Fonte: Jornal Expresso
18 de Jun de 2008

Portugal Continental, Açores e Madeira

Em Portugal continental, a incidência será sobretudo entre as 12h00 e as 16h00

Portugal continental e ilhas vão estar hoje sujeitos a índices de radiações ultravioletas muito altos, no dia em que se espera céu limpo em todo o território, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

A este nível de radiação, o penúltimo da escala, é aconselhado "cuidado" pelo IM, que adverte para utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e ainda que se evite a exposição ao sol por parte das crianças.

Em Portugal continental, a incidência será sobretudo entre as 12h00 e as 16h00, com excepção do interior centro e norte que será entre as 11h00 e as 16h00.

No arquipélago dos Açores, a exposição varia entre as 11h00 e as 17h00, sendo que o grupo Oriental é o único local do território com um índice de radiação é inferior.

Na Madeira, a incidência mais nefasta será entre as 12h00 e as 17h00.

O IM prevê para hoje céu geralmente limpo em todo o território com os termómetros a subirem além dos 30º apenas em Castelo Branco (31º) e Beja (33º).

O risco de incêndio é hoje reduzido na maior parte de Portugal continental e apenas moderado - o segundo nível de uma escala com cinco - no litoral Sul e Algarve