste são analisados três aspectos: segurança da instalação na parte de fiação de áudio, integração (combinação) de acabamento entre a instalação com o veículo e a praticidade no uso do carro.

    - Qualidade de som.
    Entre 87dB e 90dB, são ouvidas as músicas do CD ,leva-se em consideração os seguintes aspectos:

    Largura, altura e profundidade de palco.

    Na largura, o som deve propagar-se de uma coluna à outra, de acordo com o tamanho do carro.

    Na altura, o som deve atingir o nível da pessoa, no nível do ouvido.

    Na profundidade, o som deve sair na altura do painel ou na frente do pára-brisa, como se uma orquestra estivesse sobre o capô. Quanto mais profundidade melhor.

    Imagem acústica.
    Ter a sensação de que todos os instrumentos estão diante de si, posicionados como indica o mapa do CD.

    -Harmonia do sistema e se há distorção. O som deve ser estável em três níveis;

    -Separação de frequências.
    Como trabalham o subwoofer, o mid bass, o médio, o tweeter, etc. Verifica-se o desempenho de cada tipo de alto-falante, se estão a cumprir as suas funções.
    Última edição por MiniTu; 26-02-2008 às 13:17.
    Quando nasci, fiquei tão surpreendido que não pude falar durante ano e meio!

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  2. #2
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    Padrão Palco Sonoro

    Com este exemplo é mais simples de entender a distribuição da musica.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Palco Sonoro.jpg  
    Quando nasci, fiquei tão surpreendido que não pude falar durante ano e meio!

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  3. #3
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    Padrão Uma pista técnica para testares

    Uma pista técnica para testares o teu som no carro


    Se o teu sistema está bem afinado deve aparecera a voz feminina no centro , mas o mais normal é que esteja encostada ao teu lado.


    ***para veres como deve estar, faz o seguinte:
    Só as colunas da frente
    Senta-te no centro do carro, (por cima do travão de mão) e escuta.

    É assim que deve tocar quando estás no teu banco.
    Notas a diferença?
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  4. #4
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    Para conseguir ter essa afinação, a fonte de sinal deve ter processador com correcção de tempo.

    Esta função, é uma das principais e mais importante função, na hora de comprar um Auto-Radio.

    Só alguns Auto- Rádios de gama alta e de Marca (Pró) é que dispõem de processador digital com esta função.

    Esta função, faz com que o som chegue ás colunas que estão mais próximo de noz, mais tarde.

    Se estamos sentados ao volante, estamos mais perto da coluna esquerda do que da direita, então vai dominar sempre o som da esquerda, mas se tiver este sistema, atrasamos o som da esquerda para que chegue ao mesmo tempo que o da direita, e assim temos o centro do palco, parece que o cantor está no meio do tablier.
    Última edição por MiniTu; 31-03-2008 às 11:08.
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  5. #5
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    EQUILÍBRIO DO TOM


    Uma das primeiras e mais evidentes características de um equipamento de áudio é o equilíbrio tonal.

    Se dividirmos a faixa de frequências audíveis em graves, médios e agudos (e dentro de cada um deles em "baixos", "médios" e "altos"), o equilíbrio é a percepção da presença equilibrada dessas faixas.

    De acordo com a exuberância ou depressão em cada faixa, falamos em: Som "brilhante" ou "apagado" (agudos), "opulento" ou "leve" (graves) e "rico" ou "magro" (médios baixos).

    Outras alterações na faixa dos médios em geral são mais complexas de descrever.

    Podemos dizer que se os médios não são correctamente tratados, o resto carece de importância, pois o resultado será inevitavelmente pobre.

    Termos relacionados com o equilíbrio tonal são:

    Agudos (a evitar): brilhantes, metálicos, agressivos, duros, secos, acerados, analíticos, com grão, sibilantes, esbranquiçados, protrusos, não integrados. Os problemas mais comuns são devidos ás onda reflectivas, tweeters, fontes digitais, electrónicos, cabos ou lixo na fonte de AC.

    Agudos (desejáveis): suaves, doces, líquidos, com ar, abertos, extensos, sustentados.

    Médios (a evitar): ocos, com picos, congestivos, coloridos, nasalados, com grão, duros, sintéticos, vitrificados, estridentes.

