Infarmed alerta para retirada do mercado dos produtos cosméticos das marcas Femiline e Claudia Pazzini.





O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, divulga, através das Circulares Informativas n.º 111/CD e n.º 109/CD, de 18 de maio, a retirada do mercado dos produtos cosméticos Femiline Creme Reafirmante de Seios da marca Femiline e Spazzola Progressiva - Fluido 2 da marca Claudia Pazzini.



A rotulagem do cosmético Femiline Creme Reafirmante de Seios da marca Femiline apresenta reivindicações não fundamentadas sobre elevação até 40% da posição dos seios após 8 semanas, motivo pelo qual o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado do referido cosmético.



Assim, o Infarmed informa:



  • As entidades que disponham deste produto não o podem vender. Para obtenção de informações adicionais, devem contactar a empresa Lapathus Unipessoal, Lda., responsável pela colocação no mercado deste produto.


Por outro lado, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado do lote Pr.0104110 do produto cosmético Spazzola Progressiva – Fluido 2, da marca Claudia Pazzini, na sequência de ter sido detetada uma concentração de formaldeído livre superior ao limite máximo autorizado em produtos cosméticos.


Assim, o Infarmed informa:




  • As entidades que disponham do lote Pr.0104110 deste produto não o podem vender. Para obtenção de informações adicionais, devem contactar a empresa G.S. Bastos – Sociedade Unipessoal Lda. responsável pela colocação no mercado deste produto;



  • Os profissionais de cabeleireiro e os consumidores que possuam produtos do lote Pr.0104110 também não os devem utilizar.



Data de publicação 23.05.2012




Fonte:portaldasaude