Na cozinha, o uso do papel alumínio é indispensável. Mas você sabe como utilizá-lo de forma correcta? Sabe qual é o lado certo do papel de alumínio a ser usado?







Afinal, como usar o papel alumínio?

O papel de alumínio é ideal para confecções de receitas caseiras e nos auxílios dos cozimentos. É indispensável para embalar e conservar qualquer tipo de produto alimentar. Sabemos que o papel alumínio possui dois lados: lado brilhante e o lado opaco. Mas qual o lado correcto de se usar?

Na verdade, usar os dois lados do papel é correcto. Porém, nas duas formas, há utilidades diferentes. O lado brilhante do papel alumínio, por exemplo, reflecte melhor tanto no calor como em temperatura baixa.

Para congelar os alimentos é aconselhável manter o lado brilhante para fora, pois se o frigorífico for aberto, o papel de alumínio reflectirá melhor o calor, mantendo mais tempo o alimento congelado.

No caso de cozinhar os alimentos, você deve inverter e manter o lado brilhante para dentro. Neste processo, faz com que os alimentos cozinhem mais rápido.

Pode-se usar papel alumínio no Micro-ondas?

Os campos eléctricos do micro-ondas fazem com que correntes de electricidade passem pelo metal. Com o papel alumínio, mesmo que seja pedaços pequenos, são sobrecarregados por essas correntes e aquecem muito rápido, podendo até causar um incêndio.

Além disso, se o papel alumínio estiver amassado a ponto de formar qualquer canto afiado, a corrente eléctrica que passa pelo papel irá causar faíscas. Por isso, não use papel alumínio no seu micro-ondas.

Embora seja improvável que um pedaço pequeno de papel alumínio faça o seu micro-ondas explodir, ele pode causar um incêndio. Então, opte por usar outros tipos de papel, como o papel filme, toalhas de papel ou qualquer outro tipo de papel que não seja feito de metal.





Dicas de como usar o seu papel alumínio:

O papel alumínio é um objecto muito versátil e ao mesmo tempo eficiente para qualquer aplicação. Além do uso alimentar, ele tem outras utilidades:


Engomar suas roupas com mais rapidez: Com uma folha do papel alumínio sobre a tábua de passar, coloque o lado brilhante do papel para cima e cubra-a com qualquer tipo de tecido, desde que seja fino. Com esse processo, os dois lados da sua roupa serão engomados ao mesmo tempo.

Afiador de tesouras e facas: Para aquelas tesouras e facas que estão de lado, por falta de corte, você pode melhorar a fiação de suas ferramentas. Para isso, corte de dez a quinze tiras de papel alumínio.

Limpeza do seu forno: Antes de assar os alimentos no forno, cubra com o papel alumínio. Após assar, retire o papel sujo. Não deixe permanentemente, para não estragar o seu forno.

Esponja de aço: Se na sua casa não tiver a esponja de aço, pegue uma folha de papel alumínio e amasse-o bem. Serve para esfregar as partes mais sujas de sua panela.


Decoração de bolos: Com uma folha de papel alumínio, faça um cone e enche a cobertura do seu bolo. Depois, pressiona para criar desenhos em cima do seu bolo.



Fonte:dicascaseiras