    Médios (desejáveis): (ver agudos)

    Graves (a evitar): imprecisos, indefinidos, grosseiros, não articulados, confusos, lentos, congestivos, brandos, soltos, amontoados

    Graves (desejáveis): limpos, articulados, ágeis, firmem, precisos, controlados, integrados, extensos, com impacto, velozes.


    Regiões do espaço tonal em anexo
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    Última edição por MiniTu; 26-02-2008 às 14:00.
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  6. #6
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    Padrão Palco Sonoro

    Palco Sonoro

    Qualquer par de colunas reproduzirá a música como proveniente de instrumentos distribuídos num espaço situado geralmente entre as colunas e por detrás delas. Este espaço sonoro deve possuir larguras, profundidade e altura, que serão percebidas como um outro espaço virtual.

    Chamamos de palco sonoro a percepção do espaço no qual foi realizada a gravação ,ou seu equivalente electronicamente processado.

    Este espaço deverá ser qualificado em função do seu tamanho, forma e claridade de limites. Importante é não considerar este espaço como equivalente do vazio absoluto, pois ele está cheio de ondas sonoras, mesmo quando parece haver silêncio absoluto. Delas, inclusive as de muito baixa frequência, depende a percepção desse espaço e do seu volume. Também é importante notar que alguns equipamentos preenchem este espaço com ruído, que aparece como uma textura alheia ao ambiente.

    O palco sonoro está povoado de imagens sonoras, sempre contidas no seu interior.
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  7. #7
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    Padrão Focagem

    FOCAGEM

    Focagem é a capacidade de um sistema de apresentar cada imagem sonora num ponto do espaço tridimensional do palco sonoro.

    Nesta imagem devemos observar o recorte, a capacidade de mostrar realisticamente o seu contorno sonoro e de apresentá-la separada do resto do palco sonoro.
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  8. #8
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    parabens amigo MiniTu...grande topico e grande ajuda



  9. #9
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    Citação Postado originalmente por marcosilva Ver Post
    parabens amigo MiniTu...grande topico e grande ajuda
    obrigado
    Sei que são poucas as pessoas que vão ler até ao fim , mas, como eu há sempre alguma coisa que vale a pena
    Quando nasci, fiquei tão surpreendido que não pude falar durante ano e meio!

    MiniTu

  10. #10
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    CORPO HARMÔNICO

    Este conceito corresponde em parte ao que até agora era conhecido como direccionalidade de imagem, e forma parte do conceito geral de soundstage ou palco sonoro em sentido amplo.

    É o tamanho com que o sistema apresenta as imagens instrumentais ou de vozes, associado com sua riqueza tonal.

    Todo corpo físico emissor de som tem um tamanho acústico próprio, formado pelo contorno dos elementos que emitem ou reflectem a sua sonoridade. Por exemplo um contrabaixo inicia uma nota quando uma corda é soltada pelo dedo do instrumentista. A corda vibra emitindo som, mas também põe em vibração a caixa do instrumento, que por sua vez adiciona harmónicos e os emite. Todo este conjunto possui um "tamanho sonoro". Fácil é perceber que esse "tamanho" ou " corpo" sonoro é diferente para, por exemplo, um saxofone barítono e um violino.

    Há basicamente duas concepções do processo de gravação musical, gravação com um par de microfones estéreo em perspectiva - isto é olhando de longe, como o espectador de um evento o faria, e em detalhe, geralmente com vários microfones situados de maneira de captar o máximo possível das características de cada instrumento ou grupo deles. As gravações em perspectiva dão naturalmente um corpo harmónico menor em termos absolutos.
    Existem exemplos numerosos de ambos os sistemas, tanto bons como ruins.

    As modernas facilidades electrónicas de processamento de sinal permitem e tendem aliadas com a diminuição de custos e a pouca familiaridade dos ouvintes e dos engenheiros de gravação com música acústica em concertos e recitais, e também com a crescente produção de música electrónica, a favorecer este tipo de gravação que é a que provavelmente você ouvirá 95% do tempo.

    Também ocorre de o corpo harmónico ser apresentado diferentemente a o longo do espectro de frequências, ou então os instrumentos situados na frente do palco sonoro serem apresentados com tamanho maior que os mais retrocedidos.
    Última edição por MiniTu; 10-03-2008 às 14:01.
    Quando nasci, fiquei tão surpreendido que não pude falar durante ano e meio!

    MiniTu

  11. #11
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    Citação Postado originalmente por MiniTu Ver Post
    obrigado
    Sei que são poucas as pessoas que vão ler até ao fim , mas, como eu há sempre alguma coisa que vale a pena
    continua com o teu trabalho, eu como adepto do tuning tou muitas vezes aqui para ver se aprendo mais alguma coisa.

    cumps, marcosilva



  12. #12
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    amigo minitu no teu criterio qual a melhor marca de radio para carro?

    cumps, marcosilva



  13. #13
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    Olá marcosilva
    ...depende muito de vários factores, como se vai fazer a instalação, e para que fim.

    Na realidade há poucos Autoradios para quem quer fazer um som High-End.

    O mercado está em baixo e as marcas não fazem desenvolvimento como antes.

    Hoje um autoradio topo de gama comercial é cada vez mais barato. Ainda temos algums como o Alpine CDA 9887R o Pioneer DEH-P88RS o Becker Cascade o Clarion DXZ 958RMC e mais um ou outro.

    No topo temos o Alpine F1, o Pioneer P90RS, o Nakamichi 700 II o Becker Cascade Pró ou o México, estes são componentes High-Hend .

    Para mim são todos bons, a escolha certa tem haver com o tipo de instalação de montagem que se vai realizar e de conhecimento e claro está com o orçamento que temos para gastar.

    Mas para a tua pergunta juntando a qualidade preço e funcionalidade, opto pelo o Pioneer P90RS com o Prossesador DEQ-P90 que é um sistema com muitas possibilidades de montagem e que custa de tabela Pioneer Ibérica 1.499€ + 929€ para o Prossesador DEQ-P90, que faz 2.428€, mas já esteve a ser comercializado quase ao dobro (não desprezando os restantes)

    O Alpine CDA9887R custa de tabela 544€ e o P88RS 624€ estes foram premiados com prémio Eisa 2007 e 2008 para uma boa relação preço, estes estão muitíssimo bem.
    Última edição por MiniTu; 13-03-2008 às 12:00.
    Quando nasci, fiquei tão surpreendido que não pude falar durante ano e meio!

    MiniTu

  14. #14
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    Citação Postado originalmente por MiniTu Ver Post
    Olá marcosilva
    ...depende muito de vários factores, com se vai fazer a instalação, e para que fim.

    Na realidade há poucos Autoradios para quem quer fazer um som High-End.

    O mercado está em baixo e as marcas não fazem desenvolvimento como antes.

    Hoje um autoradio topo de gama comercial é cada vez mais barato. Ainda temos algums como o Alpine CDA 9887R o Pioneer DEH-P88RS o Becker Cascade o Clarion DXZ 958RMC e mais um ou outro.

    No topo temos o Alpine F1, o Pioneer P90RS, o Nakamichi 700 II o Becker Cascade Pró ou o México, estes são componentes High-Hend .

    Para mim são todos bons, a escolha certa tem haver com o tipo de instalação de montagem que se vai realizar e de conhecimento e claro está com o orçamento que temos para gastar.

    Mas para a tua pergunta juntando a qualidade preço e funcionalidade, opto pelo o Pioneer P90RS com o Prossesador DEQ-P90 que é um sistema com muitas possibilidades de montagem e que custa de tabela Pioneer Ibérica 1.499€ + 929€ para o Prossesador DEQ-P90, que faz 2.428€, mas já esteve a ser comercializado quase ao dobro (não desprezando os restantes)

    O Alpine CDA9887R custa de tabela 544€ e o P88RS 624€ estes foram premiados com prémio Eisa 2007 e 2008 para uma boa relação preço, estes estão muitíssimo bem.
    ok, obrigado pela informação.



  15. #15
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    Transmissão óssea

    O som chega não só aos ouvidos e suas estruturas condutivas (tímpano etc) mas também à estrutura óssea da cabeça, que transmitem o som directamente ao ouvido interno.

    Esta condução é dependente de frequência e colabora também com a identificação da natureza e localização da fonte sonora.

    Todas as características terão influência na percepção correcta do palco sonoro.
    Última edição por MiniTu; 15-03-2008 às 16:16.
    Quando nasci, fiquei tão surpreendido que não pude falar durante ano e meio!

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  16. #16
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    Padrão Duas faixas técnica para testares o teu som no carro

    Duas faixas técnica para testares o teu som no carro


    Este espaço sonoro deve possuir largura, profundidade e altura.

    A focagem é a capacidade do teu sistema apresentar cada imagem sonora num ponto do espaço tridimensional do palco sonoro, que claro, está a tua frente.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por MiniTu; 15-03-2008 às 17:46.
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  17. #17
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    Padrão Textura

    TEXTURA

    Todo instrumento tem, além de um timbre e uma dinâmica particular e únicos a ele, uma qualidade que pode ser definida com alguns destes termos: liso, rugoso, áspero, aveludado, etc.

    Esta qualidade referente ao instrumento é um tanto difícil de avaliar sem a comparação direta com o instrumento original, como também o é o timbre.

    No decorrer do discurso musical, o compositor combina os diversos elementos do magma sonoro orquestral de maneira que cada um deles carregue uma frase musical, ou uma base harmônica ou ritmo que interagem entre si, produzindo cancelamentos ou reforços.

    Porém, quando um equipamento não introduz distorção, estas distintas linhas – trama – permanecem audíveis a maior parte do tempo, mesmo quando a dinâmica muda substancialmente ou quando a superposição de instrumentos se faz complexa e inclui diversos níveis de sonoridade.

    Em parte colaboram para isto o foco correto, o corpo harmônico bem delineado, a microdinâmica certa e a baixa distorção por intermodulação ao longo de toda a faixa tonal.

    Este conceito têm sido utilizado também para descrever ruído de fundo do equipamento, pois este é muitas vezes percebido como algo material, uma trama, que se superpões à musica ou as vezes ao silêncio entre as notas, ou então ao silêncio ambiente do palco sonoro.
    Última edição por MiniTu; 14-04-2008 às 10:41.
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    MiniTu

  18. #18
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    Ola caro amigo MiniTu, queria uma opiniao.
    eu tinha no meu carro aqui a uns 4 anos um sistema de som que depois acabei por tirar, mas agora estou com ideias de o voltar a montar.
    sub. sony sxs l1220t 900watt a 250rms. 1 par de colunas xsf693r 220w. 1 par de xsf1331.. 130w. e 6 tweetes instalados nas portas e chapeleira, a fonte é um blaupunkt ep71 los angeles 4x47.
    aplificador sony 444 e um condensador a 1.0farad. isto montado no carro deu-me uma medida de 126.1db´s. gostaria de saber se na tua opiniao é possivel tirar mais partido deste sistema. desde ja o meu obrigado.

  19. #19
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    Citação Postado originalmente por boxcar Ver Post
    Ola caro amigo MiniTu, queria uma opiniao.
    eu tinha no meu carro aqui a uns 4 anos um sistema de som que depois acabei por tirar, mas agora estou com ideias de o voltar a montar.
    sub. sony sxs l1220t 900watt a 250rms. 1 par de colunas xsf693r 220w. 1 par de xsf1331.. 130w. e 6 tweetes instalados nas portas e chapeleira, a fonte é um blaupunkt ep71 los angeles 4x47.
    aplificador sony 444 e um condensador a 1.0farad. isto montado no carro deu-me uma medida de 126.1db´s. gostaria de saber se na tua opiniao é possivel tirar mais partido deste sistema. desde ja o meu obrigado.
    Oláboxcar


    Pois que queres que te diga , aqui neste tópico tento dar a minha ajuda e a minha experiência a que quem gosta de ter mais conhecimento sobre o Car Áudio
    Parece que o que tu queres é fazer mais dbs com o que tens… fatores a teres em conta a alimentação , caixa do sub cabos , mas para SPL tens de certeza alguém que te ajude melhor que eu
    Última edição por MiniTu; 16-04-2008 às 11:13.
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  20. #20
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    Padrão Dinamica

    DINAMICA

    É a capacidade de um sistema de refletir as variações da intensidade sonora.

    A microdinâmica é a que nos permite diferenciar entre mais ou menos forte dentro da trama instrumental e com isso acompanhar o discurso musical de cada instumento, em especial a sua imediaticidade e expressividade.

    Ouvir por exemplo, dentro de um "tutti" orquestral as pequenas variações do trêmolo das cordas, as sutis variações da pressão e posição dos lábios do trompetista ou as inflexões da voz de um cantante.

    Da microdinâmica extraímos a vivacidade e expressão da execução musical, a intenção do artista.
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    MiniTu

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